Assessoria de Imprensa
29/08/2024 10h50 | Atualizada em 02/09/2024 11h31
Com o aumento de conscientização sobre os riscos e padrões de segurança na pavimentação, a Vögele alinhou a nova geração de vibroacabadoras Dash 5 à segurança do usuário com novas funções.
Para colocar a máquina em ação, a função automática Paver Access Control (PAC) promete tornar mais seguros os preparativos para a operação.
A partir da unidade de controle na mesa, todos os passos iniciais da operação – como iluminação, partida do motor, acionamento do comando da máquina, levantamento e travamento do teto e abaixamento da mesa
...Com o aumento de conscientização sobre os riscos e padrões de segurança na pavimentação, a Vögele alinhou a nova geração de vibroacabadoras Dash 5 à segurança do usuário com novas funções.
Para colocar a máquina em ação, a função automática Paver Access Control (PAC) promete tornar mais seguros os preparativos para a operação.
A partir da unidade de controle na mesa, todos os passos iniciais da operação – como iluminação, partida do motor, acionamento do comando da máquina, levantamento e travamento do teto e abaixamento da mesa de compactação – são feitos pelo usuário a partir do solo, com o toque de um botão (imagem acima).
Ao final do trabalho, a vibroacabadora pode ser colocada na posição de transporte da mesma forma, tornando a ativação e a desativação da máquina mais seguras e convenientes.
“A vibroacabadora não é apenas uma máquina que precisa funcionar no mais alto nível técnico, mas sobretudo uma estação de trabalho”, justifica Bastian Fleischer, gerente de produtos da Vögele.
“A pavimentação eficiente e de alta qualidade só pode ser garantida se os operadores puderem trabalhar com a vibroacabadora de maneira segura, ergonômica e saudável”, diz ele.
A iluminação adequada dentro e ao redor da vibroacabadora é outro fator de segurança em canteiros de obras noturnos, em locais com pouca visibilidade ou túneis.
Na linha Dash 5, luzes LED integradas iluminam a plataforma de operação e todos os pontos de serviço acessíveis a partir dela.
Segundo a fabricante, a iluminação dos cilindros de nivelamento e os faróis com posicionamento livre garantem uma visão aprimorada de todas as áreas relevantes do canteiro.
Os novos modelos também podem ser equipados com refletores de LED adicionais, que são instalados permanentemente na extensão do teto, iluminando a área de trabalho até 4 m atrás da mesa e até uma largura de pavimentação de 10 m.
Refletores LED iluminam toda a
área de trabalho, garante a Vögele
Ao final do trabalho, a iluminação é desligada automaticamente por meio da função de cronometragem, o que dá ao operador tempo suficiente para deixar o canteiro de obras com segurança.
“O novo conceito de iluminação reduz o risco de acidentes e erros operacionais, uma vez que as luzes de LED iluminam as áreas relevantes para a colocação em funcionamento, a pavimentação ou a manutenção”, conta Fleischer.
Na nova geração, a Vögele também otimizou o ventilador com a possibilidade de regulagem do número de rotações, para que a velocidade seja calculada com mais precisão e aumentada na medida necessária para a operação segura da máquina.
Já para proteger os operadores contra aerossóis, a marca aperfeiçoou o sistema de ventilação das novas vibroacabadoras, agora com maior capacidade de exaustão.
“Elevamos significativamente o desempenho da exaustão e otimizamos a saída, que agora está integrada ao teto da máquina em vez de ficar na parte traseira da plataforma, o que reduz ainda mais a exposição do operador”, explica Steffen Fickeisen, diretor de máquinas especiais da Vögele, que oferece um pacote de retrofit para os modelos Dash 3.
05 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade