P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
LANÇAMENTOS
Voltar

Scania amplia presença na mineração com novo caminhão

Modelo 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super chega com promessa de ganhos em capacidade de carga, produtividade e economia de combustível

Redação M&T

18/09/2024 13h34 | Atualizada em 23/09/2024 12h23

Com foco no mercado de mineração, a Scania lançou durante na Exposibram 2024 o caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super, um modelo com capacidade de carga de 71 t e motor de 560 cv.

Segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, “o novo modelo chega para complementar o portfólio de produtos no segmento, constituindo uma alternativa aos OTRs de Linha Amarela”.

“Em 2023, lançamos o 560 Super como sucessor do 500 no 8x4 e vínhamos com o V8 na aplicação 10x4”, afirma Nucci.

“E, agora, trazemos como novidade esse modelo 10x4”, diz ele.

A novidade também marca a ch

...

Com foco no mercado de mineração, a Scania lançou durante na Exposibram 2024 o caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super, um modelo com capacidade de carga de 71 t e motor de 560 cv.

Segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, “o novo modelo chega para complementar o portfólio de produtos no segmento, constituindo uma alternativa aos OTRs de Linha Amarela”.

“Em 2023, lançamos o 560 Super como sucessor do 500 no 8x4 e vínhamos com o V8 na aplicação 10x4”, afirma Nucci.

“E, agora, trazemos como novidade esse modelo 10x4”, diz ele.

A novidade também marca a chegada do motor Super aos caminhões 10x4, com capacidade de 13 l e torque de 2.800 Nm.

“Por meio de testes, pudemos comprovar a versatilidade desse motor, ou seja, como o alto torque e o freio CRB permitiram uma velocidade média muito próxima aos motores de 8 cilindros tanto em aclives quanto declives”, comenta Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil.

Com 210 t de capacidade máxima de tração técnica (CMT), o modelo traz longarina dupla para garantir maior robustez,

Segundo o executivo, no entanto, a maior novidade está na manutenção, com intervalo de troca passando de 500 para 750 h, um aumento de 50% na disponibilidade do produto, com menor custo operacional.

Além disso, o novo 10x4 traz caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), mais rápida e suave.

“Se o caminhão consome menos, também emite menos CO2, o que é uma necessidade do segmento”, complementa o diretor.

De acordo com Gallao, o 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super ganhou maior capacidade de frenagem com a composição CRB – freio de liberação de compressão introduzido com a gama Super em 2022 e lançado na gama off-road em dezembro de 2023 – mais o auxiliar hidráulico Retarder, incluídos de série.

“De maneira geral, são 1.153 cv de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, diz ele.

Para Nucci, o 10x4 Super não veio substituir os modelos V8, poissão modelos que possuem vocações diferentes dentro da operação mineradora.

Ele ressalta que o novo 10X4 é indicado especialmente para atividades inbound – que transportam e transferem terra dentro da mina – e, consequentemente, não é emplacado.

“O 10X4 é uma opção quando é necessário um veículo com maior velocidade média e capacidade de carga na operação”, afirma Nucci.

O executivo explica que o 10x4 também pode ser configurado para ser teleoperado, com tecnologia de controle remoto para que o modelo atue de modo não-tripulado em áreas de risco.

Como facilidade, há ainda a intercambialidade de peças com o modelo 8x4, que é o campeão de vendas da marca no mercado fora de estrada.

“Estamos colocando mais uma alternativa para aumentar a produtividade, ou seja, mais carga, menos equipamentos e menor número de pessoas envolvidas dentro das minas”, diz Gallao.

Outros destaques incluem otimizador do tanque de combustível FOU (Fuel Optimization Unit), permitindo que praticamente toda a capacidade de 395 l seja utilizada.

Em termos de segurança, a Scania disponibiliza airbag lateral de série para o modelo, uma exclusividade da montadora.

“É importante ter essa proteção do motorista com airbag lateral, oferecendo uma proteção extra em caso de tombamento da cabine”, complementa Gallao.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E