P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.183 - Setembro 2014
Voltar
Especial 25 Anos

A visão de leitores e anunciantes

Encomendada pela Sobratema, pesquisa revela porque o veículo mantém-se como líder na área de equipamentos e tecnologias para construção, mineração e agroindústria

Pesquisa apontou valores como confiabilidade, pautas e layout apurado como destaques da publicação

Credibilidade. Mais que qualquer outro conceito, essa é a palavra-chave para se entender o sucesso da revista M&T entre seus leitores e anunciantes. A opinião foi apurada durante duas extensas pesquisas realizadas nos últimos anos pela Sobratema, que edita a revista.

A mais recente, de 2012, pautou inclusive algumas das mudanças posteriormente promovidas na linha editorial e no projeto gráfico da publicação. O levantamento ouviu 32 executivos de empresas anunciantes da revista, por meio de um minucioso questionário. Além disso, a análise foi embasada em mais de três centenas de respostas espontâneas a outro questionário, enviado a aproximadamente 15 mil leitores.

Método – No caso dos anunciantes, além de questões fechadas as entrevistas envolveram perguntas abertas, posteriormente trabalhadas em um painel com indicações de opinião. O levantamento envolveu ainda um extenso trabalho de pré-avaliação institucional da Sobratema, com a criação de uma curva ABC.

Para organizar a lista de potenciais executivos entrevistados, os critérios foram periodicidade e volume de investimentos já realizados na revista. Ajustado, o questionário foi então aplicado por profissionais sêniores de comunicação, com o resultado finalmente consolidado sem a identificação individualizada dos profissionais ouvidos. Já a pesquisa de opinião com leitores envolveu o envio de um questionário padrão, com questões fechadas. As duas pesquisas foram ainda complementadas por um terceiro levantamento, feito junto aos colaboradores da própria Sobratema.

Resultados – De acordo com os anunciantes, a confiabilidade das informações aparece como principal característica da revista (4,27 pontos numa escala de 1 a 5). Ainda segundo a maioria dos anunciantes, a revista não deveria mudar seu estilo, consolidado após mais de duas décadas.

Na escolha de revistas especializadas na área de atuação das empresas, M&T é listada em primeiro lugar por 16 dos 30 executivos que responderam especificamente a essa questão. Na avaliação dos entrevistados, o fa


Pesquisa apontou valores como confiabilidade, pautas e layout apurado como destaques da publicação

Credibilidade. Mais que qualquer outro conceito, essa é a palavra-chave para se entender o sucesso da revista M&T entre seus leitores e anunciantes. A opinião foi apurada durante duas extensas pesquisas realizadas nos últimos anos pela Sobratema, que edita a revista.

A mais recente, de 2012, pautou inclusive algumas das mudanças posteriormente promovidas na linha editorial e no projeto gráfico da publicação. O levantamento ouviu 32 executivos de empresas anunciantes da revista, por meio de um minucioso questionário. Além disso, a análise foi embasada em mais de três centenas de respostas espontâneas a outro questionário, enviado a aproximadamente 15 mil leitores.

Método – No caso dos anunciantes, além de questões fechadas as entrevistas envolveram perguntas abertas, posteriormente trabalhadas em um painel com indicações de opinião. O levantamento envolveu ainda um extenso trabalho de pré-avaliação institucional da Sobratema, com a criação de uma curva ABC.

Para organizar a lista de potenciais executivos entrevistados, os critérios foram periodicidade e volume de investimentos já realizados na revista. Ajustado, o questionário foi então aplicado por profissionais sêniores de comunicação, com o resultado finalmente consolidado sem a identificação individualizada dos profissionais ouvidos. Já a pesquisa de opinião com leitores envolveu o envio de um questionário padrão, com questões fechadas. As duas pesquisas foram ainda complementadas por um terceiro levantamento, feito junto aos colaboradores da própria Sobratema.

Resultados – De acordo com os anunciantes, a confiabilidade das informações aparece como principal característica da revista (4,27 pontos numa escala de 1 a 5). Ainda segundo a maioria dos anunciantes, a revista não deveria mudar seu estilo, consolidado após mais de duas décadas.

Na escolha de revistas especializadas na área de atuação das empresas, M&T é listada em primeiro lugar por 16 dos 30 executivos que responderam especificamente a essa questão. Na avaliação dos entrevistados, o fator determinante de escolha das revistas especializadas como veículo de marketing é o público-leitor. Nesse quesito, M&T também pontuou muito bem.

Já a pesquisa com leitores indicou a força da marca, com a revista sendo reconhecida por 93% do grupo entrevistado. Além disso, M&T aparece como preferida em função das “análises mais amplas e abordagem de aspectos econômicos” e por ser uma “referência na área de atuação dos leitores”.

A conclusão é que se trata de um veículo maduro e bem estabelecido. Afinal, na avaliação dos leitores que conhecem a revista, três aspectos aparecem como destaque: confiabilidade das informações, temas escolhidos para as reportagens e visual gráfico. Ou seja, tudo o que faz um veículo informativo de respeito. E que venham os próximos 25 anos.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema