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Revista M&T - Ed.78 - Ago/Set 2003
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M&TEXPO’2003/PNEUS

Adaptados aos terrenos e usos

Fabricantes de pneus ampliam a "personalização" de seus produtos e oferecem ao mercado modelos desenvolvidos especialmente para cada tipo de equipamento, solo e suas diferentes utilizações

Pneus "do futuro"

Uma “visão” do que virá. Talvez essa seja a sensação dos visitantes do estande da Goodyear. Segundo o gerente de Pneus Agrícolas e Fora-de-Estrada, Ronaldo Rios, a empresa preparou para a M&T Expo 2003 um estande arrojadamente “futurista”, que “lembra uma nave espacial”. Nele estarão expostas com destaque a nova linha de pneus para equipamentos fora-de-estrada e a linha de pneus para transportes severos (caminhões rodoviários). “A Goodyear aproveita a oportunidade para receber clientes em casa”, diz Rios, referindo-se ao espaço criado para o evento. Ele acredita que o mercado nacional de pneus para equipamentos pesados ganhe impulso neste semestre. “Se considerarmos a atual conjuntura do país, os negócios da Goodyear no segmento de construção pesada e mineração estão dentro da normalidade.”

Entre as linhas de pneus Goodyear para equipamentos de construção, mineração e fora-de-estrada, estão os Grader (Lameiro SGG e Rock Grader) para motoniveladoras, os fora-de-estrada Lameiro SGL, Super Lagarta e Super Lagarta SXT para pás-carregadeiras e tratores de roda. além dos fora-de-estrada Lagarta, Super Lagarta 18 e XT8) para equipar caminhões e motoscreipers. Há também os pneus lisos para rolos compactadores (Raiado) e o Smooth para severos trabalhos em minerações subterrâneas.

Segundo a Goodyear, o SGG-2AG-2 (Lameiro SGG) Tração, é um pneu grader para motoniveladoras, tem alta performance em todos os tipos de terreno, em serviços de nivelamento. Barras em ângulos proporcionam autolimpeza e tração máx


Fabricantes de pneus ampliam a "personalização" de seus produtos e oferecem ao mercado modelos desenvolvidos especialmente para cada tipo de equipamento, solo e suas diferentes utilizações

Pneus "do futuro"

Uma “visão” do que virá. Talvez essa seja a sensação dos visitantes do estande da Goodyear. Segundo o gerente de Pneus Agrícolas e Fora-de-Estrada, Ronaldo Rios, a empresa preparou para a M&T Expo 2003 um estande arrojadamente “futurista”, que “lembra uma nave espacial”. Nele estarão expostas com destaque a nova linha de pneus para equipamentos fora-de-estrada e a linha de pneus para transportes severos (caminhões rodoviários). “A Goodyear aproveita a oportunidade para receber clientes em casa”, diz Rios, referindo-se ao espaço criado para o evento. Ele acredita que o mercado nacional de pneus para equipamentos pesados ganhe impulso neste semestre. “Se considerarmos a atual conjuntura do país, os negócios da Goodyear no segmento de construção pesada e mineração estão dentro da normalidade.”

Entre as linhas de pneus Goodyear para equipamentos de construção, mineração e fora-de-estrada, estão os Grader (Lameiro SGG e Rock Grader) para motoniveladoras, os fora-de-estrada Lameiro SGL, Super Lagarta e Super Lagarta SXT para pás-carregadeiras e tratores de roda. além dos fora-de-estrada Lagarta, Super Lagarta 18 e XT8) para equipar caminhões e motoscreipers. Há também os pneus lisos para rolos compactadores (Raiado) e o Smooth para severos trabalhos em minerações subterrâneas.

Segundo a Goodyear, o SGG-2AG-2 (Lameiro SGG) Tração, é um pneu grader para motoniveladoras, tem alta performance em todos os tipos de terreno, em serviços de nivelamento. Barras em ângulos proporcionam autolimpeza e tração máxima, mesmo em terrenos fofos.
O Rock Grader Tração Rocha têm grande resistência e durabilidade no severo trabalho de abertura de caminhos. Barras transversais contínuas proporcionam tração máxima em terrenos fofos ou rochosos. Já o SGL D/L-2A L-2 fora-de-estrada para equipar pás carregadeiras e tratores de roda (Lameiro SGL) Tração tem banda de rodagem com barras cônicas, angulares, abertas no centro, permitindo excelente tração no severo trabalho das carregadeiras, maior proteção contra cortes e impactos em qualquer tipo de terreno, além de carcaça resistente que proporciona recapabilidade e baixo custo operacional. Para o fabricante, além da tecnologia e matérias-primas empregadas nos pneus visando sua melhor performance, a utilização do produto certo para o tipo de serviço, operações adequadas com os equipamentos, um programa correto de manutenção de pneus, pistas e praças de carga/descarga bem planejadas e mantidas oferecem condições para se conseguir o máximo dos pneus, melhorar a produtividade e promover operações mais lucrativas.

Matéria-prima "ao vivo"

A Michelin estará oferecendo aos visitantes do seu estande nesta edição da M&T Expo a oportunidade de assistir “ao vivo” a extração do látex de seringueiras trazidas de sua unidade agroindustrial do Mato Grosso. No espaço ocupado pela empresa também estará o pneu “gigante, utilizado em grandes minerações, e que pesa quase 5 toneladas. Com apenas uma unidade deste pneu podem ser feitos 690 pneus para carros de passeio. Entre os diversos pneus Michelin expostos, estão o pneu Michelin XQUARRY - que é o primeiro desenvolvido especificamente para utilização nos dumpers rígidos em operações severas e o pneu Michelin XMINED2 - indicado para ser utilizado nas carregadeiras que operam em frentes de rochas.
De acordo com a proposta da Michelin, cada terreno e utilização exige um equipamento especifico. Os veículos acompanham essa demanda evoluindo tecnologicamente e se diversificando rapidamente. Diante desta realidade, a empresa propõe, para cada uso, o pneu mais adaptado e com o melhor rendimento.

Uma prova dessa diversidade é o pneu XQUARRY, o primeiro desenvolvido especificamente para a utilização nos dumpers rígidos, em operações muito severas, a baixa velocidade. Sua escultura maciça e reforçada, com profundidade E4, foi criada para resistir às agressões de solos muito abrasivos e agressivos, o que proporciona uma maior durabilidade deste produto.

A capacidade de absorver os choques e a forma mais homogênea de desgaste permitem que o pneu XQUARRY dure 30% a mais que a referência entre os pneus radiais, o modelo XHD1A - também da Michelin —, e praticamente o dobro dos pneus convencionais do mesmo segmento. Conforme o fabricante, este modelo de pneu está disponível nas dimensões 16.00 R 25! 18.00 R 33; e 24.00 R 35. Outro destaque exposto no evento é o XMINED2. A Michelin enfatiza que este pneu proporciona excelente produtividade e é indicado para ser utilização nas carregadeiras que operam em terrenos rochosos e abrasivos, como em pedreiras, cimenteiras e obras de construção pesada.

O XMINED2 possui uma banda de rodagem profunda (L5), com um desenho equilibrado entre a tração e a proteção do equipamento — capaz de, em alguns casos, até substituir a operação com blindagem. A combinação perfeita entre o seu desenho de banda de rodagem, o composto extremamente duro e compacto e a carcaça reforçada, totalmente em aço, garantem uma maior produtividade em condições muito críticas de trabalho.

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