Lançamentos
Assessoria de Imprensa
12/08/2015 07h37 | Atualizada em 20/08/2015 00h37
A Scania lança o cavalo mecânico com configuração de rodas 8x2, sua nova solução para o segmento de caminhões rodoviários.
O modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias, e ficará posicionado entre a composição chamada de vanderleia (de eixos espaçados) e o bitrem. Ele pode ser 100% financiado por meio das atuais linhas de crédito disponíveis.
No início de 2011, entrou em vigor a resolução do Contran nº 210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6x4, para as combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57 ton. O rigor dessa lei teve forte reflexo em alguns modais de trans
...A Scania lança o cavalo mecânico com configuração de rodas 8x2, sua nova solução para o segmento de caminhões rodoviários.
O modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias, e ficará posicionado entre a composição chamada de vanderleia (de eixos espaçados) e o bitrem. Ele pode ser 100% financiado por meio das atuais linhas de crédito disponíveis.
No início de 2011, entrou em vigor a resolução do Contran nº 210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6x4, para as combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57 ton. O rigor dessa lei teve forte reflexo em alguns modais de transporte, principalmente na combinação cavalo mecânico mais bitrem, que antes era tracionada por um veículo 6x2.
As consequências mais impactantes no dia a dia do transportador foram o maior valor de investimento para adquirir veículos 6x4, o aumento no consumo de pneus por não haver a possibilidade de levantar um eixo quando o implemento estivesse vazio e o acréscimo no consumo de combustível, pelo fato de a tração dupla causar maior arraste com o solo.
De olho na redução de custos, o Grupo G 10, transportador rodoviário de Maringá (PR), adaptou um cavalo mecânico 6x2 para transformá-lo em 8x2, e trafegar com carretas de três eixos.
A empresa fez a adaptação em oficinas independentes, e a alternativa foi copiada por outras transportadoras. A configuração 8x2 rodoviária permite o aumento de capacidade de carga em comparação à 6x2 com vanderleia e menor custo operacional em relação a um bitrem, mantendo a composição dentro da lei.
Em razão de a alternativa ter virado tendência e ser cada vez mais rentável, o G 10 procurou a fabricante sueca para desenvolver uma solução de fábrica.
A Scania, que já vinha estudando a configuração de eixos 8x2 rodoviária desde 2009, acompanhou o projeto do G10 e desenvolveu o caminhão internamente com peças e componentes capazes de atender também às demandas dessa aplicação.
“A versão 8x2 original representa para o cliente redução do investimento inicial de compra ante uma composição de bitrem com cavalo 6x4 e também na adaptação de um quarto eixo não original no mercado”, afirma Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania no Brasil.
O cavalo mecânico Scania 8x2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC, de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6x2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (o famoso sete eixos, tração 6x4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t).
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