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Revista M&T Edição 127 - 01/2010

O primeiro caminhão 100% elétrico da América Latina

Em parceria com a Itaipu Binacional, a Iveco apresentou ao mercado o primeiro caminhão totalmente movido a energia elétrica da América Latina. Segundo as empresas, o Daily Elétrico foi desenvolvido para explorar as possibilidades de uso de uma energia renovável no transporte de cargas e passageiros, de forma a reduzir as emissões de carbono na atmosfera. Equipado com cabine dupla para seis pessoas e motorista, o veículo é indicado para transportes leves, tendo uma capacidade de carga de 2,5 t.

Ele tem peso bruto (PBT) de 5,5 t e é equipado com um motor elétrico de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado por inversor de potência e refrigerado a água. O motor tem potência nominal de 54 cv e torque de 129 Nm (a 2.950 rpm), mas atinge pico de potência de 108 cv e torque de 300 Nm. Ele é acionado por três baterias Zebra Z5, à base de sódio, níquel e cádmio, que confere uma autonomia de 100 km ao veículo.

Segundo a Iveco, essas baterias são três vezes mais leves que as convencionais e apresentam a mesma capacidade de armazenamento, o que resultou num acréscimo de peso de apenas 450 kg ao protótipo em relação ao modelo a partir do qual ele foi desenvolvido. A recarga das baterias consome um tempo de oito horas para cada ciclo (quando estão totalmente descarregadas) e se realiza por meio de três tomadas de 220V/16A. Como elas são isentas de “efeito memória”, apresentam uma vida útil de 1.000 ciclos (cargas).

Entre outras características, o protótipo utiliza a tecnologia de recuperação da energia cinemática gerada nas frenagens. Por meio desse sistema, o calor dissipado nos freios é transformado em energia elétrica que alimenta as baterias do veículo. Além disso, sua caixa de direção eletro-hidráulica foi projetada para consumir o mínimo possível de energia. De acordo com a Iveco, o veículo atinge uma velocidade máxima e limitada eletronicamente de 70 km/h, tendo capacidade de arrancar em rampas de até 18%. O modelo foi desenvolvido a partir do Daily 55C chassi-cabina e as duas empresas já planejam outro protótipo de veículo elétrico, para o próximo ano, com base em outro caminhão da Iveco.