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Assessoria de Imprensa
15/08/2018 08h44 | Atualizada em 15/08/2018 13h14
Apesar da ainda lenta retomada da economia e das incertezas do cenário político diante das próximas eleições, o mercado brasileiro de caminhões e semirreboques começou a reagir com maior intensidade, com vendas de 19.415 semirreboques no semestre, contra 10.802 unidades vendidas de janeiro a junho de 2017 e 32.025 unidades de caminhões, contra 21.455 no segundo trimestre de 2017, de acordo com a Anfir.
Esse crescimento de mercado teve reflexo direto no desempenho da Randon S.A Implementos e Participações no primeiro semestre, quando a maior parte dos indicadores registrou crescimento.
“A necessidade de renovação da frota na
...Apesar da ainda lenta retomada da economia e das incertezas do cenário político diante das próximas eleições, o mercado brasileiro de caminhões e semirreboques começou a reagir com maior intensidade, com vendas de 19.415 semirreboques no semestre, contra 10.802 unidades vendidas de janeiro a junho de 2017 e 32.025 unidades de caminhões, contra 21.455 no segundo trimestre de 2017, de acordo com a Anfir.
Esse crescimento de mercado teve reflexo direto no desempenho da Randon S.A Implementos e Participações no primeiro semestre, quando a maior parte dos indicadores registrou crescimento.
“A necessidade de renovação da frota nacional e a vantagem competitiva de produtos mais atualizados, que trazem maior eficiência e produtividade à operação, têm sido fatores fundamentais na tomada de decisão dos transportadores”, observa Geraldo Santa Catharina (foto), diretor de relações com investidores da empresa.
A receita bruta total da Randon S.A, com impostos e antes da consolidação, somou R$ 1,5 bilhão no 2T2018, acréscimo de 40,3% no comparativo com o mesmo período de 2017 (R$ 1,0 bilhão).
No comparativo semestral, afirma o executivo, a receita bruta total aumentou 46,6% (R$ 2,8 bilhões no 1S2018 contra R$ 1,9 bilhão no 1S2017).
No 2T2018, a receita líquida consolidada atingiu R$ 1,0 bilhão, 39,5% superior ao mesmo trimestre de 2017 e crescimento de 48,1% na comparação semestral (R$ 1,9 bilhão no 1S2018 contra R$ 1,3 bilhão no 1S2017).
O lucro bruto alcançou R$ 243,7 milhões no segundo trimestre de 2018 e representou 23,9% da receita líquida consolidada, sendo 33,9% superior ao total obtido no segundo trimestre de 2017, quando o lucro bruto totalizou R$ 181,9 milhões ou 24,9% da receita líquida consolidada.
No comparativo semestral, o lucro bruto teve acréscimo de 53,4%. A margem bruta do 1S2018 alcançou 23,7%, em comparação aos 22,9% do 1S2017. No 2T2018, foi obtido lucro líquido de R$ 31,4 milhões contra R$ 19,0 milhões no mesmo trimestre de 2017. O percentual de margem líquida consolidada ficou em 3,1% no 2T2018, contra 2,6% no 2T2017. No acumulado de 2018, o lucro líquido consolidado somou R$ 74,6 milhões, contra lucro de R$ 20,6 milhões, no mesmo período de 2017.
“No 2T2018, o Ebitda consolidado somou R$ 126,3 milhões, 45,4% acima do valor obtido no mesmo trimestre de 2017 (R$ 86,9 milhões). A margem Ebitda passou de 11,9%, no 2T2017, para 12,4%, no 2T2018, avanço de 0,5 pontos percentuais no comparativo”, diz.
Exportações
De acordo com o diretor de relações com investidores da empresa, as vendas consolidadas para o mercado externo, no 2T2018, somaram US$ 41,0 milhões, redução de 1,3% em relação ao 2T2017.
As exportações das Empresas Randon representaram 14,3% da receita líquida consolidada no 2T2018, contra 18,2%, no mesmo período de 2017.
Os mercados mais representativos no 1S2018 foram o Mercosul + Chile e o Nafta (North American Free Trade Agreement, que em português significa Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), que representaram 46,2% e 33,6% do total das exportações consolidadas, respectivamente.
Na América do Sul, os principais mercados além do Chile foram Argentina e Paraguai.
Nas operações instaladas no exterior, a receita bruta total, com eliminações das vendas entre as empresas, no 2T2018, totalizou US$ 31,9 milhões, ante US$ 23,6 milhões no 2T2017, aumento de 34,8%.
O total entre a soma das exportações e das receitas geradas no exterior (com eliminações) foi de US$ 72,9 milhões no 2T2018 contra US$ 65,2 milhões no 2T2017, contabilizando um aumento de 11,8%.
Divisão
No segundo trimestre, somando mercado interno e externo, foram vendidos 4.952 semirreboques, aumento de 61,7% com relação ao 2T2017 (3.063 unidades).
No semestre, a Randon registrou a produção de 8.711 unidades, crescimento de 58,8% frente ao mesmo período de 2017 (5.486 unidades), o que levou o market share da Companhia para 41,1% no 2T2018, acima dos 39,5% atingidos no 2T2017.
No acumulado do 1S2018, a participação de mercado ficou em 39,1%, também superando a marca atingida no 1S2017 (36,9%). A carteira de produção dos principais fabricantes indica volumes positivos para os próximos meses.
Já o segmento de vagões ferroviários segue na expectativa da renovação das concessões, o que está ocasionando uma redução nas vendas.
No 2T2018, a Randon vendeu 128 vagões, contra 269 unidades no mesmo período do ano anterior (-52,4%), mas a empresa já conta com entregas programadas para o próximo trimestre, quando os vagões serão fabricados na nova unidade da Randon Araraquara.
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