Pavimentadoras com controles mais amigáveis — Revista M&T
Terça-feira, 27 de outubro de 2026

Tecnologia e inovação para
construção e mineração

Assinar newsletter Mais de 42 mil profissionais recebem a newsletter
Início› Exclusivo› Edição 132 ← Voltar à edição
M&T nº 132Fevereiro 2010 Matéria 12 de 15
Sumário
  1. EditorialRevista M&T ganha novo visual
  2. Transposição Do Rio São FranciscoObras avançam no sertão nordestino
  3. Gestão Da FrotaUm olho nos custos e outro na produtividade
  4. Gestão Da FrotaA importância do correto dimensionamento
  5. SoldaUm processo para cada necessidade
  6. CaminhõesAdaptados para apoio à obra
  7. Em FocoSotreq apresenta novo caminhão Caterpillar
  8. Em FocoSistema monitora a frota de concreteira
  9. Em FocoDistribuidora se prepara para virar montadora
  10. Em FocoTracbel capacita jovens para o mercado de trabalho
  11. Em FocoCaçamba britadora em obra de rodovia
  12. Em FocoPavimentadoras com controles mais amigáveis
  13. Equipamentos Para ConcretagemFeira apresenta novidades para o setor
  14. ManutençãoComo cuidar das baterias
  15. PerfilPronto para voltar a crescer
  16. Painel8 notas e colunas
Em Foco

Pavimentadoras com controles mais amigáveis

Exclusivo M&T 8 de abril de 2010 · Edição 132

Melhor acabamento no serviço de pavimentação, com ganhos de produtividade e maior facilidade na operação da vibroacabadora de asfalto. Essa é a proposta da Ciber com o desenvolvimento de duas tecnologias de controle de equipamentos que já estão presentes nos novos modelos da marca: os sistemas Easy Paving e Driving Control. O primeiro oferece ao operador, por meio de um display gráfico, uma melhor integração com o equipamento, como alarmes e diagnósticos sobre a operação.

O sistema Driving Control, por sua vez, presente apenas nas vibroacabadoras sobre esteiras AF 4000 e AF 5000, atua no controle e monitoramento dos sistemas de direção e transmissão do equipamento. Além de possibilitar movimentos mais suaves à máquina, ele permite realizar ajustes variáveis ou proporcionais com um preciso controle de velocidade. “Isso resulta em ganhos de produção e no melhor acabamento da superfície pavimentada”, afirma Luiz Marcelo Tegon, vice-presidente da Ciber.

Esse grau de precisão, segundo ele, faz com que a transmissão e a força do equipamento se ajustem automaticamente aos diferentes tipos de obras, o que evita retrabalhos na pavimentação. As equipes de engenharia e automação da Ciber investiram dez meses de trabalho no aprimoramento do sistema, mas ele não foi o único a exigir esforço no desenvolvimento.

Segundo Tegon, o painel de controle do sistema Easy Paving foi desenvolvido a partir de sugestões dos clientes. “Todos os comandos foram pensados para tornar o equipamento mais sensível e para a maior interação homem x máquina, tornando o produto mais independente e capaz de identificar necessidades de intervenção”, diz ele. Dessa forma, o operador visualiza todas as funções, alarmes e diagnósticos da máquina por meio de gráficos amigáveis e em tempo real. “Isso elimina o uso de instrumentos que, além de ocuparem espaço, necessitam de uma interpretação mais cuidadosa.”

Além das novas tecnologias, as vibroacabadoras da marca passaram a contar com uma central elétrica que reúne todos os componentes e sistemas da máquina em um único local. Todo o sistema é integrado, usando uma placa eletrônica de circuito impresso e controladores lógicos. Com isso, os equipamentos passam a contar com menor volume de chicotes e conexões, o que se traduz em menos problemas com os sistemas eletrônicos.

Uma publicação Sobratema

A Revista M&T é editada pela Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos.

Conheça a Sobratema →