FECHAR
FECHAR
12 de dezembro de 2018
Voltar

Serviços

Tabela Custo Horário da Sobratema conta com novas categorias

Ao todo foram incluídas 15 categorias pertencentes a 3 famílias de equipamento
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Tabela Custo Horário desenvolvida por engenheiros associados à Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração para auxiliar nos cálculos de orçamento de obras no quesito gestão e manutenção de frota conta com a inclusão de novas categorias.

Ao todo foram incluídas 15 categorias pertencentes a 3 famílias de equipamentos, que são: autobomba de concreto com mastro de distribuição (9 categorias); bomba de concreto rebocável ou autobomba – Estacionária (4 categorias); e, mastro de distribuição de concreto (2 categorias).

A tabela atualizada com os equipamentos incluídos estará disponivel na edição dezembro e janeiro da Revista M&T.

Além disso, a Sobratema disponibiliza aos seus associados um Simulador de custos para os equipamentos mais utilizados no setor, permitindo a customização do cálculo de acordo com a necessidade.

"Normalmente no Brasil os serviços de concretagem são precificados por metro cúbico e não por hora trabalhada do equipamento, como é feito nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Nesse contexto, a Sobratema está disponibilizando um recurso a mais para balizar o setor, contribuindo assim para divulgar o conhecimento técnico visando melhorar o planejamento e a produtividade da obra", Nelson Costabile, gerente de projetos especiais da Sobratema.