Transporte Moderno
16/06/2025 08h00
A Mercedes-Benz deu início em junho a uma nova fase de sua estratégia global de descarbonização no Brasil, com o início dos testes práticos de caminhões 100% elétricos em operações reais.
A fabricante vai colocar 10 unidades do modelo leve eCanter em comodato com empresas que atuam em entregas urbanas – especialmente no e-commerce e na distribuição de carga fracionada. Importado do Japão, o modelo representa o primeiro passo da montadora na aplicação comercial de veículos elétricos no país.
Além do eCanter, a Mercedes-Benz iniciará testes internos com dois caminhões
...A Mercedes-Benz deu início em junho a uma nova fase de sua estratégia global de descarbonização no Brasil, com o início dos testes práticos de caminhões 100% elétricos em operações reais.
A fabricante vai colocar 10 unidades do modelo leve eCanter em comodato com empresas que atuam em entregas urbanas – especialmente no e-commerce e na distribuição de carga fracionada. Importado do Japão, o modelo representa o primeiro passo da montadora na aplicação comercial de veículos elétricos no país.
Além do eCanter, a Mercedes-Benz iniciará testes internos com dois caminhões elétricos eActros, voltados a aplicações mais robustas.
Outras cinco unidades do modelo entrarão em breve em operação com clientes como a Ypê.
Ao todo, são 17 caminhões elétricos que entrarão em fase de testes ainda neste ano, conforme revelou Marcos Andrade, gerente sênior de marketing de caminhões da Mercedes-Benz, ao Transporte Moderno.
Os testes terão duração de três a seis meses por cliente, com previsão de alcançar entre 20 e 30 empresas ao longo de um ano, em formato de rodízio. Após cada ciclo, os caminhões serão realocados para novas operações, com diferentes perfis de uso.
“Já testamos bastante os veículos internamente para garantir segurança e confiabilidade. Agora é hora de aprender com o cliente na prática: como ele usa, quais os desafios de infraestrutura, quanto consome e o que precisa em termos de serviço”, explicou Marcos Andrade.
A estratégia da montadora prioriza aplicações urbanas de alto volume e baixo peso, típicas de operações de e-commerce e carga fracionada – segmentos onde os elétricos podem mostrar vantagens em eficiência energética, economia operacional e zero emissão local.
Com 7,5 toneladas de PBT e cerca de 3 toneladas de carga útil, o eCanter está posicionado próximo ao modelo Accelo, embora com proposta voltada principalmente ao volume transportado.
A Braspress, uma das maiores operadoras de encomendas do país e parceira histórica da Mercedes-Benz, será uma das primeiras a testar duas unidades do veículo.
Modelo validado no mercado global – Segundo o executivo, o eCanter é um dos caminhões elétricos mais consolidados do mercado global, com milhares de unidades em operação em diferentes países.
“É um veículo extremamente confiável e com consumo muito baixo em uso urbano. O sistema de regeneração de energia é altamente eficaz”, afirmou.
Apesar da presença de outras marcas no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz reforça sua estratégia cautelosa.
“Fazer um caminhão elétrico é muito mais complexo do que parece. Optamos por trazer um produto validado globalmente, com robustez técnica e pronto para entregar uma boa experiência desde o primeiro cliente”, completou.
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