O Estado de S.Paulo
23/01/2023 13h43
Criado em 1973, o caminhão GM Terex Titan 33-19 foi, por 25 anos, o caminhão com a maior capacidade de carga e arrasto do mercado. Segundo informações da empresa, o modelo era capaz de transportar 320 toneladas de carga. O lançamento ocorreu em 1974 em Las Vegas, nos Estados Unidos. Porém, o caminhão foi feito no Canadá.
De acordo com a fabricante, o modelo tinha foco na mineração. Assim, foi feito para operar em atividades fora de estrada. Além disso, graças à ampla capacidade, um único Terex Titan 33-19 realizava a tarefa de vários outros caminhões.
O caminhão GM Terex Titan 33-19 tinha trem de for&
...Criado em 1973, o caminhão GM Terex Titan 33-19 foi, por 25 anos, o caminhão com a maior capacidade de carga e arrasto do mercado. Segundo informações da empresa, o modelo era capaz de transportar 320 toneladas de carga. O lançamento ocorreu em 1974 em Las Vegas, nos Estados Unidos. Porém, o caminhão foi feito no Canadá.
De acordo com a fabricante, o modelo tinha foco na mineração. Assim, foi feito para operar em atividades fora de estrada. Além disso, graças à ampla capacidade, um único Terex Titan 33-19 realizava a tarefa de vários outros caminhões.
O caminhão GM Terex Titan 33-19 tinha trem de força com motor a diesel e elétrico. Movido a diesel, o V16 de 169 litros gerava 3.300 cv de potência. Entre os recursos, havia turbo e intercooler. Além disso, um rotor de locomotiva ficava acoplado diretamente a um alternador elétrico.
O chassi rígido tinha três eixos. Por sua vez, a direção com assistência hidráulica atuava nas quatro rodas. Como resultado, o raio de giro era de 30 metros. O caminhão GM Terex Titan 33-19 tinha 20 m de comprimento, 8 m de largura e 7 m de altura. Porém, chegava a 17 m com a carroceria erguida.
Segundo a GM, a tara era de 231.100 kg. Por sua vez, o peso bruto total (PBT) chegava de 548.600 kg. Além disso, quando estava com carga total a velocidade máxima era de 48 km/h. Ou seja, o caminhão era bem ágil, considerando seu tamanho e capacidade de carga. O caminhão era pintado de verde-limão.
Assim, em 1975 a primeira unidade do caminhão GM Terex Titan entrou em operação na mina de minério de ferro da Kaiser Steel, na Califórnia, EUA. Segundo a mineradora, nos quatro anos de atividade o modelo transportou cerca de 3,5 milhões de toneladas de carga.
Porém, o Titan foi para o Canadá em 1978. Mas a mina onde ele atuava foi adquirida pela Westar Mining, cinco anos depois. De acordo com a mineradora, o modelo era 70% mais rentável que os convencionais. Assim, a empresa pagou US$ 540 mil pelo caminhão e US$ 3 milhões por um lote de peças de reposição. E repintou o caminhão GM Terex Titan de amarelo e azul.
Com isso, a mineradora fez um excelente negócio. Afinal, a GM informou na época que, quando a modelo entrasse em produção regular, seu preço seria de, aproximadamente US$ 7 milhões. No entanto, o caminhão não foi feito em série.
Unidade – Conforme a GM, as vendas de carvão despencaram no fim dos anos 1970. Como esse era o mercado foco do novo caminhão, o projeto acabou sendo encerrado. Portanto, o protótipo do caminhão GM Terex Titan comprado pela Westar Mining foi a única unidade fabricada.
Seja como for, a Westar Mining retirou o Terex de serviço em 1991. Dois anos depois, a Câmara de Comércio de Sparwood, Canadá, arrecadou fundos e restaurou o caminhão GM. Como resultado, o modelo permanece como uma das atrações turísticas da cidade até hoje.
Ao longo de 25 anos, o Terex Titan foi considerado como o caminhão com capacidade de carga útil do planeta. Porém isso mudou em 1998. Naquele ano, foi lançado o Caterpillar 797. Segundo a empresa, o modelo pode transportar 330 toneladas de carga.
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