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Assessoria de Imprensa
17/08/2016 00h00 | Atualizada em 17/08/2016 01h35
Embora desafiador, o primeiro semestre de 2016 marca uma nova trajetória nos negócios das Empresas Randon, reforçados com maior rigor na gestão de custos, adequados ao tamanho de mercado, maior eficiência e níveis de geração de caixa sendo restabelecidos.
A Companhia reportou receita bruta total, com impostos e antes da consolidação, de R$ 984,2 milhões no segundo trimestre ou 3,1% inferior ao mesmo trimestre de 2015 (R$ 1,0 bilhão).
No acumulado de 2016 a receita bruta somou R$ 2,0 bilhões, com retração de 0,3% no comparativo com o mesmo período de 2015.
A receita líquida consolidada atingiu R$ 696,8 milhões no 2T2016, redução de 5,2% no comparativo co
...Embora desafiador, o primeiro semestre de 2016 marca uma nova trajetória nos negócios das Empresas Randon, reforçados com maior rigor na gestão de custos, adequados ao tamanho de mercado, maior eficiência e níveis de geração de caixa sendo restabelecidos.
A Companhia reportou receita bruta total, com impostos e antes da consolidação, de R$ 984,2 milhões no segundo trimestre ou 3,1% inferior ao mesmo trimestre de 2015 (R$ 1,0 bilhão).
No acumulado de 2016 a receita bruta somou R$ 2,0 bilhões, com retração de 0,3% no comparativo com o mesmo período de 2015.
A receita líquida consolidada atingiu R$ 696,8 milhões no 2T2016, redução de 5,2% no comparativo com o 2T2015 e nos seis primeiros meses de 2016 a receita líquida consolidada totalizou R$ 1,4 bilhão, registrando estabilidade quando comparada ao mesmo período de 2015.
O Ebitda apresentou crescimento de 60,1% no 2T2016 em relação ao 2T2015, atingindo R$ 75,3 milhões contra R$ 47,0 milhões no mesmo período do ano anterior.
O Lucro Líquido foi de R$ 6,9 milhões no trimestre e a margem líquida de 1,0%, contra lucro líquido de R$ 0,3 milhão, no 2T2015.
Já as vendas consolidadas para o mercado externo somaram US$ 42,0 milhões no trimestre, com acréscimo de 10,9%, em relação ao mesmo trimestre de 2015 (U$ 37,9 milhões).
O mercado de semirreboques está enfrentando mais um ano de queda nos volumes de produção e vendas, amargando reduções próximas a 20%. Entretanto, mês a mês, o cenário de retração está dando lugar a uma maior estabilidade nos pedidos.
Foram vendidas 2.696 unidades no 2T2016 contra 2.633 unidades no mesmo trimestre do ano anterior (+2,4%).
O market share deste período também foi superior ao de 2015 (25,6%), atingindo 28,2% de um mercado representado por 6.475 unidades, 16,2% inferior ao mercado doméstico do 2T2015 (7.726 unidades).
Na contramão dos demais segmentos, o setor ferroviário vem apresentando sinais positivos permitindo que a Randon mantenha a produção de vagões em bons níveis.
O 2T2016 encerrou com a entrega de 429 vagões, (crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2015). A carteira de produtos para o próximo trimestre já está definida, e novas negociações estão em andamento.
O mercado de caminhões já sinaliza estabilidade nos volumes de produção. Entendendo as dificuldades do segmento e os desafios de um ano difícil, a companhia vem conduzindo trabalhos em diversas frentes para ampliar negócios e se tornar mais competitiva, seja no mercado de montadoras, reposição ou exportação. Reflexo disso é que em números consolidados, houve aumento nos volumes de vendas das empresas de autopeças no 2T2016 em comparação ao 1T2016, com destaque para sistemas de freios e de suspensões.
”A recuperação de mercado deverá ser lenta e gradual, mas a empresa está pronta para aproveitar o avanço da economia a fim de reestabelecer os resultados esperados por acionistas e mercado em geral”, afirma Geraldo Santa Catharina, diretor financeiro e de relações com investidores.
28 de julho 2020
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