Inovação
Assesoria de Imprensa
11/09/2013 08h19 | Atualizada em 11/09/2013 11h48
A SSAB, multinacional sueca produtora de aços de alta resistência, participou do Seminário Internacional sobre a aplicação de aços de alta resistência em veículos comerciais.
O evento foi promovido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e pela filial brasileira da Society of Automotive Engineers – SAE Brasil, em São Paulo, e contou com a presença de palestrantes internacionais e importantes organizações e empresas do setor.
Fabio Silva, gerente técnico da SSAB Américas, apresentou um case feito em parceria com a Rossetti para a CBMM, e Gerard Piedra, gerente de desenvolvimento de novas aplicações da SSAB Europa, falou sobre os benefícios do
...A SSAB, multinacional sueca produtora de aços de alta resistência, participou do Seminário Internacional sobre a aplicação de aços de alta resistência em veículos comerciais.
O evento foi promovido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e pela filial brasileira da Society of Automotive Engineers – SAE Brasil, em São Paulo, e contou com a presença de palestrantes internacionais e importantes organizações e empresas do setor.
Fabio Silva, gerente técnico da SSAB Américas, apresentou um case feito em parceria com a Rossetti para a CBMM, e Gerard Piedra, gerente de desenvolvimento de novas aplicações da SSAB Europa, falou sobre os benefícios do aço de alta resistência na indústria de transporte pesado.
Hugo Rosa, chefe do departamento de manutenção de equipamentos móveis da CBMM, deu início ao case feito em conjunto com a SSAB e Rossetti Equipamentos Rodoviários, sobre a utilização de aços de alta resistência em caçambas de caminhões rodoviários para as atividades de mineração.
“Para o desenvolvimento deste projeto, havia a necessidade de recorrer a uma oportunidade de melhoria para produzir uma caçamba mais resistente, mais durável e mais leve, pois gostaríamos de obter um ganho de produtividade”, explica.
De acordo com o executivo, o objetivo era aumentar a disponibilidade física dos equipamentos de transporte; reduzir o peso da caçamba, aumentando a capacidade de carga útil; reduzir o custo de manutenção e reduzir o custo de transporte.
Fábio Soave, gerente de desenvolvimento da Rossetti Equipamentos Rodoviários, apresentou o planejamento do projeto.
“Para atingir os objetivos que a CBMM esperava, pensamos em tornar a caçamba mais leve e mais forte. Para a caixa de carga, substituímos um material de 350 MPa pelo Hardox 450 com ganhos, tanto do ponto de vista de redução de peso, quanto da resistência ao impacto”, diz.
Soave explica que foi preciso mexer também nos reforços e na estrutura da caixa de carga. Para isso, foi utilizado o Domex 700, reduzindo as espessuras.
Com isso, o resultado foi um produto 1,9 ton mais leve com a utilização de aços de alta resistência.
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