Fábrica de Piracicaba em alta na M&T Expo — Revista M&T
Terça-feira, 27 de outubro de 2026

Tecnologia e inovação para
construção e mineração

Assinar newsletter Mais de 42 mil profissionais recebem a newsletter
Início› Exclusivo› Edição 66 ← Voltar à edição
M&T nº 66Ago/Set 2001 Matéria 4 de 19
Sumário
  1. EditorialUma mostra para um mundo em construção
  2. M&T Expo'2001M&T EXPO a maior feira de equipamentos do hemisfério
  3. VolvoA35: um articulado "redondo e inteligente"
  4. CaterpillarFábrica de Piracicaba em alta na M&T Expo
  5. KomatsuRecursos exclusivos com fabricação local
  6. FiatallisAs novas máquinas da plataforma global de produção
  7. CaseA consolidação da marca
  8. LiebherrTecnologia alemã com garantia de fábrica
  9. EntidadesPavilhões internacionais na M&T EXPO
  10. PlataformasOpções para trabalhos elevados
  11. Perfuração E BritagemNova geração de ferramentas para máquinas
  12. Perfuração Não DestrutivaInstalação de redes e tubulações
  13. Geradores E CompressoresEnergia e altas taxas de compressão
  14. PavimentaçãoMaior reciclagem e controle ambiental
  15. ConcretagemOperação a longa distância
  16. Veículos E ComboiosCarga e suporte fora-de-estrada
  17. PneusMaior resistência e menor custo horário
  18. Peças E ComponentesFornecedores de soluções
  19. Serviços E AcessóriosSuporte amplo e variado
Caterpillar

Fábrica de Piracicaba em alta na M&T Expo

Equipamentos de classe mundial que passaram a ser fabricados recentemente no Brasil estão entre as principais atrações do estande.

Exclusivo M&T 10 de agosto de 2001 · Edição 66

Depois de conquistar seguidas certificações internacionais de qualidade e de se transformar em uma das unidades com produção mais diversificada do grupo, a Caterpillar Brasil tem na sua própria unidade de produção em Piracicaba (SP) os principais atrativos para conquistar o público visitante da M&T EXPO. A começar pelos modelos da recém-instalada linha nacional de geradores de energia com potência entre 40 e 370 Kilowatts.

Dentre os equipamentos, o foco central da empresa será a apresentação ao público visitante da retroescavadeira 416 D. Lançada a 12 de julho, na presença de todo o alto escalão da companhia - incluindo o presidente mundial do grupo, Glen Barton, o presidente da Divisão Latino Americana, Robert Peterson e o presidente da Caterpillar Brasil, William Rohner - a retro 416 D pertence à última geração da marca, projetada como porta-ferramentas para uso em serviços variados envolvendo escavações, assentamento de tubos, valetamento, execução e recuperação de vias públicas, demolições, carregamento de caminhões, dentre outros.

Equipada com motor CAT 3054, com aspiração natural (74HP) ou turbo (80HP), está disponível com tração em duas rodas (padrão) ou nas quatro rodas (que pode ser engatada em movimento e sob carga). O que mais chama atenção em seu projeto é o seu braço com perfil em curva (tipo escavadeira) para facilitar a execução de trabalhos sobre obstáculos. A profundidade de escavação é outro diferencial do equipamento, chegando a 5,51 metros (com braço extensível).

A Caterpillar Brasil também dará ênfase a dois equipamentos que passou a fabricar recentemente: a escavadeira hidráulica 320 C e o trator de esteiras D8R Series II.

A 320 C tem 138 HP de potência e integra a última geração de escavadeiras Caterpillar, a Série C, com versões de 11 a 75 toneladas, destinadas aos mercados de construção, mineração e obras urbanas e aplicações na cultura e indústria florestal.

O D8R Series II, para construção e mineração, além de mais potente, garante uma produtividade 2% maior que a de seu antecessor e uma eficiência combustível 13% superior.

Dentre os importados, o destaque ficará por conta dos equipamentos compactos. Entre os quais, a motoniveladora 140 H e pá carregadeira 924 G. A 140 H é equipada com motor CAT 3306 (165 HP), transmissão powershift e sistema de sensoramento hidráulico de carga. A 924 G, da classe de 10 t, para uso no setor agrícola ou de construção, trabalha com motor CAT 3056T (114HP) e caçamba de 1,8 m3. Não poderia faltar também a 962G, máquina de 18,5 t - desenvolvida para um maior número de aplicações.

Dois tratores importados também figuram entre os equipamentos relacionados para a M&T EXPO. O D6M, bastante versátil, que combina potência com robustez. Equipado com motor CAT 3116, ele desenvolve potência no volante de 140 HP. E o D6R - que garante confiabilidade e baixos custos operacionais também na área industrial, em minerações e pedreiras. Com motor CAT 3306T, tem potência no volante de 165 HP.

Uma publicação Sobratema

A Revista M&T é editada pela Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos.

Conheça a Sobratema →