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Revista M&T - Ed.284 - Junho 2024
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ENTREVISTA – KI WUNG KIM

“A tecnologia é mandatória em tudo o que vemos”

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o presidente da Develon Brasil, Ki Wung Kim, revela os planos da marca para aumentar a participação de mercado no país

Integrante da HD Hyundai Infracore, a Develon Heavy Construction Equipment (ex-Doosan Infracore) vem gradativamente consolidando sua participação no mercado brasileiro de equipamentos para construção e mineração.

No início deste ano, a marca inaugurou um novo Centro de Distribuição de Peças no Brasil – PDC Develon, em uma área de 2.000 m² na cidade de Jundiaí (SP), considerado um passo estratégico crucial para a expansão da marca no país, que globalmente produz desde caminhões basculantes articulados, escavadeiras, pás carregadeiras e dôzers, até rompedores hidráulicos, miniescavadeiras, manipuladores de materiais e equipamentos florestais, dentre outras soluções.

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o presidente da Develon Brasil, Ki Wung Kim, revela os planos da marca para aumentar a participação de mercado no país, incluindo a inauguração de filiais de distribuidores nas principais capitais e polos de negócios, além da fabricação local de máquinas, que também integra a estratégia.

“Hoje, a área de suporte ao produto e serviços é uma das mais valorizadas da empresa e que conta com o maior orçamento para investimentos dentro do grupo”, diz ele.

O executivo desenvolveu toda a sua carreira profissional dentro da companhia sul-coreana, na qual atua desde 1999, inicialmente como gerente de vendas na Doosan Corporation, posição na qual permaneceu até 2009, passando depois a CFO (Chief Financial Officer) da Doosan Infracore Índia (de 2010 a 2015) e gestor de crédito na Doosan Infracore e Hyundai Infracore (entre 2016 e 2023), até chegar neste ano à posição de liderança da empresa no Brasil.

“Atualmente, a tecnologia é um fator mandatório em tudo o que vemos”, diz ele. “Cada vez mais, as novas gerações exigem produtos altamente tecnológicos, mas também capazes de gara


Integrante da HD Hyundai Infracore, a Develon Heavy Construction Equipment (ex-Doosan Infracore) vem gradativamente consolidando sua participação no mercado brasileiro de equipamentos para construção e mineração.

No início deste ano, a marca inaugurou um novo Centro de Distribuição de Peças no Brasil – PDC Develon, em uma área de 2.000 m² na cidade de Jundiaí (SP), considerado um passo estratégico crucial para a expansão da marca no país, que globalmente produz desde caminhões basculantes articulados, escavadeiras, pás carregadeiras e dôzers, até rompedores hidráulicos, miniescavadeiras, manipuladores de materiais e equipamentos florestais, dentre outras soluções.

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o presidente da Develon Brasil, Ki Wung Kim, revela os planos da marca para aumentar a participação de mercado no país, incluindo a inauguração de filiais de distribuidores nas principais capitais e polos de negócios, além da fabricação local de máquinas, que também integra a estratégia.

“Hoje, a área de suporte ao produto e serviços é uma das mais valorizadas da empresa e que conta com o maior orçamento para investimentos dentro do grupo”, diz ele.

O executivo desenvolveu toda a sua carreira profissional dentro da companhia sul-coreana, na qual atua desde 1999, inicialmente como gerente de vendas na Doosan Corporation, posição na qual permaneceu até 2009, passando depois a CFO (Chief Financial Officer) da Doosan Infracore Índia (de 2010 a 2015) e gestor de crédito na Doosan Infracore e Hyundai Infracore (entre 2016 e 2023), até chegar neste ano à posição de liderança da empresa no Brasil.

“Atualmente, a tecnologia é um fator mandatório em tudo o que vemos”, diz ele. “Cada vez mais, as novas gerações exigem produtos altamente tecnológicos, mas também capazes de garantir operações mais precisas e otimizadas.”

Acompanhe.

•Como avalia o impacto da mudança de marca para a empresa?

