Revista M&T - Ed.85 - Out/Nov 2004
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REFORMA

A melhor resposta vem do trabalho de campo

O uso diferenciado de pneus nas várias operações exige soluções específicas e, em muitos casos, compostos especiais de borracha.

O contexto de trabalho do pneu é fundamental não somente para sua eleição correta, como também para sua reforma mais adequada. Empresas como a reformadora de pneus REGIGANT e fabricantes de produtos de borracha como a Vipal tem atuado no sentido de apresentar soluções específicas em suporte técnico, prestação de serviços e compostos especiais para pneus de equipamentos nas mais variadas aplicações.

O trabalho de campo da REGIGANT tem revelado particularidades significativas nas várias operações. Enquanto pedreiras de extração de granito, por exemplo, têm o fator abrasividade como ponto determinante para uma possível escolha do composto, o mesmo não ocorre em cimenteiras, onde a prioridade é a resistência aos cortes. Dentro de uma mesma operaç


O uso diferenciado de pneus nas várias operações exige soluções específicas e, em muitos casos, compostos especiais de borracha.

O contexto de trabalho do pneu é fundamental não somente para sua eleição correta, como também para sua reforma mais adequada. Empresas como a reformadora de pneus REGIGANT e fabricantes de produtos de borracha como a Vipal tem atuado no sentido de apresentar soluções específicas em suporte técnico, prestação de serviços e compostos especiais para pneus de equipamentos nas mais variadas aplicações.

O trabalho de campo da REGIGANT tem revelado particularidades significativas nas várias operações. Enquanto pedreiras de extração de granito, por exemplo, têm o fator abrasividade como ponto determinante para uma possível escolha do composto, o mesmo não ocorre em cimenteiras, onde a prioridade é a resistência aos cortes. Dentro de uma mesma operação também há diferenças a serem consideradas. A distância percorrida pelos equipamentos é um dos fatores a serem considerados não só em relação ao composto, como a profundidade, capacidade de carga e a pressão dos pneus.

A resistência dos manchões ou características do composto de borracha como a dureza (Shore), módulo, tensão de ruptura e outros fatores também podem variar bastante. Pneus de minas subterrâneas por exemplo, tendem a ter uma vida útil média muito baixa devido aos arrancamentos, patinagens e constantes cortes, exigindo-se assim um tratamento diferenciado e especializado na sua reforma e conserto.

Algumas minerações a céu aberto por utilizarem equipamentos de grandes dimensões e consequentemente pneus gigantes podem, por exemplo terem seus pneus fadigados - devido a uma vida útil muito estendida sob trabalhos de grandes cargas - antes mesmo de atingirem uma profundidade de reforma, exigindo assim outra abrangência de manutenção destes, com consertos preventivos.




COMPOSTOS ESPECIAIS

Existem compostos com características diferentes para diferentes tipos de aplicações em diferentes tipos de trabalho. E isso pode mudar dependendo do tipo de solo, mesmo porque aquele equipamento já fora desenvolvido para executar aquele tipo de trabalho, portanto o composto em determinado pneu para certo tipo de equipamento deve sempre estar em concordância direta com o material a ser transportado ou trabalhado.

Deve-se atentar que o composto de borracha é mais um item num grande número de variantes. Em alguns tipos de pneus podem ocorrer vários tipos de compostos, maior resistência a cortes, abrasão ou calor por exemplo. Mas também existem compostos padrões de trabalho. Compostos mais duros, com maior alongamento ou outras características podem ser encontrados no mercado e já têm até padrões definidos pela própria experiência do fabricante de borracha, e isso inclui um perfeito entrosamento entre estes e nós reformadores.

A Vipal confirma que o acompanhamento de campo pode ter, dentre outros resultados, o desenvolvimento de produtos mais adequados à determinadas características de cada operação — incluindo manchões, massas, cimentos e camelback. Porém o seu departamento técnico adverte que o usuário não deve se deter em apenas um aspecto desta nova banda de rodagem^ 0 desenho, a profundidade (ou altura dos sulcos) ou o composto, sendo que na verdade o desempenho está no conjunto.

Um aspecto fundamental que muitas vezes o cliente ignora são os reparos, por exemplo. Um pneu OTR que sofre muito e custa muito, pode ter sua vida interrompida precocemente por causa de um reparo mal feito ou que tenha sido subdimensionado por pressão do cliente em razão de preço. Nos valores que atingem um OTR, há que se ter muito critério ao pressionar um fornecedor.

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