P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 124 - 01/2010

Obra de barragem usa asfalto na execução do núcleo

A usina hidrelétrica de Foz do Chapecó, em construção na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está fazendo história na engenharia brasileira ao contar com a primeira barragem de enrocamento preenchida com asfalto como componente principal do seu núcleo de vedação. A tecnologia, usada em obras de hidrelétricas na Alemanha, Noruega e China, foi adotada para viabilizar o cumprimento do cronograma da usina, possibilitando a execução da barragem na janela de tempo estabelecida pelo regime hidrográfico do rio Uruguai, onde ele fica localizada.

Sua construção pelo método tradicional com núcleo argiloso e de concreto poderia comprometer esse prazo, segundo avaliações do consórcio construtor Volta Grande, composto pela Construtora Camargo Corrêa, CNEC Engenharia e Alstom. Por esse motivo, as empresas contrataram uma consultoria internacional, que propôs a solução. Com isso, a usina de 855 MW será construída no prazo de 48 meses.

O planejamento da obra da barragem prevê a execução de três camadas asfálticas compactadas de 20 cm cada por dia. A largura da faixa é de 50 cm. O teor de asfalto é de 46,5% e o índice de vazio de 3%. Para a aplicação, foi adquirida uma usina gravimétrica de asfalto. No total, a barragem terá 48 m de altura e 598 m de extensão.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.