Assessoria de Imprensa
15/12/2020 11h00 | Atualizada em 18/12/2020 13h05
As vendas de maquinário agrícola em novembro dispararam 29,5%, na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A alta acumulada de janeiro a novembro é de 3,8%.
Para Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do Núcleo de Agronegócio da ESPM Porto Alegre, o crescimento em novembro indica confiança dos produtores na economia do setor.
"A venda de máquinas é um indicador importante da confiança do produtor na sua atividade econômica. Quando segmentos como grãos e carnes percebem seus produtos valorizados – como ocorre
...As vendas de maquinário agrícola em novembro dispararam 29,5%, na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A alta acumulada de janeiro a novembro é de 3,8%.
Para Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do Núcleo de Agronegócio da ESPM Porto Alegre, o crescimento em novembro indica confiança dos produtores na economia do setor.
"A venda de máquinas é um indicador importante da confiança do produtor na sua atividade econômica. Quando segmentos como grãos e carnes percebem seus produtos valorizados – como ocorre este ano por conta das exportações – há um movimento de investimento em maquinários mais atualizados e com mais recursos tecnológicos", afirma.
Outro fator importante é o comportamento diferente do agronegócio em relação ao restante da economia. "A situação do agronegócio é particular, pois se trata de um dos poucos setores que não foram paralisados na pandemia", afirma.
Para o especialista, os produtores que consideram a aquisição de maquinários novos devem se planejar, ainda que o cenário atual seja favorável. "O produtor deve considerar diferentes cenários futuros – otimista, realista e pessimista – para verificar se a conta fecha."
10 de janeiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade