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Revista M&T - Ed.53 - Jun/Jul 1999
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Eletrônica Embarcada II

A importância do CAN-Bus e do Teleservice

Equipamentos também usam sistema CAN-Bus
Sigfrido Jurado*
Fazendo uma analogia com um automóvel, percebemos que a indústria automobilística produz há muitos anos sistemas eletrônicos que, hoje, para nós já são absolutamente normais. Todos os automóveis têm um computador de bordo.
A indústria automobilística tem uma produção muito grande de veículos. Isso significa que, se nós, para as máquinas industriais, usamos sensores e outros elementos que a indústria automobilística também utiliza, podemos conseguir peças por um preço mais barato. Todos conhecemos esses sistemas: comunicação, segurança, conforto, motor, radar, luzes, comunicaçõesrádio-computador, regulagem da aceleração do motor, regulagem do chassis, posição dosassentos automática.
Tàmbém no automóvel, um mesmo problema se apresenta em relação às máquinas.Quando se tem muitos sistemas eletrônicos,há uma necessidade de comunicar essessistemas entre si. Secada sistema é interligado através de um cabo com o computador central, o problema que temos é este emaranhado de cabos. Mas, se usarmos um sistema central, a única coisa que temos de fazer é interligar um sistema com o outro e então conectar com o sistema de comunicação. E por isso que não só a Liebherr, como também outras empresas, há já uns seis anos, resolveram usar o CAN-Bus. CAN é uma sigla em inglês que significa “Comunication Area Network”, que é um sistema de comunicações com seu protocolo.
Eu vou dar como exemplo uma escavadeira da nossa empresa, a R-996. Essa é uma escavadeira que tem um display, ou seja, um monitor, onde o operador visualiza todas as operações, o teclado que ele pode acionar, um controle do motor diesel e do sistema hidráu

