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Revista M&T - Ed.73 - Out/Nov 2002
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Case lança motoniveladora

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Alta produtividade e baixos custos de manutenção foram as principais diretrizes do projeto da motoniveladora 845 recém lançada pela Case no mercado mundial. Equipada com motor Cummins, o novo equipamento da marca está sendo produzido na fábrica de Contagem (MG) e tem entre suas características de maior destaque o ventilador hidráulico, o isolamento acústico do motor e o capô basculante em forma de cunha, único na categoria e que proporciona excelente visibilidade traseira e facilidade de manutenção. O diretor comercial da Case, Roque Reis, lembra que a produtividade de uma motoniveladora está diretamente associada à relação potência e peso. "A falta de peso com sobra de potência provoca patinagem dos pneus, desgaste dos mesmos e perda de precisão na operação." Segundo ele, para se adequar às rígidas condições de trabalho a que é submetida e obter os melhores resultados em produtivida


Case lança motoniveladora

Alta produtividade e baixos custos de manutenção foram as principais diretrizes do projeto da motoniveladora 845 recém lançada pela Case no mercado mundial. Equipada com motor Cummins, o novo equipamento da marca está sendo produzido na fábrica de Contagem (MG) e tem entre suas características de maior destaque o ventilador hidráulico, o isolamento acústico do motor e o capô basculante em forma de cunha, único na categoria e que proporciona excelente visibilidade traseira e facilidade de manutenção. O diretor comercial da Case, Roque Reis, lembra que a produtividade de uma motoniveladora está diretamente associada à relação potência e peso. "A falta de peso com sobra de potência provoca patinagem dos pneus, desgaste dos mesmos e perda de precisão na operação." Segundo ele, para se adequar às rígidas condições de trabalho a que é submetida e obter os melhores resultados em produtividade, a motoniveladora Case possui cinco velocidades abaixo de 16 km/h, oito acima e quatro em ré, velocidade de 40 a 42 quilômetros para transporte, velocidade em ré de 29 a 30 km/h e boa distância entre eixos com ótima distribuição de peso, que permite bom controle de direção, tração, conforto em velocidades de transporte e ótima penetração de lâmina. O eixo com exclusivo sistema de patinagem limitada de acionamento automático com freios incorporados livres de ajuste proporciona um menor desgaste de pneus e, por ser automático elimina o risco de quebra de algum componente por manter o bloqueio acionado em situações onde o mesmo não é necessário. Como opcional há o eixo com bloqueio elétrico do diferencial com freio nas quatro rodas. A motoniveladora Case possui também ângulo de articulação de 25 graus, o que garante excelente capacidade de manobras. A cabine, posicionada no chassi traseiro, permite ao operador melhor controle dos movimentos da máquina, melhor visibilidade da lâmina e em manobras a ré. O escarificador montado na parte frontal da máquina permite giro da lâmina em 360 graus possibilitando nivelamento em ré em locais de pouco espaço para manobras. "Sendo a articulação na frente da cabine quem torce o pescoço é a máquina e não o operador", diz o diretor.

Um utilitário parrudo criado no campo

Nivaldo Rubens Matra, empresário rural há mais de 25 anos na cidade de Buri (SP), sendo o maior plantador de soja e trigo do município e como usuário de máquinas e equipamentos de veículos agrícolas, aliado à sua experiência no setor automotivo - percebeu que a indústria automobilística nacional estava voltada principalmente à fabricação de veículos urbanos. Há muito tempo, diz ele, a Ford encerrou a produção do pick-up Williys F 75 e mais, recentemente, a Toyota anunciou o término de produção do utilitário Bandeirante. Todos esses fatores contribuíram para o empresário viabilizar sua ideia: criar um veículo para atender o setor rural, num segmento de transporte de cargas leves.