Nosso principal desafio é mostrar ao mercado que a mudança da marca não impactou na qualidade e tecnologia dos nossos produtos. Muito pelo contrário, podemos dizer que a mudança de marca – em conjunto com a mudança de grupo – fortaleceu ainda mais a nossa característica de desenvolver equipamentos altamente tecnológicos e de excelente qualidade.

•Qual é a importância do mercado latino-americano para a Develon?

A América Latina vem ganhando força dentro do grupo. A marca se destaca em operações severas que requerem equipamentos de qualidade e suporte técnico rápido, impulsionando a nossa participação de mercado. No mercado brasileiro, especificamente, isso não é diferente. Devido à confiança do mercado local, estamos reforçando os investimentos com o intuito de melhorar ainda mais o suporte aos clientes e aos revendedores brasileiros.

•Com tem sido o desempenho da empresa em termos de vendas no Brasil?

No ano passado, tivemos um aumento de quase 40% no volume de vendas em relação ao ano anterior. Essa retomada de vendas foi fundamental para nos reposicionarmos em termos de investimentos e estratégias futuras no mercado brasileiro. Para este ano, temos a operação de peças rodando através do nosso centro de distribuição de peças local e, assim, buscamos um crescimento de mais de 50% no volume de vendas de equipamentos.


Segundo o executivo, a Develon se destaca em operaçõesseveras
que requerem equipamentos de qualidade e suporte técnico ágil

•Qual é a área em que aempresa mais se destaca?

Globalmente, o mercado de mineração é a área em que mais nos destacamos devido à qualidade, durabilidade e alta tecnologia dos nossos produtos, garantindo maior produtividade com menores custos operacionais. Já no mercado de construção podemos nos considerar consolidados pois, além dos equipamentos com configuração padrão, oferecemos configurações especificas para demolição e opcionais como rompedores hidráulicos e pulverizadores de concreto, fixos ou com giro.

•Qual é a estratégia adotada para ampliar a participação da marca localmente?

Buscamos aumentar a cobertura de atendimento por meio de distribuidores nas principais capitais e polos de negócios no país. A ideia é estar cada vez mais próximo dos clientes e atendê-los de forma rápida e eficaz, diminuindo cada vez mais o tempo de espera no atendimento e no suporte em geral. Ainda em 2024, devemos inaugurar diversas filiais de distribuidores em território nacional.

•Pode citar alguns destaques atuais do portfólio da marca?

Dentre os destaques estão as escavadeiras da série 7M, que trazem um exclusivo sistema de controle de potência do motor, que trabalha em conjunto com a bomba hidráulica eletrônica, tornando o equipamento mais preciso e com consumo muito abaixo da concorrência. Também destacamos o lançamento do caminhão rígido fora de estrada de 90 ton e da escavadeira florestal, que foi projetada de acordo com a necessidade do mercado, garantindo maior disponibilidade durante a operação e em manutenções inesperadas em locais de difícil acesso.

•A oferta inclui máquinas produzidas no Brasil?

Durante a M&T Expo 2024 lançamos três escavadeiras fabricadas no Brasil, incluindo os modelos DX150LCB, DX180LCB e DX220LCB, respectivamente de 15, 18 e 22 t, que desde maio já estão disponíveis para venda em todo o território nacional.

•Como avalia a importância do CDP para o atendimento?

Sem dúvida, a abertura do centro de distribuição de peças no Brasil, agora em janeiro, foi fundamental para garantir agilidade no atendimento e transmitir maior confiabilidade em nosso negócio. Nosso planejamento de estoque é baseado no comportamento dos equipamentos que trabalham no mundo todo e em sugestões do corpo técnico dos distribuidores locais, garantindo maior disponibilidade de itens e assertividade na escolha das peças. A localização do CDP em Jundiaí (SP) também auxilia nessa agilidade, pois está localizado entre duas das principais rodovias do estado.


