O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) contratou a Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) para reformular o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro) do órgão.
O sistema do Dnit é empregado na montagem de editais e na elaboração de pesquisas de insumos utilizados em obras em todo o país. O contrato com a FGV terá duração de 36 meses e investimento de R$ 79,8 milhões.
O serviço inclui a realização de estimativa bimestral de preços de mais de 90 mil itens utilizados em obras do setor de infraestrutura de transportes e contempla a realização de estudos especiais na área de custos, demandados pelo Dnit e recomendados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No que tange ao Custo Operacional de Máquinas, a Sobratema já disponibiliza mensalmente ao mercado seu levantamento, veiculado nas versões impressa e digital da revista M&T.
O novo Sicro será a base para elaboração dos orçamentos da maioria dos projetos de infraestrutura de transporte, e não apenas de rodovias, como ocorre até agora. A atualização também tem o propósito de acompanhar a evolução tecnológica do setor, permitindo a atualização de coeficientes de produtividade nas composições de custos. Os primeiros resultados do trabalho estarão disponíveis no site do Dnit a partir do próximo ano.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade