Scania chega a 500 mil caminhões produzidos no Brasil — Revista M&T
Terça-feira, 27 de outubro de 2026

Tecnologia e inovação para
construção e mineração

Assinar newsletter Mais de 42 mil profissionais recebem a newsletter
Início› Exclusivo› Edição 285 ← Voltar à edição
M&T nº 285Julho 2024 Matéria 8 de 12
Sumário
  1. EditorialA disrupção no controle de máquinas
  2. DigitalizaçãoTecnologia a serviço da produtividade
  3. MotoniveladorasAderência na medida certa
  4. Especial InfraestruturaMercado de galpões logísticos avança no país
  5. FabricanteLiebherr celebra 50 anos no Brasil
  6. Usinas De AsfaltoReciclagem com alta qualidade
  7. FabricanteXCMG celebra 10 anos no Brasil
  8. FabricanteScania chega a 500 mil caminhões produzidos no Brasil
  9. A Era Das MáquinasFeiras setoriais se espalham pelo mundo
  10. ManutençãoO uso seguro de talhas e ganchos
  11. Entrevista – Luiz Marcelo Daniel"O cliente de produção não olha preço”
  12. Coluna Do YoshioOs aprendizados das catástrofes
  13. Painel18 notas e colunas
Fabricante

Scania chega a 500 mil caminhões produzidos no Brasil

Abrigando a primeira planta da marca fora da Europa, o Brasil tornou-se um mercado essencial para a fabricante como celeiro de soluções e importante hub de exportação

Exclusivo M&T 9 de julho de 2024 · Edição 285

Neste ano, a Scania registrou um feito histórico no país ao chegar a 500 mil caminhões produzidos desde que iniciou as operações em solo brasileiro, em 1957. O caminhão escolhido para celebrar o marco foi o modelo 460 R Super 6x2 (na imagem acima).

No início da operação, ainda no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), a empresa contava com aproximadamente 500 colaboradores. Quando migrou para São Bernardo do Campo (SP), cinco anos depois, já contava com uma capacidade de produção de 800 veículos/ano, com cerca de 1.500 colaboradores.

Segundo o vice-presidente de logística da montadora, Adolpho Bastos, a aposta em tecnologia e inovação se acentuou desde então.

“Ao longo de quase 70 anos no país, desenvolvemos não apenas produtos, mas também tecnologias e a própria indústria nacional”, diz ele, destacando que, no início, a fabricante produzia em torno de 162 caminhões por ano no país.

“Hoje, produzimos esse volume em um único dia, se incluirmos ônibus na conta”, complementa.

Primeira unidade fora da Europa, a fábrica brasileira atualmente conta com uma capacidade instalada de 30 mil veículos e aproximadamente 5.500 colaboradores, mobilizando cerca de 270 fornecedores no país.

Com mais de 500 mil m², sendo 214 mil m² de área construída, a planta inclui processos de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, eixos e caixas de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus. “Diferentemente de outras montadoras, somos um hub industrial”, acentua Bastos.


Segundo Bastos, a montadora sedestaca por ser um hub industrial

Segundo ele, o ciclo de investimentos de 2017 a 2024 chegou a R$ 4 bilhões, utilizados na atualização da fábrica e no lançamento de produtos como a Nova Geração de Caminhões em 2018.

A empresa também inaugurou um novo sistema de pintura (Top Coat) e uma nova célula de motores, atualizando gradativamente a área de cabinas.

Em 2020, foi a vez de introduzir motores a gás para ônibus e, depois, para caminhões. “Entre 2020 e 2022 apresentamos ainda a linha Super e, no final do ano passado, fizemos o lançamento global da gama XT, voltada para operações off-road”, complementa.

MARCO HISTÓRICO

De acordo com Bastos, chegar aos 500 mil caminhões produzidos é um marco para a operação no país, que hoje exporta 30% da produção para 52 países, com destaque para mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e, mais recentemente, México, antes abastecido via Europa.

Escolhido como símbolo do marco de 500 mil unidades, o modelo 460 R Super 6x2 é um exemplar único, explica Rodrigo Clemente, diretor comercial da Scania Serviços Financeiros, sendo disponibilizado por meio de uma promoção via consórcio, com 200 cotas

“Definimos esse número juntamente com a rede de concessionários, que analisou o perfil do cliente que queríamos atender e prestigiar”, diz ele. “Em pouco tempo, todas as cotas foram vendidas.”

Segundo o executivo, o caminhão 500K apresenta pintura personalizada com grafismos especiais, além de pacote de itens de conforto, defletor, faróis LED, faróis de milha de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio.

Em termos de tecnologias embarcadas, a unidade especial inclui o piloto automático Actcruise (com previsão ativa), além de controle de aceleração e freio de cabeçote CRB, que promete melhor desempenho na frenagem auxiliar.

A celebração acontece em um momento que a montadora vem angariando resultados acima do mercado na venda de pesados.

De janeiro a abril, a marca emplacou 5.866 unidades, alta de 78,5% sobre o mesmo período de 2023, enquanto o mercado registrou 19.839 unidades, ou +15,5% na mesma comparação. “A participação em pesados está em 30%”, aponta Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da companhia.

Segundo ele, a Scania é a única marca a incluir quatro modelos no ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Atualmente, o produto mais vendido da fabricante é o R 450 (1.846 unidades), seguido pelos modelos R 540 Plus (1.253 unidades), R 460 (804 unidades) e 560 R Super (697 unidades).


BIOCOMBUSTÍVEIS
Amaggi recebe caminhões movidos a B100


Lote de 101 veículos movidos a biodiesel puro vai operar no transporte de grãos

A Amaggi deu início ao uso de biodiesel puro (B100) com o recebimento dos primeiros caminhões preparados para trafegar com o biocombustível, entregues em maio na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP).

Trata-se da primeira venda de caminhões B100 da Scania na América Latina, além de uma das mais representativas globalmente para um único cliente.

Ao todo, o lote inclui 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo 100 unidades do modelo 500 R 6x4 Super e uma do modelo 500 R 6x2 Super – específico para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento.

Os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba, no Pará, fazendo o transporte de grãos.

“Esse projeto veio ao encontro da nossa estratégia de descarbonização”, declara Claudinei Zenatti, diretor de logística e operações da Amaggi.

Para o presidente e CEO da Scania no Brasil, Simone Montagna, o fornecimento é histórico para o setor de transportes.

“É um caso completo de ciclo sustentável, pois a produção do biodiesel é da própria empresa”, salienta o executivo, destacando que a Amaggi produz o biocombustível a partir de óleo degomado de soja.

Saiba mais:
Scania Brasil:
www.scania.com/br

Uma publicação Sobratema

A Revista M&T é editada pela Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos.

Conheça a Sobratema →