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Revista M&T - Ed.78 - Ago/Set 2003
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M&TEXPO’2003/ TRANSPORTE E COMBOIOS

Carga e apoio fora-de-estrada

Maior produtividade na carga e novos recursos de abastecimento e lubrificação.

Rodoviários para construção e mineração
A Scania leva para a M&T Expo 2003 seus caminhões rodoviários especialmente desenvolvidos para aplicações em construção e mineração. São os P124 CB 6x4 NZ (carga útil de 29 toneladas) e P124 CB 8x4 NZ (carga útil de 36,5 toneladas). O primeiro apresenta duas versões de motorização, com 360 hp e 420 hp, enquanto o modelo 8x4 tem motor de 360 hp. Ambos têm retarder, cabine avançada baixa, com melhor visibilidade, facilidade de acesso do operador (dois degraus), acessibilidade às partes mecânicas e facilidade na montagem da chapa de proteção. A suspensão traseira é pneumática e suas longarinas são duplas, em aço especial e com furações para fixação de implementos.

Fora-de-estrada


A Randon Veículos estará divulgando na M&T Expo 2003 os ótimos resultados do seu fora-de-estrada RK 430 neste ano, especialmente no mercado de mineração. Segundo a empresa, as vendas deste veículo tiveram um incremento significativo no primeiro semestre de 2003. Os negócios fazem parte de programas de investimentos para ampliação e renovação de frotas de diversas empresas de mineração, entre as quais a Sama (GO), a Ferbasa (BA), a Cimento Itaú (MG), a Cimento Poty (PB) e a PH Transportes (MG).
“Vemos o setor primário e o exportador com grandes perspectivas para ampliar ainda mais os negócios neste segundo semestre”, diz Astor Milton Schmitt, Diretor Corporativo da Randon Participações. A Randon també


Maior produtividade na carga e novos recursos de abastecimento e lubrificação.

Rodoviários para construção e mineração
A Scania leva para a M&T Expo 2003 seus caminhões rodoviários especialmente desenvolvidos para aplicações em construção e mineração. São os P124 CB 6x4 NZ (carga útil de 29 toneladas) e P124 CB 8x4 NZ (carga útil de 36,5 toneladas). O primeiro apresenta duas versões de motorização, com 360 hp e 420 hp, enquanto o modelo 8x4 tem motor de 360 hp. Ambos têm retarder, cabine avançada baixa, com melhor visibilidade, facilidade de acesso do operador (dois degraus), acessibilidade às partes mecânicas e facilidade na montagem da chapa de proteção. A suspensão traseira é pneumática e suas longarinas são duplas, em aço especial e com furações para fixação de implementos.

Fora-de-estrada


A Randon Veículos estará divulgando na M&T Expo 2003 os ótimos resultados do seu fora-de-estrada RK 430 neste ano, especialmente no mercado de mineração. Segundo a empresa, as vendas deste veículo tiveram um incremento significativo no primeiro semestre de 2003. Os negócios fazem parte de programas de investimentos para ampliação e renovação de frotas de diversas empresas de mineração, entre as quais a Sama (GO), a Ferbasa (BA), a Cimento Itaú (MG), a Cimento Poty (PB) e a PH Transportes (MG).
“Vemos o setor primário e o exportador com grandes perspectivas para ampliar ainda mais os negócios neste segundo semestre”, diz Astor Milton Schmitt, Diretor Corporativo da Randon Participações. A Randon também estará lançando nesta edição da M&T Expo a retroescavadeira RK 406 (veja na seção Carga e Movimentação).


Manutenção e abastecimento


A Bozza estará apresentando na M&T Expo 2003, os principais produtos de sua linha de fabricação. Entre eles, as unidades móveis moduladas de abastecimento e lubrificação, utilizadas por frotas agrícolas no campo, equipamentos de mineração e máquinas de terraplenagem em canteiros de obras e comboios dos tipos blindados, de tanque lastro com cobertura e hidráulicos, estes últimos para grandes obras que exigem tanques de óleo e combustíveis maiores. Há ainda as carretas de lubrificação agrícola, carros-pipa para água, carreta Oficina Móvel e Tanque para Combustível e o Bombeiro Agrícola. Outros produtos da empresa são o Bombeiro Agrícola, Carretas de Lubrificação Agrícola de um e dois eixos, Carro-Pipa para Água, Carreta Oficina Móvel e Tanque para Combustível.

Comboio pressurizado
A Gascom estará divulgando na M&T Expo 2003 o Pressolub, comboio pressurizado que utiliza ar comprimido como força impulsora dos óleos lubrificantes e hidráulicos, em contra partida aos modelos tradicionais. No equipamento, o mesmo fluxo de ar aciona também as propulsoras pneumáticas de graxa, fornece ar para limpeza e enchimento de pneu, bem como, pode acionar uma bomba pneumática de diafragma para o óleo diesel. Para usuários que ainda não trabalham com óleo a granel, a Gascom oferece os modelos tradicionais pneumáticos - Masterlub e Prolub, cujos projetos foram concebidos visando a total eliminação de qualquer tipo de contaminação, tão comum nos Comboios abertos, popularmente conhecidos como “Melosos”. Outras soluções da Gascom são os comboios rebocáveis, oficinas volantes veiculares, oficinas volantes rebocadas, tanques pipas veiculares, tanques pipas rebocáveis, bombeiros veiculares, e diversos acessórios.


Semirreboque basculante meia cana


A Rossetti Equipamentos Rodoviários Ltda irá lançar na M&T Expo 2003 o Semirreboque Basculante Meia Cana. Depois da caçamba basculante Meia Cana de pistão frontal, a Rossetti inova mais uma vez produzindo um semirreboque 3 eixos com o mesmo formato de caixa de carga e excluindo totalmente as tradicionais “costelas” de reforço lateral. Além de conferir ao equipamento um visual mais moderno e agradável, o novo formato da caixa de carga proporciona um descarregamento mais rápido e diminuiu a tara do equipamento, possibilitando maior capacidade de carga. No estande da Rossetti, estará um modelo de semirreboque Meia Cana com suspensão pneumática e freio a disco, equipamentos não muito utilizados no Brasil neste segmento, mas que a empresa garante que estará presente em futuro próximo. Além da caçamba basculante Meia Cana Pistão Frontal e do Semirreboque Basculante Meia Cana, a Rossetti também está completando a linha com a caçamba Meia Cana de Ação Indireta. Desenvolvida para terraplenagem, a Meia Cana Indireta deve, com o passar do tempo, substituir as caçambas cheias de costelas e reforços da caixa de carga, principalmente pela maior velocidade no descarregamento. Fundada em 1997, a Rossetti produz uma linha completa de caçambas basculante e semirreboques basculantes, além de furgão e semirreboque furgão, sider e canavieiro. A empresa é uma das maiores fabricantes de caçambas basculantes do Brasil, fornecendo principalmente para o ramo da mineração e construção pesada. Com fábricas em Betim (MG) e Guarulhos (SP), conta com experiência de mais de 35 anos no seguimento de equipamentos rodoviários.

Básculas para fora-de-estrada
A Sidrasul Ltda leva para a M&T Expo 2003 as novas básculas para caminhões fora-de-estrada modelo Duratray, com piso de borracha em suspensão. A empresa é representante e distribuidora de produtos para mineração, com sede em Itajaí (SC) e escritórios comerciais em Canoas (RS) e Belo Horizonte (MG). A Sidrasul também comercializa fluídos de perfuração, bits e martelos DTH.

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