Suspensão amplia a capacidade de caminhões 6x2 — Revista M&T
Terça-feira, 27 de outubro de 2026

Tecnologia e inovação para
construção e mineração

Assinar newsletter Mais de 42 mil profissionais recebem a newsletter
Início› Exclusivo› Edição 123 ← Voltar à edição
M&T nº 123Abril 2009 Matéria 11 de 15
Sumário
  1. EditorialA vez dos pequenos
  2. Equipamentos RodoviáriosPequenos mas eficientes
  3. MercadoLocadoras apostam no crescimento
  4. SaneamentoA população não vê, mas a obra avança no subsolo
  5. Tomada De ForçaA potência do motor a serviço da operação
  6. GeotecnologiaEficiência em levantamento topográfico
  7. ManutençãoMotor de partida e alternador nem sempre a culpa é só deles
  8. InternacionalShow de tecnologia em Paris
  9. Espaço AbertoCaçamba otimiza o transporte de minério
  10. Espaço AbertoEmpresa lança acionadores de velocidade brasileiros
  11. Espaço AbertoSuspensão amplia a capacidade de caminhões 6x2
  12. Espaço AbertoFerramenta mede ângulo em qualquer quadrante
  13. Espaço AbertoEquipamento controla parâmetros de soldagem
  14. Espaço AbertoSistema controla arrefecimento do motor
  15. Espaço AbertoGerador adequado ao Tier IV
  16. Painel5 notas e colunas
Espaço Aberto

Suspensão amplia a capacidade de caminhões 6x2

Exclusivo M&T 3 de maio de 2010 · Edição 123
Suspensão amplia a capacidade de caminhões 6x2

Com o objetivo de reduzir o peso dos caminhões, a Suspensys, empresa pertencente ao grupo Randon, lançou um novo tipo de suspensão para uso em veículos 6x2. Trata-se de uma suspensão fundida com suportes intercambiáveis que, segundo testes realizados pela empresa, proporciona uma redução de 5% na tara do conjunto e possibilita maior capacidade de carga para os caminhões.

O ganho de tara se deve à redução de até 30 kg no peso dos suportes fundidos, considerando tanto os dianteiros quanto os centrais e traseiros, além do eixo que ficou em torno de 15 kg mais leve. O projeto, iniciado em 2006, levou dois anos para o completo desenvolvimento do novo design dos suportes e do novo sistema de fixação para os braços, que ficam ancorados nos próprios suportes.

A tecnologia já equipa os caminhões 6x2 da Ford e está em fase final de testes para aprovação pelas demais montadoras do País. Outra evolução, de acordo com a Suspensys, foi o aumento da vida útil do conjunto. O novo sistema de fixação dos braços no suporte facilita a montagem e desmontagem da suspensão e a nova bucha atinge o dobro de vida útil.

Uma publicação Sobratema

A Revista M&T é editada pela Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos.

Conheça a Sobratema →