Um verdadeiro olé em Zaragoza
Espanhóis realizam em um evento completo, que reflete as atuais tendências e expectativas do mercado europeu

Os espanhóis não pouparam esforças para fazer da 11ªedição do Smopyc-Salón Internacional de Maquinaria de Obras
Públicas, Construcción y Mineria, realizado entre 16 e 20 de fevereiro, no Centro de Exposições, em Zaragoza, um evento completo. Mais do que uma prévia do que será a Intermat-feira internacional que terá lugar na França em maio - o Smopyc 2000 se consolidou como um grande acontecimento do setor, inclusive no segmento de equipamentos para construção pesada.
Reunindo 1.371 expositores - dos quais, 794 de fora da Espanha - em uma área útil total de 70.120 m2 - o evento reuniu 74.000 visitantes (um acréscimo de 20% em relação à última edição, realizada em 1998). Setorizada dentro do possível e
dividida basicamente em duas grandes áreas - escavação/movimentação e elevação —, a mostra foi distribuída em dez pavilhões e em áreas externas anexas (incluindo uma área de demonstração de 14.315 m2) e envolveu fabricantes e
fornecedores de equipamentos de elevação e transporte, além de tecnologia para produção de agregados (fabricação, transporte e aplicação), materiais, ferramentas, formas, equipamentos de segurança e sinalização. Também estiveram presentes distribuidores de equipamentos para topografia, medição, controle e testes, entre outros. Reconhecida pela UFI (União de Feiras Internacionais) e pela CECE (Comitê Europeu de Construtores de Equipamentos), a Smopyc é patrocinada pela ANMOPYC (Asociación Espanõla de Eibricantes Exportadores de Maquinaria para Obras Públicas,Construccióny Mineria) e conta com apoio de outras organizações internacionaisdosegmento, comoa própria SOBRATEMA.
Dentre as novidades apresentadas na Smopyc’2000destacam-se, na segmento de movimentação de materiais, os modelos híbridos escavadeira/dumper (de uma mesma marca ou demarcas diferentes) para produções superiores
a mais de 1.000t/dia. Também foram apresentadas mais de uma dezena de marcas e cerca de50 modelos de restroescavadeiras - o tipo de equipamento mais vendido na Espanha. Ocorreu também quase que uma consagração
das “minis", apresentadas tanto por empresas especializadas, quanto por grandes fabricantes que agora estão entrando com toda força nesse mercado. De um modo geral, os novos modelos privilegiam no projeto um menor peso para uma maior capacidade de carga, controles hidráulicos e eletrônicas de grande precisão, cabines com maior visibilidade e conforto e facilidade de manutenção, com maiores períodos para lubrifição e troca de óleo.
Para compactação de estradas, um dos destaques foi um equipamento com peso operacional superior a 25t para superfícies de até 2m, com uma só passada, controles precisos para evitar compactação e superar rampas deaté 40%.
Em relação à concretagem, o que mais chamou a atenção foram plantas móveis com capacidade para até 75 m3/h, bombas de concreto com vazão de 50 m3/h e equipamentos para lançamento com capacidade de até 30 m3/h e 13m
dealtura.
Um roteiro das novidades passa necessariamentepelo “Concurso de Novedades 'Técnicas” promovido pelas organizadores paraincentivar o desenvolvimento técnologico no segmento de equipamentos. Foram premiados equipamentos para trabalhos de elevação,terraplenagem, concretagem e escavação.

As maiores áreas do Centro de Exposições em Zaragoza - cerca de 2.000m2 — foram ocupadas por fabricantes tradicionais de equipamentos, como FiatAllis Liebherr, Caterpillar, Komatsu, Svedala, Putzmeister, Mann e Volvo.
A Fiat Hitachi, deu ênfase à sua linha de carregadeiras de rodas, incluindo os novos modelos — o W230 (com motor com controle de emissões de 225HP, caçamba de 3,7m3 e peso operacional de 19,9t) e o W130PL.(130 HP 1,9m3 e 12,2t) - além da linha de escavadeiras, com destaque para a nova EX455 (46t, motor de 300HP, seletor dequatro modos de trabalho, e com alcance de até 7,27 m de profundidade).
A Volvo Máquinas de Construcion Espanha também reservou novidades aos visitantes do Smopyc’2.000. Levou para a feira sete novos modelos de escavadeiras - dois sobre pneus e cinco sobre esteiras - com pesas variando de 14 a 46t, e potências entre 107 e 321 HP.De sua linha de pás-carregadeiras, destacam-se os novos modelos de uma série, com pesos de 8,5 a 51t e potências de 101 a 500 HP. Além disso, levou para a mostra carregadeiras compactas articuladas (oito modelos, com peso entre 2 e 7,9t, e potências de 30 a 101 HP), mini-escavadeiras, com potência de 2 a 7,9te potências de 15 a 56 HP,e alguns modelos da linha de caminhões articulados — incluindo o A40.
A Kesa Komatsu España reuniu em seu stand equipamentos da linha Komatsu e de suas representadas naquele mercado (Protec, Weber, Rammer e Tadano-Faun). Como principais novidades, exibiu a escavadeira sobre esteiras PC340 LCD-6, com acessório para demolição, a retroescavadeira WB975-2, as mini-escavadeiras PC20 MRX e PC40 MRX, além da mini-escavadeiras de rodas PW110, o acessório de demolição RC18 e a linha completa de carregadeiras de rodas WA-3 Active Plus.



