FECHAR
FECHAR
11 de junho de 2013
Voltar

OEM

Governo Federal investe mais de R$22 milhões em máquinas para o semiárido pernambucano

Os municípios receberão retroescavadeiras, motoniveladoras, um caminhão-caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão pipa
Fonte: MDA

 

Com um investimento superior a R$ 22,4 milhões, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou 40 retroescavadeiras e 45 motoniveladoras para 49 municípios de Pernambuco.

As máquinas foram adquiridas por meio do PAC 2, para manter e criar novas estradas vicinais e ainda construir reservatórios para armazenar água.

Para Demetrius Fiorante, delegado federal do MDA no estado, as máquinas são essenciais para minimizar os efeitos da seca que afetam a região e prejudicam o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Esses equipamentos serão muito úteis nas aberturas das estradas vicinais, por onde circulam a produção de alimentos e as pessoas que moram nas áreas rurais. Mas, principalmente, no auxílio às regiões do semiárido. A gente está enfrentando uma estiagem que não foi vista há 50 anos e o equipamento ajudará nas obras de segurança hídrica”, afirmou.

A iniciativa disponibilizará equipamentos para todos os 1.415 municípios do semiárido brasileiro, localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que consiste nos nove estados nordestinos: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, e, parcialmente, localidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, os municípios receberão ainda um caminhão-caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão pipa

Esta é a terceira entrega para os municípios do estado. A primeira foi realizada em 2012 e beneficiou 46 municípios com retroescavadeiras. Já em março deste ano, outros 22 municípios receberam o equipamento. Outra entrega para o estado está prevista ocorrer em julho deste ano