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Randon inicia testes com energia solar em semirreboque

Equipado com placas fotovoltaicas e sistema elétrico, semirreboque frigorífico vai rodar pelas estradas do Sul e Sudeste do país

Assessoria de Imprensa

28/03/2024 13h12 | Atualizada em 01/04/2024 10h20

Em mais uma etapa no desenvolvimento da tecnologia Randon Solar, a empresa realizou a entrega técnica para a Transportes Tozzo de um semirreboque frigorífico (foto) para testes de campo.

Nessa etapa, as equipes de engenharia e pesquisa vão monitorar durante quatro meses o comportamento do produto em uso real pelas estradas do Sul e Sudeste do país, coletando dados da operação.

Produto-conceito da marca, o Randon Solar é capaz de converter energia de raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque.

A energia gera

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Em mais uma etapa no desenvolvimento da tecnologia Randon Solar, a empresa realizou a entrega técnica para a Transportes Tozzo de um semirreboque frigorífico (foto) para testes de campo.

Nessa etapa, as equipes de engenharia e pesquisa vão monitorar durante quatro meses o comportamento do produto em uso real pelas estradas do Sul e Sudeste do país, coletando dados da operação.

Produto-conceito da marca, o Randon Solar é capaz de converter energia de raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque.

A energia gerada é então utilizada para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, o que – segundo a Randon – reduz consideravelmente o uso de diesel durante a operação.

Desenvolvida pelo Instituto Hercílio Randon (IHR) em parceria com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a tecnologia é dotada ainda de um algoritmo para gerenciamento de energia, que não requer intervenção do operador.

Todos os dados, como status do sistema e performance da geração fotovoltaica, podem ser acessados em um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface disponível no próprio produto.

A potência instalada com o sistema completo pode chegar a 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kW/ano.

A autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.

Segundo a empresa, os benefícios da tecnologia incluem melhora significativa na ergonomia, em função da redução de ruído, e economia de até 1,8 mil litros/ano de diesel, além de uma redução de até 6 toneladas de gás carbônico nas emissões.

“A experiência vivenciada, consolidando parâmetros técnicos necessários, é mais um passo na jornada de evolução de tecnologia, amplamente testada nos ambientes controlados dos nossos laboratórios de engenharia”, salienta o COO da Randon, Sandro Trentin.

A empresa destaca que a tecnologia é totalmente compatível com as aplicações de inteligência embarcada Randon Smart e com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys.

“Acreditamos muito no potencial desta tecnologia única, que possibilita uma operação mais sustentável, segura e silenciosa”, argumenta Trentin.

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