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Brasil tira pouco benefício da escassez mundial de matérias-primas

A escassez de matérias-primas tem um efeito bumerangue e impacta também na recuperação da economia mundial

Uol Economia

03/08/2021 11h00

A escassez mundial de matérias-primas, um efeito colateral da retomada econômica da pandemia de Coronavírus, prejudica a atividade nos países desenvolvidos, mas pode trazer benefícios a grandes exportadores, como o Brasil.

Entretanto, a alta dos preços das commodities traz efeitos colaterais perigosos. Petróleo, metais, minerais, produtos agrícolas – o Brasil produz e exporta todas essas commodities que faltam no mercado internacional para atender à demanda de países como a China, em forte recuperação das atividades pós-covid-19, além da Europa e os Estados Unidos.

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A escassez mundial de matérias-primas, um efeito colateral da retomada econômica da pandemia de Coronavírus, prejudica a atividade nos países desenvolvidos, mas pode trazer benefícios a grandes exportadores, como o Brasil.

Entretanto, a alta dos preços das commodities traz efeitos colaterais perigosos. Petróleo, metais, minerais, produtos agrícolas – o Brasil produz e exporta todas essas commodities que faltam no mercado internacional para atender à demanda de países como a China, em forte recuperação das atividades pós-covid-19, além da Europa e os Estados Unidos.

A alta da procura leva os preços das matérias-primas a bater recordes. Somente em abril, a cotação do preço da madeira explodiu 300%, do petróleo, 222%, e do aço, 210%. Além disso, maio teve o maior aumento mensal nos preços dos alimentos em mais de uma década.

Puxada pelas exportações de commodities, a balança comercial brasileira tem registrado superávits sucessivos e até históricos, como em junho. A conjuntura atual leva muitos analistas a apostarem que podemos estar diante de um quarto superciclo de commodities, destinado a durar pelo menos 10 anos. O último ocorreu nos anos 2000, com a ascensão dos países emergentes do BRICS.

Mas o tema divide: para outros especialistas, a situação atual é meramente conjuntural, resultado direto dos planos de retomada lançados mundo afora.

"A tendência é que alivie um pouco, com a retomada da produção e do investimento. A gente reduziu muito os estoques, porque as empresas estavam muito preocupadas em fazer caixa e ter liquidez", explica Armando Castelar, coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/ FGV) e professor de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
"A tendência é que isso se acomode, mas acho que teremos alguns anos de preços elevados, porque esse é o padrão normal das commodities: demora alguns anos até que a capacidade de produção se ajuste ao novo patamar da demanda.”

Indústria e construção
Ironicamente, a escassez de matérias-primas tem um efeito bumerangue e impacta também na recuperação da economia mundial.

A falta de insumos afeta seriamente a indústria e a construção civil, retardando ainda mais a melhora do desemprego histórico gerado pela pandemia. Uma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias do Brasil indicou que a falta de materiais atinge 68% das fabricantes consultadas.

"O Brasil pode se beneficiar em partes. A China é hoje é disparadamente o maior destino das exportações brasileiras e, deste ponto de vista, esses produtores exportadores serão beneficiados. Mas a questão que se coloca é se a competitividade desses setores não acaba comprometendo, de alguma maneira, o desenvolvimento industrial dos demais setores", avalia o economista Fernando Sarti, professor da Unicamp e especialista em cadeias mundiais de produção.

"A indústria brasileira não tem recebido investimentos, está defasada do ponto de vista tecnológico. Os setores minerais e agrícolas vão surfar nesse ciclo, mas para a economia como um todo, isso talvez não seja benéfico. Esses setores não geram emprego, levam a um crescimento baixo, são muito pouco tributados."

O setor automotivo é um dos mais abalados, principalmente pela penúria de chips para a tecnologia embarcada dos veículos. No Brasil, a estimativa é de que as fábricas possam ficar praticamente paralisadas até 2022.

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