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Allison Transmission realiza o transporte de pás eólicas com um Astra HD9

O transporte de uma pá de turbina eólica do Porto de Brindisi (Itália) para o parque eólico RWM "Mondonuovo" em Mesagne (Brindisi) foi o primeiro de uma série

Assessoria de Imprensa

18/04/2025 06h37 | Atualizada em 22/04/2025 06h47

O transporte de pás eólicas é uma das operações mais complexas no setor de transporte excepcional.

O comprimento, o peso e as dimensões superdimensionadas desses componentes exigem veículos altamente especializados e tecnologias avançadas para garantir um transporte seguro e eficiente.

Nesse contexto, a Geotrasporti, empresa especializada em transporte ferroviário e eólico, optou por contar com dois inovadores Astra HD9 8x6 equipados com transmissões Allison.

Em 17 de fevereiro, a primeira pá eólica – 81 metros de comprimento – foi transportada do Porto de Brindisi para o campo RWM “Mondonuovo”

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O transporte de pás eólicas é uma das operações mais complexas no setor de transporte excepcional.

O comprimento, o peso e as dimensões superdimensionadas desses componentes exigem veículos altamente especializados e tecnologias avançadas para garantir um transporte seguro e eficiente.

Nesse contexto, a Geotrasporti, empresa especializada em transporte ferroviário e eólico, optou por contar com dois inovadores Astra HD9 8x6 equipados com transmissões Allison.

Em 17 de fevereiro, a primeira pá eólica – 81 metros de comprimento – foi transportada do Porto de Brindisi para o campo RWM “Mondonuovo” em Mesagne, a 40 km de distância.

A operação foi bem-sucedida, tendo como resultado o bom desempenho do Astra HD9 equipado com uma transmissão totalmente automática Allison da Série 4700 Specialty (SP), que permite o controle do veículo e a precisão durante manobras em vias públicas.

Massimo Carlini, Gerente Comercial e Técnico da empresa de transporte sediada em Roma, dirigiu o comboio da excepcionalmente longa e volumosa carga até seu destino.

Esta foi a primeira experiência da empresa com as transmissões Allison.

“Os testes conduzidos internamente com as transmissões automáticas foram excelentes e hoje, no campo, o veículo teve um desempenho excepcionalmente bom. Cada manobra é crítica nesse tipo de transporte e não perder potência é essencial, não apenas para economizar combustível, mas especialmente para garantir o controle do veículo durante manobras de baixa velocidade”, afirma Carlini.

Seu irmão Roberto Carlini, CFO e Gerente de Projetos da Geotrasporti, explicou que a empresa sediada em Aprea (Roma) opera uma frota de 25 cavalos mecânicos e 50 reboques e semirreboques altamente avançados, incluindo três veículos de elevação de lâminas.

"Em nosso setor, o desempenho do veículo é crucial. Compramos os dois Astra HD9s com transmissões Allison em 2024 especificamente para os transportes mais importantes e delicados, como este em Brindisi”, comenta.

Simone Pace, Gerente de Vendas de Área da Allison Transmission, destacou que as transmissões Allison são particularmente adequadas para missões tão complexas porque garantem potência contínua às rodas, tração e aceleração suave e desaceleração eficaz.

"O conversor de torque na transmissão automática Allison multiplica o torque do motor na partida, o que ajuda muito ao dar a partida com cargas muito pesadas ou volumosas: o motorista não precisa trabalhar muito com a caixa de câmbio e as arrancadas e as trocas de marchas são suaves. Além disso, a transmissão funciona de forma sincronizada com os diferentes veículos que operam juntos durante o reboque em tandem, simplificando as manobras – um elemento-chave em missões tão extremas."

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