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11/03/2025 10h47 | Atualizada em 11/03/2025 17h44
Em breve, a Kenworth passará a oferecer o primeiro motor a gasolina da Cummins embarcado em seus caminhões médios convencionais das classes 5 a 7.
O anúncio foi feito no dia 5 de março, durante evento realizado pela empresa em Indianápolis, nos EUA.
Funcionando com gasolina de 87 octanas, o motor B6.7 Octane atinge desempenho semelhante ao do diesel, assegura a Cummins.
Configurado com a transmissão automatizada Paccar TX-8, o propulsor a gasolina tem faixa de potência de 200 a 300 cv e torque de até 660 libras-pé.
Segundo a fabricante, os atributos do motor incluem manutenção e operação simplificadas,
...Em breve, a Kenworth passará a oferecer o primeiro motor a gasolina da Cummins embarcado em seus caminhões médios convencionais das classes 5 a 7.
O anúncio foi feito no dia 5 de março, durante evento realizado pela empresa em Indianápolis, nos EUA.
Funcionando com gasolina de 87 octanas, o motor B6.7 Octane atinge desempenho semelhante ao do diesel, assegura a Cummins.
Configurado com a transmissão automatizada Paccar TX-8, o propulsor a gasolina tem faixa de potência de 200 a 300 cv e torque de até 660 libras-pé.
Segundo a fabricante, os atributos do motor incluem manutenção e operação simplificadas, com promessa de economia de combustível até 10% maior em relação a outros motores similares e intervalos de troca de óleo de 15.000 milhas.
Além disso, não há necessidade de fluido de escape ou regeneração ativa.
Equipado com opções de tanque de 45 a 80 galões, o motor foi submetido a 2 milhões de km de testes antes de chegar ao mercado, o que deve acontecer ainda este ano, de acordo com a Cummins.
Opção – Trata-se do primeiro motor Série B da plataforma HELM (Higher Efficiency, Lower Emissions and Multiple Fuels), lançada em 2024 para reduzir emissões, aumentar a eficiência energética e funcionar com combustíveis alternativos.
“O motor foi validado de acordo com as mesmas normas que o motor diesel B6.7 da Cummins”, afirmou Kevin Haygood, diretor-geral de vendas e marketing da Kenworth.
Nos EUA, especificamente, o motor também cumpre os futuros requisitos federais de emissões para caminhões na Califórnia, mais restritivos, que entrarão em vigor a partir de 2027.
“A alteração das regulamentações ambientais nos levou a oferecer outra opção de motor aos nossos clientes”, ressalta o diretor.
Para ele, o novo motor pode ser uma alternativa interessante em muitas operações, especialmente em aplicações de coleta, entrega e reboque.
“O motor B6.7 Octane também pode se tornar popular no mercado de locação, assim como em paisagismo, uma área já acostumada a utilizar veículos a gás em muitos mercados”, observa Haygood.
10 de março 2025
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