O pick-up Matra, criado por ele, já em sua segunda versão, está sendo comercializado nas versões 4x2 e 4x4 e com opções de chassi curto ou longo. É equipado com motor diesel International 2.5 L turbo com intercooler. Com quatro cilindros gera 11 5 cv de potência a 3.800 rpm e seu torque máximo, de 29 mkgf a 1600 rpm, garante um equilíbrio em todo o conjunto mecânico do veículo. Ele atende todas as normas ambientais. A direção é TRW mecânica - hidráulica (opcional) e o câmbio, manual, de cinco velocidades, da Eaton. O Matra tem três opções de cabines: simples, dupla e avançada (tipo jipe).

A suspensão dianteira conta com eixo rígido com feixe de molas, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos. Na parte traseira, eixo semiflutuante com feixe de molas, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos. O freio, dianteiro e traseiro, é a tambor, com servo-freio. (opção a disco na dianteira). O veículo utiliza pneus 21 5/80, tem tanque de combustível para 66 litros. Na caçamba, pode transportar uma tonelada de carga útil. A garantia é de um ano, ou 50.000 km.

Hidráulica Parker na retro da Randon

A nova retroescavadeira RK406 da Randon conta com importantes inovações tecnológicas. A combinação de motor, bomba e comandos hidráulicos resultaram em grande força hidráulica de escavação, levantamento e desagregação, proporcionando grande eficiência e produtividade. A potência de acionamento hidráulico para a nova retroescavadeira é obtida por equipamentos hidráulicos da Parker. A bomba hidráulica é da série P350 com divisora de fluxo incorporada e o comando de acionamento da carregadeira frontal é da série ML42. Para o acionamento da escavadeira traseira, utiliza-se um comando série ML25 com circuito regenerativo, permitindo desta forma maior velocidade de operação. A filtragem do sistema hidráulico é realizada por um filtro de retorno Parker 50AT, enquanto que o motor diesel utiliza os inovadores filtros de combustível Racor Aquablock. A máquina apresenta produtividade dentro dos padrões mundiais e já no primeiro ano de lançamento recebe boa aceitação pelo mercado consumidor.

Fábrica brasileira da Dana Conquista iso 9001

A Divisão Spicer de Produtos Fora-de-estrada da Dana Corporation, localizada na cidade de Gravataí (RS), conquistou recentemente a certificação ISO 9001. A unidade de Gravataí produz transmissões "Powershift", eixos diferenciais e eixos não motrizes para equipamentos de construção e máquinas agrícolas das marcas CNFI Global, John Deere, Volvo, Valtra e Metso, dentre outras.

Para Luiz Tettamanzy, gerente responsável pela fábrica, a certificação é um reconhecimento ao esforço de todos os funcionários que têm buscado incessantemente a excelência de qualidade nas operações e simboliza o compromisso do grupo com a América do Sul. A planta foi reconhecida também pela flexibilidade e pelas melhores práticas na gerência de fornecedores. "A crença de que as pessoas são o maior ativo da empresa constitui-se na pedra fundamental da Dana". Segundo ele, essa filosofia envolve os melhores métodos de gerência para formação de pessoas e lideranças, educação continuada e delegação de poderes aos funcionários. Idealizado para fomentar a inovação, o "Programa de Idéias", por exemplo, é uma das ações motivacionais previstas. Nele, cada funcionário é estimulado a contribuir com um mínimo de duas idéias por mês para a melhoria do produto e do processo.

A fábrica participa também do Processo de Liderança em Qualidade da Dana ("Dana Quality Leadership Process", DQLP), que é um programa de gerência de qualidade modelado após o processo do Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldridge dos Estados Unidos. A missão permanente do programa é promover o aperfeiçoamento sistemático e contínuo em todo o mundo.

O Grupo de Sistemas Fora-de-estrada da Dana conta com operações de pesquisa e desenvolvimento na Bélgica, Brasil, China, índia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos. O grupo projeta, fabrica, monta e comercializa eixos diferenciais, "transaxles", eixos cardans e seus "end fittings", transmissões, conversores de torque, controles eletrônicos e freios. O grupo também fornece peças de reposição e assistência técnica.

O Grupo de Sistemas Fora-de-estrada atende a 30 países e a mais de 1000 instalações de montagem e fabricação de veículos, assim como possui dois centros de distribuição globais e mais de 30 centros de assistência técnica autorizada atendendo a mais de 100 países.

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