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Redação Revista M&T
05/01/2015 09h36 | Atualizada em 05/01/2015 11h37
O engenheiro Newton Cavalieri, conhecido pela atuação no cenário da infraestrutura no Brasil faleceu ontem (04).
Com quase 100 anos de vida e mais de 70 de profissão, Newton Cavalieri, participou de importantes projetos como as obras de fortificação da baía de Guanabara, retificação da ligação ferroviária entre São Paulo e Rio de Janeiro para a Central do Brasil (assumindo o trecho chamado Variante do Paratei), a estrada de ligação entre Grajaú e Jacarepaguá no Rio de Janeiro e, ainda, a implantação da rodovia Raposo Tavares entre Sorocaba e Itapetininga, em São Paulo.
Formado em engenharia civil pela escola de Engenharia da Universidade Federal de
...O engenheiro Newton Cavalieri, conhecido pela atuação no cenário da infraestrutura no Brasil faleceu ontem (04).
Com quase 100 anos de vida e mais de 70 de profissão, Newton Cavalieri, participou de importantes projetos como as obras de fortificação da baía de Guanabara, retificação da ligação ferroviária entre São Paulo e Rio de Janeiro para a Central do Brasil (assumindo o trecho chamado Variante do Paratei), a estrada de ligação entre Grajaú e Jacarepaguá no Rio de Janeiro e, ainda, a implantação da rodovia Raposo Tavares entre Sorocaba e Itapetininga, em São Paulo.
Formado em engenharia civil pela escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerias, o mineiro de Itabirito também atuou nas obras da ligação ferroviária Anápolis e Niquelânida em Goiás, a construção da primeira autoestrada no Brasil ligando Porto Alegre a Osório no Rio Grande do Sul, a utilização da primeira fresadora de asfalto e também a participação no consórcio que iniciou as obras do metrô de São Paulo no bairro do Jabaquara, em 1968.
Newton Cavalieri era avô do atual presidente da Brasil Máquinas de Construção (BMC), Felipe Cavalieri.
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