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Revista M&T - Ed.280 - Dezembro 2023
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ENTREVISTA – Paulo Esteves

“As empresas de locação têm feito o dever de casa”

Novo presidente da Analoc acredita que o rental brasileiro de máquinas, mesmo apresentando uma crescente, ainda tem muito potencial de crescimento em comparação a outros países

Atualmente, é possível acompanhar uma tendência mundial de avanço do segmento de rental em diversos segmentos, especialmente pela vantagem que essa modalidade oferece ao liberar o cliente da necessidade de envolver-se em atividades que vão além de seu próprio negócio, como a aquisição, a manutenção e, eventualmente, a operação de máquinas.

No entanto, o novo presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (Analoc), Paulo Esteves, observa que o mercado brasileiro, mesmo apresentando uma crescente no setor, ainda tem muito potencial de crescimento em comparação a outros países.

“Estimamos que o Brasil tem capacidade para dobrar as frotas de locação nos próximos anos”, afirma Esteves, que assumiu a função na entidade em outubro.

Formado em engenharia civil pela Universidade Santa Úrsula (RJ), o executivo também conta com MBA em gestão de marketing pela PUC/RJ, MBA executivo pela Fundação Dom Cabral e especialização em gestão avançada pelo Insead (Instituto Europeu de Administração de Empresas), na França.

No campo profissional, desde meados da década de 1990 já atuou em diversas empresas do setor de rental de máquinas, incluindo players de peso como Mills e Solaris, sendo atualmente diretor da Nest Rental, empresa especializada em soluções low level fundada por ele em 2018 e adquirida pela Mills por R$ 5,1 milhões em 2021.

Em outubro deste ano, Esteves assumiu a presidência da Analoc para um mandato de três anos, ampliando a atividade setorial do especialista.

“Cuidar de manutenção, estoque, logística e renovação de frota é trabalhoso e caro, faz mais sentido se concentrar no próprio negócio e ter equipamentos modernos à disposição com preços competitivos”, diz ele nesta entre


Atualmente, é possível acompanhar uma tendência mundial de avanço do segmento de rental em diversos segmentos, especialmente pela vantagem que essa modalidade oferece ao liberar o cliente da necessidade de envolver-se em atividades que vão além de seu próprio negócio, como a aquisição, a manutenção e, eventualmente, a operação de máquinas.

No entanto, o novo presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (Analoc), Paulo Esteves, observa que o mercado brasileiro, mesmo apresentando uma crescente no setor, ainda tem muito potencial de crescimento em comparação a outros países.

“Estimamos que o Brasil tem capacidade para dobrar as frotas de locação nos próximos anos”, afirma Esteves, que assumiu a função na entidade em outubro.

Formado em engenharia civil pela Universidade Santa Úrsula (RJ), o executivo também conta com MBA em gestão de marketing pela PUC/RJ, MBA executivo pela Fundação Dom Cabral e especialização em gestão avançada pelo Insead (Instituto Europeu de Administração de Empresas), na França.

No campo profissional, desde meados da década de 1990 já atuou em diversas empresas do setor de rental de máquinas, incluindo players de peso como Mills e Solaris, sendo atualmente diretor da Nest Rental, empresa especializada em soluções low level fundada por ele em 2018 e adquirida pela Mills por R$ 5,1 milhões em 2021.

Em outubro deste ano, Esteves assumiu a presidência da Analoc para um mandato de três anos, ampliando a atividade setorial do especialista.

“Cuidar de manutenção, estoque, logística e renovação de frota é trabalhoso e caro, faz mais sentido se concentrar no próprio negócio e ter equipamentos modernos à disposição com preços competitivos”, diz ele nesta entrevista concedida com exclusividade à Revista M&T.

Acompanhe.

• Qual é a situação atual do rental em termos de faturamento e capilaridade?

Juntamente com outras entidades setoriais, uma de nossas prioridades é realizar um mapeamento do mercado de locação no Brasil. A base de dados do IBGE, através do cadastro central de empresas (CEMPRE), indica mais de 100 mil empresas de locação, sendo 42,2 mil empresas voltadas para máquinas e equipamentos de construção (sem operador), 26,4 mil para operações comerciais e industriais, 22,7 mil para escritórios, 9 mil para uso pessoal e doméstico e 2,2 mil para extração de minérios e petróleo (sem operador). Se considerarmos esses cinco segmentos, a atividade de rental está presente em todos os estados brasileiros, com faturamento acima de R$ 60 bilhões. Contudo, em um primeiro momento estamos focados no segmento de máquinas e equipamentos para construção sem operador, com faturamento estimado em cerca de R$ 30 bilhões. Em sua maioria, o perfil dessas empresas é de pequeno porte, com controle familiar. Há, ainda, empresas listadas na Bovespa e outras em processo de abertura de capital.


Com cerca de 100 mil empresas, setor de rental fatura R$ 60 bilhões no Brasil, diz Esteves

• Considerando a importância econômica do país, qual é o potencial de crescimento desse setor?

Há um indicador que mede a penetração do rental no mercado. No Reino Unido, por exemplo, cerca de 85% das vendas de equipamentos para construção são direcionadas para empresas de locação. Nos EUA, o montante chega a cerca de 50%, com tendência de crescimento. No Brasil, percebemos uma tendência de crescimento das frotas de locação, pois muitos clientes estão optando pelo aluguel. Estimamos que o país tem potencial para dobrar as frotas de locação nos próximos anos.

• Quais desafios o setor enfrenta para avançar mais?

O que tem inibido o crescimento é a incapacidade do governo em reduzir despesas e investir em infraestrutura ou privatizar, o que levaria a um aumento substancial na demanda. A atividade de locação exige a aplicação intensiva de capital; ou seja, para crescer, precisa investir. Se considerarmos os preços de locação, as taxas de juros atuais são desafiadoras. Outro fator limitante é a alavancagem, isto é, quanto as empresas querem crescer. O Brasil tem um ambiente competitivo de 1º mundo e um ambiente de negócios de 3º mundo. Mas a tendência de alugar e não comprar tem crescido e, nesse aspecto, o mercado parece compreender essa realidade. Já os desafios operacionais são relacionados à difícil e cara logística no Brasil, assim como a qualidade da mão de obra e governança. A produtividade é baixa e, por isso, o segmento precisa de sistemas de gestão de frotas.

• Em qual segmento produtivo a atividade está mais consolidada?

Atualmente, os segmentos mais consolidados são os de construção e de mineração. O segmento agro vem adotando a solução de locação de equipamentos para as diferentes atividades. Já a utilização de equipamentos em locação do segmento é mais recente, com grande potencial para crescer nos próximos anos.

• É possível apontar qual tipo de máquina tem maior penetração de mercado via rental?

Até pelas características e grande variedade de alcance, as plataformas elevatórias têm mais penetração atualmente, visto que atendem muitas demandas que envolvem, além de alcance, peso e motorização.

• A cultura de posse do ativo realmente está mudando para o uso no país?

A tendência de alugar e não comprar é global, sendo mais desenvolvida no Reino Unido. O que estimula isso é a percepção e desejo do cliente de não se envolver com atividades além de seu próprio negócio. Cuidar de manutenção, estoque, logística e renovação de frota é trabalhoso e caro. Faz mais sentido se concentrar no próprio negócio e ter equipamentos modernos à disposição com preços competitivos.


Segundo o dirigente, segmento de plataformas tem a maior penetração de mercado via rental no país

• A gestão profissionalizada das frotas já é realidade no setor? Qual é a abrangência da adoção de sistemas de telemetria e outros recursos?

Poucas empresas têm gestão profissionalizada ou utilizam sistemas de rastreamento ou ERP (Enterprise Resource Planning). Os sistemas de telemetria oferecem inúmeros serviços, atingindo as áreas de controles e marketing. Contudo, ainda são pouco explorados, limitando-se às manutenções dos equipamentos. Há muitos sistemas de gestão básica no mercado, mas a busca por produtividade precisa ser feita com sistemas mais robustos, que liberem pessoal e automatizem os processos administrativo, contábil e de controladoria.

• Como as novas tecnologias embarcadas nas máquinas podem impulsionar o rental?

Essas tecnologias facilitam os controles e antecipam a utilização inadequada, o que evita danos aos equipamentos e cobranças adicionais ao cliente. Além disso, são fundamentais para a expansão geográfica, redução de custos com mão de obra e roubos. Há ainda possibilidade de agregar valor na área, pois a telemetria também pode indicar o melhor equipamento baseado na leitura da utilização, reduzir e otimizar a quantidade de equipamentos e emitir alertas por mau uso.

• Quais são as expectativas econômicas do setor para 2024?

Dadas às atuais condições de mercado, espera-se menor atividade econômica no próximo ano, pois o ambiente macroeconômico é mais desafiador. Contudo, as empresas de locação têm feito seu dever de casa e se preparado para situações mais difíceis.

• Qual é a avaliação da entrada de novos players no setor, inclusive fabricantes?

No segmento de caminhões, por exemplo, há um grande espaço para crescimento de frotas de locação no Brasil. Nos Estados Unidos, cerca de 25% dos caminhões em circulação são alugados, enquanto no Brasil esse índice gira em torno de 2%. Nesse cenário, as grandes e médias empresas estão investindo no setor, o que irá estabelecer novos paradigmas e, consequentemente, impulsionar o crescimento das frotas de locação no Brasil.

• Quanto o novo PAC deve contribuir para o aumento da demanda por equipamentos?

O novo PAC vai contribuir no curto prazo para o segmento além do projeto Minha Casa Minha Vida. No entanto, os processos construtivos envolvidos são mais simples e, por isso, devem influenciar pouco no aumento de demanda. Haverá demanda para gruas de pequeno porte, movimentação de carga e equipamentos menores. Em projetos de infraestrutura como estradas, portos e ferrovias, a demanda por equipamentos será maior.

• Quais são as prioridades da nova gestão nos próximos três anos?

Nossas prioridades incluem obter dados estatísticos do segmento de locação no Brasil, integrar e fortalecer as entidades setoriais, principalmente captando mais associados, promover e integrar ações voltadas para desenvolvimento e capacitação profissional, criar programas em parceria com Sebrae e instituições de ensino, promover o segmento de rental alinhado à GRA (Global Rental Alliance) e, claro, atrair grandes empresas de rental e OEMs para a Analoc.


As empresas de locação têm se preparado para situações mais difíceis, afirma o executivo

• Nesse sentido, quais são os projetos já estruturados?

Diversos projetos já foram divulgados, incluindo a transformação da Analoc em federação brasileira de locação de bens móveis, assim como o estabelecimento de uma parceria nacional com o Sebrae para criar programas de capacitação de gestores, a criação de uma plataforma de EAD, a disseminação de boas práticas e indicadores relevantes para os locadores, a promoção de seminários, cursos e feiras em conjunto com as entidades, a participação ativa das atividades da GRA, a obtenção de referências da ERA (Associação Europeia de Rental) e a integração do segmento (entidades e locadores) com as grandes empresas europeias.

• O que citaria como maiores conquistas da Analoc até aqui?

Apesar dos períodos recentes muito difíceis, podemos citar como destaques o retorno à GRA, o projeto de alteração da lei das duplicatas, a manutenção da isenção de cobrança do ISS para o segmento de locação de bens móveis, a promoção dos congressos nacionais de valorização do rental e a participação e o fomento de novas entidades regionais (DF e SC), participando inclusive da reativação da Alec do Espírito Santo.

• E como avalia os resultados do Analoc Rental Show?

O evento obteve bons resultados, tanto em participação do público quanto de expositores, mostrando a força do segmento, tanto que a próxima edição já está agendada para o início de julho de 2024, no Rio de Janeiro. A média de público foi de 800 pessoas por dia (2.600 no total), sendo que 98% dos presentes eram locadores. E as vendas durante a feira chegaram a R$ 60 milhões.


Saiba mais:
Analoc:
www.analoc.org.br

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