Mesmo com continuidade dos investimentos, supercapacidade produtiva e frotas enormes já em circulação representam desafio para a indústria
Nos primeiros seis meses de 2013, um montante equivalente a 160 bilhões de euros foi investido no país em projetos de engenharia e infraestrutura. De acordo com o Escritório Chinês de Estatísticas, o valor representa um acréscimo de 21% se comparado ao mesmo período no ano anterior.
A maior parte do investimento foi direcionada para o segmento de construção de estradas. Segundo Bernd Schaaf, da Germany Trade & Invest (GTAI), a agência alemã de desenvolvimento econômico, “as atividades estão predominantemente concentradas na região oeste do país”. Trata-se exatamente da linha privilegiada pelo planejamento de longo prazo do governo chinês para promover o crescimento econômico no interior do país, além da região costeira já em franco desenvolvimento a leste do gigante asiático. O objetivo é reduzir as disparidades entre as zonas rurais e urbanas. “Para tanto, são necessários pesados investimentos em infraestrutura rodoviária”, pontua Schaaf.