Inauguração do PDC de Jundiaí representa um marco para
a expansão no país, avalia o presidente da Develon Brasil

•Qual é o volume de estoque atual e para quais equipamentos é destinado?

Nosso estoque atual é composto por peças de todas as máquinas que operam no Brasil, inclusive modelos recém-lançados. No momento, o espaço de 2.000 m² conta com um estoque de 4.665 itens em SKUs (Stock Keeping Units, ou Unidades de Manutenção de Estoque).

•Quais são os planos de expansão em termos de serviços?

Ainda este ano devemos inaugurar um novo centro de treinamento técnico próximo à Grande São Paulo, visando treinar nossa rede de distribuidores, além de plataformas de treinamentos on-line que já fazem parte da nossa rotina. Hoje, a área de suporte ao produto é uma das mais valorizadas da empresa e com maior orçamento para investimentos dentro do grupo.

•Como vê o impacto das novas tecnologias no setor de máquinas pesadas?

Atualmente, a tecnologia é um fator mandatório em tudo o que vemos. As novas gerações cada vez mais exigem produtos altamente tecnológicos, capazes de garantir operações mais precisas e otimizadas. Além disso, o crescente déficit de mão de obra e os riscos em determinadas operações impulsionam a busca por alternativas. Hoje, as máquinas não-tripuladas e controladas remotamente já fazem parte da nossa realidade, juntamente com equipamentos que fazem operações sem intervenção, sistemas de detecções de falhas, controles e planejamento de produtividade, controle de segurança do trabalho dentro das áreas de operação e gerenciamento de frotas em tempo real de forma remota.

•A propósito, quais são os projetos da marca nessas áreas?

Já estamos testando alguns equipamentos-conceito em diferentes locais do mundo. Durante a ConExpo 2023, por exemplo, mostramos esses conceitos em operações reais dentro de uma área de testes no próprio estande. Já na M&T Expo deste ano, trouxemos esses equipamentos em escala menor, para demonstrar o layout de projeto e aproximar o mercado brasileiro dessa realidade.

•O que a Develon oferece como diferencial em digitalização?

Contamos com soluções como o My Develon, uma plataforma digital que aproveita os dados dos equipamentos e usuários para oferecer soluções de serviços abrangentes durante todo o ciclo de vida. A ferramenta visa aumentar a comodidade através da integração de áreas tradicionalmente separadas, fornecendo uma solução abrangente que consolida todas as informações dos equipamentos e serviços digitais em uma única plataforma, a qualquer hora e em qualquer lugar.


Centro de monitoramento remoto da marca
garante maior eficiência dos equipamentos em campo, diz Kim

•Como esses dados auxiliam no atendimento remoto às frotas?

Por meio do Develon Uptime Center, que é o centro de monitoramento remoto da marca, acompanhamos todos os equipamentos para garantir maior eficiência em campo, seja através de suporte técnico global para resolução de problemas, monitoramento de códigos de falha e alarmes, diagnósticos remotos ou prognósticos. Além do centro de monitoramento principal na Coreia do Sul, temos uma estrutura específica para o Brasil, localizada em Americana (SP), e estamos lançando unidades regionais em todos os nossos distribuidores.

•Como essas ferramentas se aplicam à manutenção especificamente?

Contamos com uma ferramenta de realidade aumentada chamada AR Guidance, que integra um conteúdo virtual dentro de um cenário real, podendo ser projetada tanto em dispositivos móveis quanto em computadores. Para resolução de problemas em campo, a ferramenta disponibiliza todos os códigos de falhas dos equipamentos, juntamente com o passo a passo para as intervenções de reparo e manutenção.

•A solução também permite a gestão preditiva dos equipamentos?

Sim, os testes de desempenho dos principais componentes também já estão disponíveis juntamente com o monitoramento de sinal de sensores da máquina. No visualizador dos equipamentos, é possível identificar a localização e informações dos principais componentes, incluindo motor, sistema hidráulico e sistema elétrico das máquinas.


​​​​​​​Saiba mais:
Develon:
la.develon-ce.com

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