Construção
O Estado de S.Paulo
22/05/2013 08h43 | Atualizada em 22/05/2013 14h32
Depois de alterar pela segunda vez as condições para concessão de rodovias, o governo criou um novo mecanismo para tornar mais atraentes os leilões de concessão em ferrovias, segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
Para este novo mecanismo, será criada uma conta vinculada para cada concessionário, na qual será depositado, a cada ano, o total dos pagamentos devidos a ele no período.
O governo fará o depósito antecipado do pagamento e vai liberar o dinheiro de três em três meses.
De acordo com informações dos empresários, segundo modelo proposto, a Valec comprará 100% da capacidade de carga de cada linha lic
...Depois de alterar pela segunda vez as condições para concessão de rodovias, o governo criou um novo mecanismo para tornar mais atraentes os leilões de concessão em ferrovias, segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
Para este novo mecanismo, será criada uma conta vinculada para cada concessionário, na qual será depositado, a cada ano, o total dos pagamentos devidos a ele no período.
O governo fará o depósito antecipado do pagamento e vai liberar o dinheiro de três em três meses.
De acordo com informações dos empresários, segundo modelo proposto, a Valec comprará 100% da capacidade de carga de cada linha licitada, sendo o único cliente direto dos concessionários. A estatal, por sua vez, revenderá ao mercado a possibilidade de transportar carga naquelas ferrovias.
De acordo com Figueiredo, outras medidas já foram adotadas para mitigar o chamado risco Valec.
“Os concessionários poderão utilizar recebíveis da estatal para pagar os empréstimos que tomarão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa e Banco do Brasil. Além disso, para facilitar investimentos, eles receberão antecipadamente 15% da receita devida ao longo da concessão”, afirma.
03 de junho 2019
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