Líder mundial em caminhões articulados, a Volvo Construction Equipment South America está fabricando no Brasil o A35D e o apresentará ao mercado na M&T EXPO'2001. O novo caminhão articulado A35D é o produto mais inovador de sua categoria. Destaca-se pelo nível de eficiência, com a melhor relação de custo por tonelada transportada, em seu segmento de mercado, pela maior disponibilidade e pelo design premiado, que o torna radicalmente diferente de seu antecessor, o A35C.
Além do design inovador, com linhas modernas, arredondadas e mais aerodinâmicas, o principal ponto forte do A35D é a tecnologia de última geração para conferir ao veículo o máximo em desempenho e produtividade. Com maior capacidade de carga e ciclos de operação mais curtos, possui também maior eficiência, obtida n
Líder mundial em caminhões articulados, a Volvo Construction Equipment South America está fabricando no Brasil o A35D e o apresentará ao mercado na M&T EXPO'2001. O novo caminhão articulado A35D é o produto mais inovador de sua categoria. Destaca-se pelo nível de eficiência, com a melhor relação de custo por tonelada transportada, em seu segmento de mercado, pela maior disponibilidade e pelo design premiado, que o torna radicalmente diferente de seu antecessor, o A35C.
Além do design inovador, com linhas modernas, arredondadas e mais aerodinâmicas, o principal ponto forte do A35D é a tecnologia de última geração para conferir ao veículo o máximo em desempenho e produtividade. Com maior capacidade de carga e ciclos de operação mais curtos, possui também maior eficiência, obtida no conjunto de inovações introduzidas no trem de força com sistemas computadorizados monitorando diversas funções do veículo durante a operação.
Por suas dimensões e pelo excelente desempenho do novo motor eletrônico D12C, o novo caminhão articulado ganhou maior capacidade de carga, o que lhe confere maior produtividade. Mas seu principal trunfo é a tecnologia que o torna um veículo "inteligente" em diversos aspectos, da manutenção à operação.
Outro recurso inovador é o monitoramento constante de todos os componentes do trem de força. Cinco computadores acompanham a operação e processam as informações, ajustando o tempo de mudança de marchas. O sistema analisa o regime de rotação e velocidade do veículo, e com estes dados seleciona e aplica a marcha mais adequada através da transmissão automática.
O motor D12C, totalmente eletrônico, é equipado com exclusivo intercooler ar-ar com ventilador acionado automaticamente através de termostatos. Seu monitoramento eletrônico resulta em menor consumo de combustível para a mesma produtividade, em relação à potência empregada. O exclusivo freio motor VEB - Volvo Engine Brake, além de maior capacidade de frenagem, confere extrema segurança operacional.
O A35D também dispensa totalmente as lubrificações diárias e semanais para todos os pontos de lubrificação SAE, necessárias em qualquer outro veículo. As verificações dos níveis de fluídos são feitas através do painel de instrumentos. Basta colocar em funcionamento e começar a trabalhar.
Frenagem segura
O VEB atua de forma integrada com o retarder hidráulico da transmissão, conjugando sua capacidade de frenagem de acordo com a solicitação: em altas velocidades o freio VEB predomina, e nas baixas velocidades predomina o retarder. Em ambos os casos, os dois se complementam, garantindo frenagens seguras a qualquer momento.
Em caso de necessidade, o operador pode aplicar o freio de emergência, que corta todas as funções vitais do veículo, bloqueando-o completamente. Trata-se de uma forma radical, porém eficaz, de frenagem para ser usada em qualquer situação imprevista.
Há ainda funções "inteligentes" de segurança como a limitação da velocidade em caso de não utilização do cinto de segurança ou porta aberta. Outra nova função é o desligamento retardado do motor - alguns segundos após o desligamento, efetuado pelo operador - que preserva o sistema de resfriamento da turbina.
Conforto e visibilidade
Os caminhões A35D possuem características e recursos já consagrados, como cabine ROPS/FOPS (suportam capotamento ou queda de material sobre seu teto), ar condicionado com filtros exclusivos e independentes, excelente ergonomia e visibilidade. O volante pode ser ajustado em inclinação e altura, e o assento é auto-ajustável de acordo com o peso do operador.
A visibilidade do A35D é significativamente maior devido ao novo design, com nova concepção da área envidraçada e novo desenho do capô. O acesso ao motor e demais componentes foi facilitado com a abertura total do capô, que pode ser basculado rapidamente, através de acionamento elétrico - e manualmente, quando necessário.
O ambiente do operador ficou mais espaçoso, contendo também um assento para instrutor com fácil acesso aos instrumentos do painel, atendendo uma necessidade comum, de operar durante algum tempo com instrutor ou supervisor de obras, por exemplo. O acesso ao veículo também foi facilitado, com degraus bem dimensionados e posicionados de forma que o operador entre de forma rápida e confortável e segura na cabine.
Outro destaque da Volvo na M&T EXPO será a pá-carregadeira 220 E, de 30 t, da série E, que será apresentada juntamente com os demais, da Volvo, como as motoniveladoras e as escavadeiras. Com gerenciamento eletrônico, a pá-carregadeira 220 E representa uma evolução natural da tecnologia embarcada nas carregadeiras da série anterior, equipadas com motores de alto desempenho e baixa emissão, com elevado torque, mesmo a baixas velocidades, respondendo rapidamente às necessidades da operação.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade