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MINERAÇÃO
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Codelco inicia testes de transferência de energia para caminhões em movimento

Sistema Cat Dynamic Energy Transfer (DET) será testado na Divisão Radomiro Tomic com três caminhões diesel-elétricos da frota no Chile

Assessoria de Imprensa

21/10/2025 08h55 | Atualizada em 21/10/2025 08h56

A Codelco anunciou planos para testar o sistema Cat Dynamic Energy Transfer (DET) em sua frota de caminhões diesel-elétricos na Divisão Radomiro Tomic, no Chile.

De acordo com comunicado da empresa, a iniciativa na mina de cobre “faz parte do compromisso com a descarbonização e a sustentabilidade, buscando reduzir a pegada de carbono por meio de tecnologias inovadoras e soluções de eletrificação”.

O sistema Cat DET é composto por uma série de elementos integrados, incluindo um módulo de transferência de energia que converte a energia da fonte elétrica do campo para a tensão necessária, um sistema

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A Codelco anunciou planos para testar o sistema Cat Dynamic Energy Transfer (DET) em sua frota de caminhões diesel-elétricos na Divisão Radomiro Tomic, no Chile.

De acordo com comunicado da empresa, a iniciativa na mina de cobre “faz parte do compromisso com a descarbonização e a sustentabilidade, buscando reduzir a pegada de carbono por meio de tecnologias inovadoras e soluções de eletrificação”.

O sistema Cat DET é composto por uma série de elementos integrados, incluindo um módulo de transferência de energia que converte a energia da fonte elétrica do campo para a tensão necessária, um sistema de trilhos eletrificados para transmitir a energia e um sistema de conexão com o trem de força do caminhão.

O piloto está programado para começar no segundo trimestre de 2026 nas operações a céu aberto.

O teste, que deve durar aproximadamente um ano, envolverá caminhões Cat 798 AC e a instalação de trilhos em uma das rampas onde as máquinas operam.

“Estamos avançando constantemente em direção à mineração do futuro”, afirma Felipe Lagno, gerente corporativo de Inovação e tecnologia da Codelco.

Estimativas preliminares indicam que essas máquinas podem reduzir as emissões entre 60% e 70%, além de prolongar a vida útil dos motores.

“Temos a oportunidade de reduzir o nosso impacto ambiental e prolongar a vida útil dos nossos caminhões, sem comprometer a produtividade”, diz Lagno.

“Cada projeto relacionado à inovação tecnológica nos aproxima do objetivo de sermos uma pedra angular do desenvolvimento sustentável para o mundo”, acrescenta.

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