Assessoria de Imprensa
25/02/2025 09h52 | Atualizada em 28/02/2025 00h51
Em parceria com a Vero Construção Civil, a concessionária Ecopistas está utilizando o primeiro rolo compactador de asfalto totalmente elétrico do Brasil em obras de manutenção na Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070).
Segundo as empresas, o modelo Dynapac CC 1000e representa um "grande avanço para a sustentabilidade na infraestrutura viária", pois opera com zero emissões de CO₂, baixo ruído e eliminação dos custos de combustível e manutenção de motores a combustão.
"O futuro da infraestrutura passa pela eletrificação e pela adoção de tecnologias mais l
...Em parceria com a Vero Construção Civil, a concessionária Ecopistas está utilizando o primeiro rolo compactador de asfalto totalmente elétrico do Brasil em obras de manutenção na Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070).
Segundo as empresas, o modelo Dynapac CC 1000e representa um "grande avanço para a sustentabilidade na infraestrutura viária", pois opera com zero emissões de CO₂, baixo ruído e eliminação dos custos de combustível e manutenção de motores a combustão.
"O futuro da infraestrutura passa pela eletrificação e pela adoção de tecnologias mais limpas e eficientes", afirma Gabriel Agostini, engenheiro sênior da Ecopistas.
“Essa iniciativa reforça o compromisso do Grupo EcoRodovias com a redução do impacto ambiental na manutenção rodoviária", completa.
O equipamento é o primeiro integrante do programa Z.ERA da Dynapac em uso no Brasil, abrindo caminho para uma nova geração de máquinas de compactação e pavimentação elétricas, projetadas para trabalhos livres de emissões no local de aplicação.
Com peso operacional de 1.775 kg e largura de compactação de 1.000 mm, o modelo é projetado para realizar um turno inteiro de trabalho sem a necessidade de recarregar as baterias, sendo indicado para aplicações de compactação em pequena escala, como calçadas, ciclovias, pequenas estradas e áreas de estacionamento.
De acordo com a fabricante, uma das características notáveis do rolo elétrico é o grande diâmetro de tambor e os motores de acionamento conectados em série, que contribuem para melhor acessibilidade e capacidade de subida em aclives.
A propulsão e a vibração estão presentes em ambos os tambores, garantindo uma compactação eficiente e uniforme, assegura a Dynapac.
“O Dynapac CC1000e evita a exposição do operador às emissões de um motor diesel, além de ser mais silencioso”, diz Agostini.
Segundo Wendell Rodrigues, diretor da Vero Construção Civil, “a intenção é utilizar cada vez mais fontes de geração de energia limpa, incluindo painéis solares para carregamento do equipamento”.
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