Assessoria de Imprensa
24/05/2024 17h17 | Atualizada em 27/05/2024 11h57
A Scania chega aos 500 mil caminhões produzidos no Brasil na liderança do mercado de pesados em 2024. A fabricante sueca ficou em primeiro lugar nos meses de fevereiro, março e abril e no primeiro quadrimestre (no acumulado de janeiro a abril) do ano. Atualmente, no ranking dos 10 caminhões mais emplacados da Fenabrave, a Scania é a única a ter quatro modelos.
“Estamos vivendo um ano muito especial para a história da Scania no Brasil com o marco de 500 mil caminhões produzidos. Neste período, também nos destacamos como líderes nos pesados”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Come
...A Scania chega aos 500 mil caminhões produzidos no Brasil na liderança do mercado de pesados em 2024. A fabricante sueca ficou em primeiro lugar nos meses de fevereiro, março e abril e no primeiro quadrimestre (no acumulado de janeiro a abril) do ano. Atualmente, no ranking dos 10 caminhões mais emplacados da Fenabrave, a Scania é a única a ter quatro modelos.
“Estamos vivendo um ano muito especial para a história da Scania no Brasil com o marco de 500 mil caminhões produzidos. Neste período, também nos destacamos como líderes nos pesados”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
“O 450 Plus é o nosso atual campeão de vendas, e as gamas Super e fora de estrada fazem muito sucesso. Destaco também os modelos com tração 6x4, especialmente, o 560 R Super, com o novo cardan reto, que conquista cada vez mais clientes. Além da linha de semipesados, em crescimento constante, e que passa a contar com a opção de motor Euro 6 de 7 litros e a caixa G25, do Super.”
De 1957, quando passou a fabricar caminhões no país, até hoje, a Scania sempre evoluiu o mercado. Diversos pioneirismos de produtos, tecnologias, soluções e ferramentas de serviços ilustram a história da marca.
“Sempre nos motivamos a buscar o novo, o moderno, mas sempre com a visão de lançar modelos que de fato tornem a vida do cliente mais rentável. Não adianta desenvolver um veículo que não vai caber no bolso do transportador”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Temos vários pioneirismos ou antevimos soluções que entraram para o dia a dia do mercado. Destaco algumas. A direção hidráulica (1963), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), intercooler (1983), freio auxiliar Retarder (1998), caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001) e a linha a gás (GNV, GNL e/ou biometano), que chegou com a revolucionária Nova Geração de caminhões (2019)”, conta Gallao.
O Super, o mais recente lançamento da marca, de 2022, se destaca por trazer um trem de força totalmente novo para atender a lei de emissões Proconve P8/Euro 6. “Esta gama vem surpreendendo o cliente com uma economia de combustível de até 28% sobre a geração anterior”, salienta. “Pensamos em cada detalhe quando desenvolvemos um caminhão e, posteriormente, vamos incorporando melhorias contínuas”, explica Gallao.
Cenário – No acumulado do ano, de janeiro a abril, a Scania ficou em primeiro lugar na categoria dos caminhões pesados. A fabricante emplacou 5.866 unidades, alta de 78,5% sobre o mesmo período de 2023 (3.286). Por outro lado, o mercado registrou 19.839 unidades, acréscimo de 15,5% sobre 2023, nos quatro primeiros meses do ano.
Levando em conta de janeiro até o dia 24 de maio, ainda sem o fechamento deste mês de maio, a Scania emplacou 6.850 caminhões pesados, alta de 80% em comparação ao mesmo período do ano passado. A participação de mercado no segmento dos pesados está em 30% e acima de 16 toneladas em 21%.
No ranking dos 10 caminhões mais emplacados da Fenabrave, a Scania é a única marca a ter quatro modelos. O mais vendido da fabricante é o R 450 (1.846 unidades. Os outros integrantes da lista são R 540 Plus (1.253), R 460 (804) e 560 R Super (697 unidades).
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