Assessoria de Imprensa
06/06/2022 08h01 | Atualizada em 06/06/2022 15h46
Em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Neoenergia criou um caminhão elétrico com cesto aéreo de acionamento também elétrico para uso em serviços de distribuição de energia elétrica.
O novo veículo é o primeiro no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia ao não demandar o retorno às bases operacionais para recargas durante o trajeto.
O caminhão elétrico possui telemetria embarcada, o que permite o acompanhamento das informações s
...Em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Neoenergia criou um caminhão elétrico com cesto aéreo de acionamento também elétrico para uso em serviços de distribuição de energia elétrica.
O novo veículo é o primeiro no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia ao não demandar o retorno às bases operacionais para recargas durante o trajeto.
O caminhão elétrico possui telemetria embarcada, o que permite o acompanhamento das informações sobre bateria e roteirização das atividades desempenhadas pelos Centros de Operações Integradas (COI) das distribuidoras.
De forma automatizada e em tempo real, é possível calcular a necessidade de recarga e os pontos disponíveis ao longo do trajeto para realizá-la.
“Esse projeto de P&D faz parte de uma estratégia de investimento para desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil em diversos âmbitos”, afirma o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito.
“Com o nosso caminhão elétrico, conseguimos inovar no gerenciamento da recarga e alcançar um sistema seguro e eficiente para recargas na própria rede, além de contribuir para a criação de um novo produto nacional”, completa.
O veículo foi desenvolvido com base no caminhão T7, da BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição.
Instalado na carroceria do caminhão, o carregador pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.
A disponibilidade de potência na rede para as recargas de oportunidade foi estudada durante o projeto a partir de uma metodologia própria.
A fase de testes dos equipamentos foi iniciada nas cidades de Limeira e Mairiporã, em São Paulo, área de concessão da Neoenergia Elektro.
“A eletrificação da frota é uma das etapas principais para que a Neoenergia alcance a meta de reduzir em até 50% a intensidade de emissões de carbono até 2030”, afirma o superintendente corporativo de Serviços Gerais, William Nascimento.
“Hoje, os modelos híbridos e elétricos já são realidade n afrota da companhia e o desenvolvimento do caminhão elétrico contribui para a expansão dessa estratégia na operação das nossas distribuidoras”, conclui.
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