Equipamentos também usam sistema CAN-Bus
Sigfrido Jurado*
Fazendo uma analogia com um automóvel, percebemos que a indústria automobilística produz há muitos anos sistemas eletrônicos que, hoje, para nós já são absolutamente normais. Todos os automóveis têm um computador de bordo.
A indústria automobilística tem uma produção muito grande de veículos. Isso significa que, se nós, para as máquinas industriais, usamos sensores e outros elementos que a indústria automobilística também utiliza, podemos conseguir peças por um preço mais barato. Todos conhecemos esses sistemas: comunicação, segurança, conforto, motor, radar, luzes, comunicaçõesrádio-computador, regulagem da aceleração do motor, regulagem do chassis, posição dosassentos automática.
Tàmbém no automóvel, um mesmo problema se apresenta em relação às máquinas.Quando se tem muitos sistemas eletrônicos,há uma necessidade de comunicar essessistemas entre si. Secada sistema é interligado através de um cabo com o computador central, o problema que temos é este emaranhado de cabos. Mas, se usarmos um sistema central, a única coisa que temos de fazer é interligar um sistema com o outro e então conectar com o sistema de comunicação. E por isso que não só a Liebherr, como também outras empresas, há já uns seis anos, resolveram usar o CAN-Bus. CAN é uma sigla em inglês que significa “Comunication Area Network”, que é um sistema de comunicações com seu protocolo.
Eu vou dar como exemplo uma escavadeira da nossa empresa, a R-996. Essa é uma escavadeira que tem um display, ou seja, um monitor, onde o operador visualiza todas as operações, o teclado que ele pode acionar, um controle do motor diesel e do sistema hidráulico, um sistema de eletrônica de comutação, que é um sistema para acender/apagar luzes, o limpador de pára-brisas, etc. e tem um controle automático de lubrificação.
Todos esses sistemas eletrônicos se comunicam com o CAN-Bus e a grande vantagem desse sistema é que são apenas dois cabos. A R-996 tem dois motores Cummins.
Esses dois motores e a parte hidráulica estão controlados por dois sistemas eletrônicos. Ou seja, esses sistemas eletrônicos estão próximos ao motor e os cabos entre os sensores e o ativador hidráulico é curto. A única comunicação entre esses dois sistemas eletrônicos e o sistema principal é esse cabeamento CAN-Bus. O sistema automático de lubrificação está localizado em outra parte e ele também se comunica apenas por dois cabos. Na parte dianteira,
temos o teclado e o display que também se comunicam através de dois cabos. Todo o sistema de comunicação da eletrônica é feito por dois cabos. Ou seja, se em algum momento eu quero informações desse sistema eletrônico posso
através do teclado pedir informações dos outros sistemas. Todos estão interligados e trabalham conjuntamente.
Tomemos como exemplo as máquinas menores. As nossas máquinas pequenas trabalham com o mesmo conceito.
Mas apenas o tipo de sistema eletrônico é um pouco diferente, porque as máquinas menores não precisam de tantas funções como as grandes, mas o sistema de comunicação é o mesmo. Isso significa que se eu tenho uma máquina e, daqui a dois anos, quero mais funções, quero expandir as funções, nós não precisamos mudar a máquina nem o sistema elétrico. Simplesmente acrescentamos outro sistema eletrônico de computação, com sistema CAN-Bus. Existem aproximadamente 80 sistemas de informação diferentes. Apenas com as teclas podemos acessar diferentes informações de diferentes sistemas eletrônicos. Podemos ler a informação do sistema eletrônico de controle do motor diesel; também a temperatura do óleo, da água, rotações do motor, qual a corrente que está passando pelos solenóides, etc. A partir do teclado, podemos acelerar o motor e todas as funções da máquina. Éuma eletrônica robusta e não é afetada nem pela umidade, nem pela temperatura.
Tudo isso é evolução tecnológica. Se fizermos uma analogia, vamos ver que a nossa primeira escavadeira dos anos 50 tinha um motor diesel, de 30 HP,350 litros de capacidade e um peso sem carga de 7,2 mil kg. Enquanto uma máquina moderna tem 3000HPa capacidade da caçamba é de 35 m3 e o peso é 100 vezes maior. Então, em 25 anos, multiplicamos por 100 a potência da máquina.
Teleservice
Nós falamos o que a eletrônica pode fazer, mas nós temos um problema: o que acontece quando essa eletrônica não funciona? Éa melhor eletrônica do mundo, mas a máquina não funciona, não trabalha e eu estou perdendo dinheiro. Então, temos que achar uma maneira para que isso não aconteça.
Nós estudamos um pouquinho quais eram os problemas de serviço a nível mundial. Porexemplo, o Brasil é um país
enorme, com milhares de quilômetros que separam uma máquina em serviço de outra. Dentre os problemas que
acontecem com freqüência temos, por exemplo, a qualificação do pessoal de operação, que é limitada na linguagem, na cultura e no treinamento. As nossas máquinas industriais apresentam, às vezes, uma deterioração muito grande como resultado do seu uso com sobrecarga e em condições ambientais difíceis. Às vezes não existe uma estrutura para manutenção porque ou a empresa é muito pequena ou a rede de serviços é limitada. E as redes de serviços têm muitos produtos e, muitas vezes, o técnico que trabalha nessas oficinas tem que estar qualificado para todos os diversos produtos. Se há muita diversificação de produtos, a qualificação do técnico será necessariamente menor, porque ele tem delidar com uma variedade muito grande de produtos.
Daí a importância, em primeiro lugar, de se gravar os dados de trabalho. Toda a vez que a máquina estiver trabalhando, automaticamente, todos os dados de funcionamento devem estar sendo gravados. Depois, é importante, que possamos ter acesso a esses dados, mesmo à distância.
Então, inventamos uma estratégia de serviço que se chama Teleservice. É uma estratégia baseada em modem e satélites e através desses modem e satélites de qualquer lugar do mundo, essas informações das máquinas podemser transmitidas ao computador. Eu posso ver se essa máquina está trabalhando, está com problemas, se está levantando carga, se tem algum alarme acionado e, com todos os dados, eu posso até fazer estatísticas de horas de trabalho da máquina e, até o desenvolvimento da parte eletrônica, eu posso controlar por computador.
* Sigfrido Jurado é Líder do Grupo para Desenvolvimento e Projeto de Eletrônica Aplicada nos Equipamentos de Construção da Liebherr Holding, Alemanha

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