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Revista M&T - Ed.61 - Out/Nov 2000
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Monitoramento II

Até em guindastes a comunicação é tudo

Sistema "Data Bus" revoluciona o sistema elétrico dos guindastes automotivos Liebherr
Painel de comando do guindaste Liebherr

Os novos Guindastes Liebherr de 30,60,80,100,300 e 500 toneladas são completamente equipados com o sistema de transferência de dados “Data Bus”. Este sistema permite a transferência de múltiplas informações através de um único cabo elétrico. Todos os importantes componentes elétricos e eletrônicos do guindaste, como sensores de comprimento, sensores de ângulo, células de carga, transdutores de pressão, sensores de aproximação, joysticks e “micro-switchs” possuem um micro-processador próprio. O painel de comando e display do caminhão, os comandos das patolas, bem como o motor diesel e a caixa de transmissão no carro inferior, são blocos inteligentes interligados no sistema “Bus” através de uma interface.

Porque o sistema “Data Bus”?

Você pode imaginar a quantidade de funções e mecanismos que são permanentemente controlados em um guindaste automotivo? Sem mencionar o fato de que o operador, além de “operar”, precisa manter sob sua supervisão todo o controle da operação.

Quantos metros de cabos elétricos e quantos conectores você acha que um guindaste convencional possui? Talvez seja difícil imaginar que uma máquina desse porte tenha cerca de 6 quilômetros de cabos elétricos e aproximadamente 1.000 conectores.

Toda esta quantidade de cabos e fios elétricos ocupa um espaço físico considerável, o que também se converte em peso para o equipamento.

Obviamente reparar e encontrar algum fio com curto-circuito ou mal contato despende uma quantidade de tempo considerável que quase sempre não é levado em consideração pela pessoa que esta comprando um equipamento. Também é importante ressaltar que com mais de 1.000 conectores instalados, a probabilidade de ocorrerem erros causados por mal contato é bastante si


Painel de comando do guindaste Liebherr

Os novos Guindastes Liebherr de 30,60,80,100,300 e 500 toneladas são completamente equipados com o sistema de transferência de dados “Data Bus”. Este sistema permite a transferência de múltiplas informações através de um único cabo elétrico. Todos os importantes componentes elétricos e eletrônicos do guindaste, como sensores de comprimento, sensores de ângulo, células de carga, transdutores de pressão, sensores de aproximação, joysticks e “micro-switchs” possuem um micro-processador próprio. O painel de comando e display do caminhão, os comandos das patolas, bem como o motor diesel e a caixa de transmissão no carro inferior, são blocos inteligentes interligados no sistema “Bus” através de uma interface.

Porque o sistema “Data Bus”?

Você pode imaginar a quantidade de funções e mecanismos que são permanentemente controlados em um guindaste automotivo? Sem mencionar o fato de que o operador, além de “operar”, precisa manter sob sua supervisão todo o controle da operação.

Quantos metros de cabos elétricos e quantos conectores você acha que um guindaste convencional possui? Talvez seja difícil imaginar que uma máquina desse porte tenha cerca de 6 quilômetros de cabos elétricos e aproximadamente 1.000 conectores.

Toda esta quantidade de cabos e fios elétricos ocupa um espaço físico considerável, o que também se converte em peso para o equipamento.

Obviamente reparar e encontrar algum fio com curto-circuito ou mal contato despende uma quantidade de tempo considerável que quase sempre não é levado em consideração pela pessoa que esta comprando um equipamento. Também é importante ressaltar que com mais de 1.000 conectores instalados, a probabilidade de ocorrerem erros causados por mal contato é bastante significativa.

O sistema “Data Bus” reduz consideravelmente a quantidade de cabos elétricos envolvidos. Todas as informações dos sensores e dos comandos que são enviadas ao computador LICCON (Liebherr Computed Controlling) e aos módulos eletrônicos navegam serialmente (uma após a outra) como mensagens digitais em alta velocidade em apenas poucas linhas de transmissão.

Sistema de Transmissão de Dados Liebherr LSB ( Liebherr System Bus)

Interface gráfica da operação no painel

Com o sistema desenvolvido pela Liebherr LSB, é possível controlar e interligar 31 funções ao mesmo tempo, através de uma única linha de transmissão com até 250 metros de comprimento.

Dependendo do tipo do guindaste, vários sistemas “Bus” podem ser comunicados.

A Liebherr desenvolveu ainda o sistema “Can Bus System” (Controller Area Network), o qual também esta interligado e é responsável pelo gerenciamento do motor Diesel e caixa de transmissão do veículo.

As informações são transmitidas por unidades próprias, ou seja, através de sensores como por exemplo de ângulo ou comprimento.

Todas as informações são provenientes de sensores, sendo que os mesmos possuem microcontroladores integrados, os quais são equipados com um permanente sistema de auto checagem.

Com o sistema de dados “Data Bus”, todos os sensores são intercambiáveis para todos os Guindastes Liebherr equipados com este sistema.
Vantagens do Sistema “Data Bus”:

- Diminuição da quantidade de cabos elétricos envolvidos;
- 31 funções por linha de transmissão “Bus”;
- Unidades inteligentes e funções des centralizadas.
- Insensível a temperatura;
- Eletromagneticamente compatíveis;
- Permanente sistema de alto checagem;
- Diagnóstico de falhas de todo o sistema.
Sistema de Diagnóstico de Falhas
Através de um monitor de operação na cabine do guindaste, o operador acompanha todas as informações referentes à geometria e às condições de operação do equipamento, tais como carga máxima admissível, carga atual, comprimento, raio e ângulo da lança, número da tabela de carga, carga da bateria, nível de combustível, pressão de óleo do motor diesel entre outras mais. Nos guindastes de capacidade de carga de até 100 toneladas é permitido ao operador acionar o veículo, bem como, o mecanismo de patolamento, bloqueio de diferenciais e direção de todos os eixos através das teclas do monitor na cabine do guindaste.
O computador Liccon (Liebherr Computed Controlling), o qual recebe todas as informações do sistema “Bus”, também informa ao operador todo e qualquer erro que possa ocorrer na máquina.
Estes códigos de erros são classificados de acordo com a causa dos mesmos, cuja descrição encontra-se no Manual de Instruções do equipamento. Desta maneira, o próprio operador está apto a diagnosticar e por muitas vezes resolver a falha apresentada.
Este código de falhas também auxilia na comunicação entre assistência técnica Liebherr e o cliente, pois através dele torna-se possível detectar precisamente a causa da falha e providenciar a solução sem perda de tempo.
Todos os guindastes Liebherr também são equipados de fábrica com um sistema de diagnóstico de falhas a longa distância.
Este sistema de transferência de dados a longa distância pode também ser transmitido via rádio ou telefone. Neste caso, o cliente interessado deverá somente adquirir os periféricos externos à máquina como o “Software” e os sistemas transmissores como aparelhos de rádio, telefone ou Modem.
Através deste sistema tanto o cliente ou a própria Liebherr poderá acompanhar em tempo real qualquer guindaste em qualquer lugar do mundo.

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