Os novos Guindastes Liebherr de 30,60,80,100,300 e 500 toneladas são completamente equipados com o sistema de transferência de dados “Data Bus”. Este sistema permite a transferência de múltiplas informações através de um único cabo elétrico. Todos os importantes componentes elétricos e eletrônicos do guindaste, como sensores de comprimento, sensores de ângulo, células de carga, transdutores de pressão, sensores de aproximação, joysticks e “micro-switchs” possuem um micro-processador próprio. O painel de comando e display do caminhão, os comandos das patolas, bem como o motor diesel e a caixa de transmissão no carro inferior, são blocos inteligentes interligados no sistema “Bus” através de uma interface.
Porque o sistema “Data Bus”?
Você pode imaginar a quantidade
Os novos Guindastes Liebherr de 30,60,80,100,300 e 500 toneladas são completamente equipados com o sistema de transferência de dados “Data Bus”. Este sistema permite a transferência de múltiplas informações através de um único cabo elétrico. Todos os importantes componentes elétricos e eletrônicos do guindaste, como sensores de comprimento, sensores de ângulo, células de carga, transdutores de pressão, sensores de aproximação, joysticks e “micro-switchs” possuem um micro-processador próprio. O painel de comando e display do caminhão, os comandos das patolas, bem como o motor diesel e a caixa de transmissão no carro inferior, são blocos inteligentes interligados no sistema “Bus” através de uma interface.
Porque o sistema “Data Bus”?
Você pode imaginar a quantidade de funções e mecanismos que são permanentemente controlados em um guindaste automotivo? Sem mencionar o fato de que o operador, além de “operar”, precisa manter sob sua supervisão todo o controle da operação.
Quantos metros de cabos elétricos e quantos conectores você acha que um guindaste convencional possui? Talvez seja difícil imaginar que uma máquina desse porte tenha cerca de 6 quilômetros de cabos elétricos e aproximadamente 1.000 conectores.
Toda esta quantidade de cabos e fios elétricos ocupa um espaço físico considerável, o que também se converte em peso para o equipamento.
Obviamente reparar e encontrar algum fio com curto-circuito ou mal contato despende uma quantidade de tempo considerável que quase sempre não é levado em consideração pela pessoa que esta comprando um equipamento. Também é importante ressaltar que com mais de 1.000 conectores instalados, a probabilidade de ocorrerem erros causados por mal contato é bastante significativa.
O sistema “Data Bus” reduz consideravelmente a quantidade de cabos elétricos envolvidos. Todas as informações dos sensores e dos comandos que são enviadas ao computador LICCON (Liebherr Computed Controlling) e aos módulos eletrônicos navegam serialmente (uma após a outra) como mensagens digitais em alta velocidade em apenas poucas linhas de transmissão.
Sistema de Transmissão de Dados Liebherr LSB ( Liebherr System Bus)
Com o sistema desenvolvido pela Liebherr LSB, é possível controlar e interligar 31 funções ao mesmo tempo, através de uma única linha de transmissão com até 250 metros de comprimento.
Dependendo do tipo do guindaste, vários sistemas “Bus” podem ser comunicados.
A Liebherr desenvolveu ainda o sistema “Can Bus System” (Controller Area Network), o qual também esta interligado e é responsável pelo gerenciamento do motor Diesel e caixa de transmissão do veículo.
As informações são transmitidas por unidades próprias, ou seja, através de sensores como por exemplo de ângulo ou comprimento.
Todas as informações são provenientes de sensores, sendo que os mesmos possuem microcontroladores integrados, os quais são equipados com um permanente sistema de auto checagem.
Com o sistema de dados “Data Bus”, todos os sensores são intercambiáveis para todos os Guindastes Liebherr equipados com este sistema.
Vantagens do Sistema “Data Bus”:
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade