Tendências
Atlas Copco
31/08/2011 09h43 | Atualizada em 31/08/2011 13h59
Tanto para quem é locador, quanto para quem é locatário, o principal fator que deve ser levado em conta no cálculo do custo real de um compressor de ar portátil, está no consumo de óleo Diesel. E quando usamos a expressão “custo real” queremos dizer que o valor que se gasta alugando um compressor não está só no aluguel. E para quem aluga as receitas não vêm somente do valor pago pelo aluguel.
Com a evolução tecnológica dos motores e sistemas de controle dos compressores, criou-se um abismo de custo entre os compressores fabricados com tecnologias antigas, versus os que utilizam tecnologias novas, tais como gerenciamento da temperatura do óleo, controle inteligente da v
...Tanto para quem é locador, quanto para quem é locatário, o principal fator que deve ser levado em conta no cálculo do custo real de um compressor de ar portátil, está no consumo de óleo Diesel. E quando usamos a expressão “custo real” queremos dizer que o valor que se gasta alugando um compressor não está só no aluguel. E para quem aluga as receitas não vêm somente do valor pago pelo aluguel.
Com a evolução tecnológica dos motores e sistemas de controle dos compressores, criou-se um abismo de custo entre os compressores fabricados com tecnologias antigas, versus os que utilizam tecnologias novas, tais como gerenciamento da temperatura do óleo, controle inteligente da velocidade do motor, regulagem eletrônica de pressão, dentre outras.
E tecnologia “nova” não significa “compressor novo”. Mesmo hoje em dia, muitos compressores saem da linha de montagem ultrapassados.
Considerando, por exemplo, um simples compressor com vazão (capacidade) de 200 pcm, num período total de trabalho de 5.000 horas, a diferença de consumo de óleo Diesel pode ultrapassar facilmente os R$ 100.000,00!
No custo total do ciclo de vida de um compressor, o investimento no equipamento em si, representa apenas 30 a 40% do custo total que será desembolsado ao longo de sua vida útil. Do restante, 60 a 40% será gasto com consumo de óleo Diesel.
Vida útil: as mesmas tecnologias que fazem um compressor de ar portátil consumir menos combustível, também fazem dele mais duradouro, através de um gerenciamento mais eficiente do seu elemento compressor. E para o locador, obviamente quanto maior a vida útil do equipamento maior a rentabilidade sobre o investimento em sua aquisição. Conforme falamos acima, é interessante notar que um compressor antigo de alta economia ainda é mais atrativo que um compressor novinho em folha com alto consumo de combustível.
Margem de lucro: o valor de aluguel cobrado por um compressor econômico pode ser maior que o de um equipamento similar que consuma muito. Basta saber demonstrar a vantagem que o cliente terá. E para isso, é necessário falar sobre o custo do ciclo de vida e o percentual que o óleo Diesel representa.
Outro aspecto importante a ser analisado é o custo de transporte do equipamento. Com a tecnologia certa, é possível reduzir em até 40% o tamanho de um compressor portátil, com a mesma performance.
O design “clássico” de um compressor portátil de 860 PCM, por exemplo, utiliza dois eixos com dimensões que num caminhão prancha típico, do tipo trucado, cabe somente um. Já um modelo que utilize um design mais moderno, terá somente duas rodas, com um comprimento de no máximo 471 cm e, portanto, o mesmo caminhão poderá levar dois!
Além disso, outra opção é o transporte único do compressor portátil mais a carreta de perfuração o que significa menores custos com frete. Ainda com relação às carretas pneumáticas de perfuração, quanto maior o peso do compressor maior será o desgaste no material de tração da carreta, como esteiras e roletes, na movimentação de todo o conjunto pneumático.
28 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade