Revista M&T - Ed.79 - Out/Nov 2003
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PÓS-VENDA

BAUKO investe pesado em suporte pós-venda

Sistema de manutenção estruturado pela revenda através de contratos inclui programação preventiva e corretiva, peças à base de troca e diagnose.

A experiência acumulada desde 1990 na área de distribuição de máquinas e equipamentos das marcas Komatsu (escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras e tratores de esteiras), Dynapac (rolos compactadores de solo e asfalto e vibro acabadoras de asfalto) e Yale (empilhadeiras), levou a Bauko Máquinas a identificar o atendimento pós-venda como a principal necessidade de clientes que realizam investimentos em bens duráveis, caso desse segmento.

O diagnóstico desencadeou, a partir de 2000, o que o gerente de Serviços, Luiz Cláudio C. Soncini, classifica como “uma verdadeira revolução nesse suporte pós-venda, resultando na criação de um eficiente sistema de manut


Sistema de manutenção estruturado pela revenda através de contratos inclui programação preventiva e corretiva, peças à base de troca e diagnose.

A experiência acumulada desde 1990 na área de distribuição de máquinas e equipamentos das marcas Komatsu (escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras e tratores de esteiras), Dynapac (rolos compactadores de solo e asfalto e vibro acabadoras de asfalto) e Yale (empilhadeiras), levou a Bauko Máquinas a identificar o atendimento pós-venda como a principal necessidade de clientes que realizam investimentos em bens duráveis, caso desse segmento.

O diagnóstico desencadeou, a partir de 2000, o que o gerente de Serviços, Luiz Cláudio C. Soncini, classifica como “uma verdadeira revolução nesse suporte pós-venda, resultando na criação de um eficiente sistema de manutenção, via Contratos de Manutenção”. Com opção de serem adquiridos juntamente com a incorporação da máquina nova ou ao longo de sua vida útil, esses contratos permitem uma programação de atendimentos preventivos ou mesmo corretivos, a custo fixo e com maior agilidade. Para garantir seu cumprimento, o sistema de manutenção equaciona de forma racional um determinado número de contratos por mecânico/carros-oficina e, à medida que novas adesões vão sendo agregadas, novos mecânicos, treinados exaustivamente nas fábricas, são contratados para suprir o aumento de clientes atendidos.

A estrutura física de manutenção da Bauko conta com carros-oficina equipados com específicas para testes e diagnósticos mecânicos, hidráulicos e elétricos. O apoio aos serviços é dado por comboios de lubrificação com guindautos de 8 toneladas embarcados, que realizam a remoção e movimentação de conjuntos e componentes de grande porte, sem a necessidade do auxílio de outros equipamentos para içamento.
Como forma de reduzir o tempo paralisação das máquinas, novos componentes podem ser obtidos à base de troca através do Rekom (remanufaturados Komatsu), uma opção quando o prazo de execução dos reparos é fator prioritário. Segundo Soncini, a revenda está dimensionada inclusive para atender a eventuais substituições temporárias de equipamentos, que demandem intervenções maiores e mais demoradas, com uma frota própria disponível para locação.

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