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Mercedes-Benz anuncia investimentos para aumentar produção de caminhões

DCI

18/08/2010 09h28 | Atualizada em 18/08/2010 14h52

Segundo dados da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos -, a Mercedes-Benz registrou um crescimento de 60% nesses primeiros meses do ano. Nesse contexto, a montadora investirá R$ 1,2 bilhão nas fábricas de São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, e de Juiz de Fora, em Minas Gerais, cujo objetivo é ampliar a capacidade de produção e ratificar sua presença no mercado nacional de caminhões.

Os investimentos em São Bernardo, maior fábrica da montadora fora da Alemanha, irão resultar na utilização total da capacidade instalada. “Ao término desse investimento, a produção passará de 65 mil unidades ao ano para 75 mil", afirma Joachim Maier, vice-presidente de vendas.

Em Juiz de Fora, os inves

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Segundo dados da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos -, a Mercedes-Benz registrou um crescimento de 60% nesses primeiros meses do ano. Nesse contexto, a montadora investirá R$ 1,2 bilhão nas fábricas de São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, e de Juiz de Fora, em Minas Gerais, cujo objetivo é ampliar a capacidade de produção e ratificar sua presença no mercado nacional de caminhões.

Os investimentos em São Bernardo, maior fábrica da montadora fora da Alemanha, irão resultar na utilização total da capacidade instalada. “Ao término desse investimento, a produção passará de 65 mil unidades ao ano para 75 mil", afirma Joachim Maier, vice-presidente de vendas.

Em Juiz de Fora, os investimentos em tecnologia de ponta e preparo para novas peças acontecerá em função da produção do mais novo caminhão do grupo, o Actros. "Na fábrica de São Bernardo, o espaço é utilizado também para a montagem de ônibus e veículos leves, então, não poderíamos destinar a produção do Actros para essa unidade”, explica Maier.

O investimento em caminhões de carga pesada é uma aposta do setor automotivo. "Atualmente, os caminhões pesados correspondem a 36% da venda total de caminhões, e nós queremos ser referência na produção e comercialização deste tipo de veículo", afirma Maier. Segundo ele, o novo modelo brasileiro, comercializado em países da Europa, já vendeu 100 unidades nos dois primeiros meses de testes. A estimativa é comercializar 1.500 unidades até o fim do ano, além de chegar a 3 mil unidades em 2011.

De acordo com o presidente da empresa, a expectativa é comercializar de 10 a 15 mil unidades do novo veículo em 2012." Com esses investimentos, a planta de Minas Gerais poderá produzir até 50 mil unidades do caminhão", diz Maier. Por enquanto, as peças do novo modelo ainda não são produzidas no Brasil, mas o cenário deverá mudar até o fim de 2011. "Esperamos ter 44% da produção nacional até o fim do ano que vem e, em 2012, chegar a 60% de nacionalização", conclui.

 

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