P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.67 - Out/Nov 2001
Voltar
Elas por elas

A força feminina na M&T Expo 2001

Edição deste ano da M&T Expo mostrou que a presença e o charme das mulheres em uma feira técnica não estão mais necessariamente restritos a recepcionistas e modelos dos estandes.

A M&T EXPO pode ser definida como uma feira essencialmente técnica, onde as onde as estrelas são máquinas e equipamentos de alta tecnologia. No entanto, a cada edição, as mulheres marcam presença mostrando sua força criativa e capacidade de trabalho.

À frente de suas próprias empresas onde regem equipes com a batuta da sensibilidade e da competência, ou em cargos estratégicos em grandes empresas, ou ainda na organização e promoção da feira, elas mostraram a que vieram e deram um brilho especial à M&T EXPO 2001.

Elizabeth B. Bozza é um desses exemplos. À frente da Bozza Indústria e Comércio, empresa com mais de 50 anos e a mais importante fabricante de comboios para lubrificação de equipamentos, unidades móveis para lubrificação, abastecimento e tanques elípticos (pipas e bomxxx agrícolas), ela e sua equipe protagonizaram um dos grandes lançamentos da feira: o primeiro portal de lubrificação do País - Unilubri ('www.unilubri.com).

A empresa participa da feira desde a primeira edição. Com visão empreendedora, pautada pela formação em economia, pós-graduação em administração e MBA em Marketing, pela USP, Elizabeth não poderia ter adotado estratégia melhor ao optar pelo lançamento do Unilubri durante a feira: foi um dos estandes mais movimentados e a partir do evento firmou novas parcerias, conseguiu apoios e alcançou surpreendentes índices de visitação do portal: mais de 5 mil acessos em setembro.

"É um projeto acalentado por um longo tempo", diz ela. "Porém, em breve será uma unidade de negócios totalmente independente da Bozza, que deu apenas o start inicial para colocar o portal no ar. Estamos trabalhando arduamente e com uma equipe altamente profissionalizada para que isso acon


A M&T EXPO pode ser definida como uma feira essencialmente técnica, onde as onde as estrelas são máquinas e equipamentos de alta tecnologia. No entanto, a cada edição, as mulheres marcam presença mostrando sua força criativa e capacidade de trabalho.

À frente de suas próprias empresas onde regem equipes com a batuta da sensibilidade e da competência, ou em cargos estratégicos em grandes empresas, ou ainda na organização e promoção da feira, elas mostraram a que vieram e deram um brilho especial à M&T EXPO 2001.

Elizabeth B. Bozza é um desses exemplos. À frente da Bozza Indústria e Comércio, empresa com mais de 50 anos e a mais importante fabricante de comboios para lubrificação de equipamentos, unidades móveis para lubrificação, abastecimento e tanques elípticos (pipas e bomxxx agrícolas), ela e sua equipe protagonizaram um dos grandes lançamentos da feira: o primeiro portal de lubrificação do País - Unilubri ('www.unilubri.com).

A empresa participa da feira desde a primeira edição. Com visão empreendedora, pautada pela formação em economia, pós-graduação em administração e MBA em Marketing, pela USP, Elizabeth não poderia ter adotado estratégia melhor ao optar pelo lançamento do Unilubri durante a feira: foi um dos estandes mais movimentados e a partir do evento firmou novas parcerias, conseguiu apoios e alcançou surpreendentes índices de visitação do portal: mais de 5 mil acessos em setembro.

"É um projeto acalentado por um longo tempo", diz ela. "Porém, em breve será uma unidade de negócios totalmente independente da Bozza, que deu apenas o start inicial para colocar o portal no ar. Estamos trabalhando arduamente e com uma equipe altamente profissionalizada para que isso aconteça. Os resultados já podem ser mensurados".

Outro caso marcante é a presença da Jomaq Equipamentos Pesados, carinhosamente chamada de "Spa das Máquinas", cuja diretoria comercial e administrativa está a cargo da arquiteta Joira Cruz. Participando pela primeira vez da M&T EXPO, a Jomaq mostrou seu potencial de trabalho na reforma e manutenção de equipamentos pesados aliando engenharia e tecnologia ao restaurar componentes, desenhar novas peças e até modificar a estrutura dos equipamentos para melhor adaptá-los à necessidade do cliente e utilização na obra.

No estande, apesar de assuntos técnicos, teve algo além da competência e simpatia da equipe que encantou o público: obras de arte. Joira levou para a feira a artista plástica Nilza Gutierrez, que além de decorar o estande com trabalhos exclusivos, pintou durante a feira uma tela que foi sorteada aos visitantes.

Aliar equipamentos e obras de arte, no entanto, já é rotina na Jomaq. Quem visita as instalações da empresa percebe o diferencial: a oficina é repleta de telas coloridas montadas em um grande painel em meio às máquinas, hoje "marca registrada" da empresa e é claro, um dos orgulhos da sua diretora.

"Participar da M&T Expo foi uma excelente experiência", ressalta Joira Cruz. "Além de divulgarmos nosso trabalho, pudemos rever amigos, estreitar parcerias, ampliar relacionamentos com profissionais de todas as partes do país. Alguns ainda estranham ao ver uma mulher nesse tipo de negócio. Mas assim que percebem que discutimos cada item do trabalho com tranquilidade e segurança as portas se abrem e o trabalho flui. Afinal já estamos nesse mercado há 16 anos".

A Vermeer é outro caso onde a presença feminina ganha cada vez mais espaço. Especificamente na feira, tem na equipe mulheres que falam com a mesma desenvoltura sobre equipamentos sofisticados de perfuração subterrânea e a rotina da casa e da família.

A administradora de empresas Eliana Beatriz de Almeida é um desses casos. Trabalha na empresa há quatro anos e aprendeu muito rápido a lidar com as máquinas e hoje cuida da área de marketing da empresa. "Fui conhecendo aos poucos todas as linhas de equipamentos da empresa. Mas tive também muito apoio dos colegas de trabalho", conta.

No início Eliana conta que "alugava" os colegas. Detalhista e interessada queria conhecer tudo, a cada componente, cada aplicação. "Hoje são eles que me alugam", diz ela. "Houve certa resistência inicial pelo fato de eu ser uma mulher, mas isso já foi superado".

Quem passou pelo estande da Vermeer durante a M&T comprovou a tese. Agitada, lá estava Eliana explicando aos visitantes com segurança e desenvoltura cada equipamento, com detalhes de uma pós-graduada em mecânica. Em parceria com Eliana estava Sueli Pilon, assistente de vendas. Polivalente, cuida da área comercial e secretaria o diretor da empresa, Sérgio Palazzo, além de atuar na Abratt - Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva, Pella Engenharia, Sotenco Equipamentos e na própria Vermeer.

Sueli também conhece aspectos técnicos e de produtividade de cada um dos equipamentos e utiliza as informações com tranquilidade e desembaraço no esforço de venda. Há nove anos na empresa afirma que mesmo atuando num universo eminentemente masculino sente-se realizada e respeitada profissionalmente. "Participar da M&T, apesar da correria e do trabalho é altamente gratificante".

A turma do barulho

Realizar um evento do porte e da importância da M&T EXPO não é tarefa fácil e requer um imbatível jogo de equipe nos bastidores. Integradas e guerreiras, as moças da SOBRATEMA não mediram esforços para que tudo acontecesse como deveria. A feira ganhou estrutura própria em 2001, coordenada por Hugo Ribas ao lado do Comitê de organização da Feira que integrou profissionais da SOBRATEMA e da Alcântara Machado.

Assim, muitas das profissionais atuaram em várias frentes - como SOBRATEMA e M&T EXPO. Magali Telles, responsável pela área administrativa e financeira da entidade, teve atuação marcante na administração da M&T com o apoio de Samanta Zavata.

O atendimento ao expositor ficou aos cuidados da jovem Fernanda Toppa, que utilizou toda sua boa vontade e simpatia ao longo de quase dois anos cuidando dos expositores um a um.

Arlene Lopez Vieira, que trabalha com a diretoria do programa Opus, dessa vez deu suporte à diretoria internacional e cuidou das Associações estrangeiras presentes com atendimento, apoio logístico e eventos.

Na comunicação, Tânia Soares, atualizou o site da SOBRATEMA diariamente com as novidades da feira, enquanto Cristina Bighetti, diretora da Timepress Comunicação Empresarial, (assessoria de imprensa que atende a SOBRATEMA há seis anos e responsável pela divulgação da M&T EXPO desde a edição de 1 997) cuidou com sua equipe do atendimento aos jornalistas, organização de entrevistas coletivas e atendimento em sala de imprensa com ao lado da Assessoria de imprensa da Alcântara Machado. Esse ano, as assessorias de imprensa da SOBRATEMA e Alcântara Machado trabalharam juntas e trouxeram ao evento, além de toda a mídia especializada, vários jornalistas de importantes publicações estrangeiras como El Constructor, Latino Mineria, Info Mensual de La Sociedad Nacional de Mineria, World Highways, entre outros, fazendo com que a feira ganhasse ainda mais destaque no mercado internacional.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E