P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.282 - Abril - 2024
Voltar
PRÉVIA M&T EXPO 2024

Uma visão do futuro do setor

Repleta de inovações, a 12ª edição da feira mantém a tradição de quase três décadas impulsionando o desenvolvimento do setor de máquinas e equipamentos no país

Mais uma vez realizada no São Paulo Expo, a M&T Expo 2024 marca o retorno da principal plataforma para lançamentos de máquinas, equipamentos e serviços para construção e mineração na América Latina, acentuando os investimentos constantes em inovação e tecnologia por parte dos principais fabricantes do setor.

Segundo o Estudo Sobratema, o mercado de equipamentos de Linha Amarela prevê crescimento de cerca de 7% nas vendas de máquinas em 2024, totalizando mais de 33 mil unidades comercializadas.

E a M&T Expo, parte da bauma Network, representa uma contribuição importante para esse crescimento, mantendo a tradição de promover o desenvolvimento sustentável do setor ao longo de quase três décadas.

Na edição passada, realizada em 2022, a feira recebeu mais de 31 mil visitantes de 42 países em quatro dias de exposição, cobrindo 54 mil m2 de área (interna e externa) e resultando em


Mais uma vez realizada no São Paulo Expo, a M&T Expo 2024 marca o retorno da principal plataforma para lançamentos de máquinas, equipamentos e serviços para construção e mineração na América Latina, acentuando os investimentos constantes em inovação e tecnologia por parte dos principais fabricantes do setor.

Segundo o Estudo Sobratema, o mercado de equipamentos de Linha Amarela prevê crescimento de cerca de 7% nas vendas de máquinas em 2024, totalizando mais de 33 mil unidades comercializadas.

E a M&T Expo, parte da bauma Network, representa uma contribuição importante para esse crescimento, mantendo a tradição de promover o desenvolvimento sustentável do setor ao longo de quase três décadas.

Na edição passada, realizada em 2022, a feira recebeu mais de 31 mil visitantes de 42 países em quatro dias de exposição, cobrindo 54 mil m2 de área (interna e externa) e resultando em mais de R$ 2,8 bilhões em negócios iniciados para os expositores.

Nesta edição, que acontece entre os dias 23 e 26 de abril, a feira se propõe a oferecer uma visão do futuro do mercado de construção e mineração, evidenciando os investimentos contínuos dos fabricantes para atender às demandas por produtividade, segurança e sustentabilidade.

“A cada edição, os equipamentos estão se tornando mais modernos, incorporando alta tecnologia e inovações, incluindo avanços em eletrificação para reduzir as emissões durante a operação”, comenta Rolf Pickert, CEO da Messe München do Brasil, organizadora do evento, que tem apoio institucional da Sobratema.

Nas próximas páginas, confira as novidades que serão exibidas na feira.


AGCO POWER

Lançamento da AGCO Power, motor CORE75
permite uso de combustíveis alternativos e renováveis

A fabricante de motores para maquinários agrícolas, florestais e fora de estrada apresenta o mais novo produto de seu portfólio com o lançamento da linha CORE75.

Voltada para aplicações off-road na faixa de 100 a 250 kW, a família de motores de 6 cilindros a diesel chega ao mercado com a promessa de “economia de combustível, design confiável de baixa rotação e construção aerodinâmica, com maior qualidade e menos peças”.

Dentre as características da configuração, a linha (foto) oferece possibilidade de uso de combustíveis alternativos e renováveis (sendo 100% compatível com HVO), potência máxima de 223 kW a 1.600 rpm, torque máximo de 1.450 Nm a 1.300 rpm e consumo máximo de 223 kW a 1.600 rpm.

Em conformidade com o padrão de emissões EU Stage V, a proposta da fabricante com o novo produto é oferecer o melhor consumo de combustível da categoria, de 188 g/kWh, assim como o menor nível de ruído.

“Os motores da linha CORE representam dedicação em fornecer uma fonte confiável de potência com baixas emissões”, comenta a empresa.


AMMANN


Com sistema de duas células, a usina ACM Prime
2.0 da Ammann promete alta precisão de dosagem

Com a nova ACM Prime 2.0 (foto), a fabricante apresenta a 2ª geração de sua linha Premium de usinas de asfalto móveis.

Segundo a empresa, os equipamentos da categoria “oferecem itens até então só vistos em usinas instaladas no primeiro mundo”, como alta precisão de dosagem, obtida por meio de sistema de pesagem de agregados com duas células de carga, calibração rápida e bomba de asfalto de quatro polegadas com engrenagens internas.

Segundo a Ammann, a linha se destaca pela eficiência energética, com a promessa de menor consumo de combustível via tambores secadores com isolamento térmico, juntas vedadas do tipo labirinto e controle da pressão interna, aliados a queimadores com relação mais precisa de ar/combustível.

“Além disso, os misturadores tipo pugmill incorporam controle de volume e tempo de mistura, o que resulta em uma homogeneização aprimorada entre agregados e ligante asfáltico em todas as faixas de produção”, diz a fabricante.

Outras características do produto incluem novas paletas de mistura em material ultrarresistente e novo dispositivo de exaustão dos gases do filtro de mangas (com maior controle na vazão e pressão), além do novo sistema de controle as1 Argon View.

“Esse sistema tornou-se ainda mais amigável e intuitivo, com as informações essenciais destacadas, evitando sobreposição de dados”, comenta Ivan Reginatto, gerente comercial da Ammann, que destaca ainda no evento seus novos queimadores para hidrogênio, que podem ser usados com combinações com gás natural ou 100% a hidrogênio na versão H2.


AVANT TECNO

Pás carregadeiras compactas articuladas da Avant
prometem redução no consumo de combustível e de pneus

A fabricante exibe na feira suas pás carregadeiras compactas articuladas, que se destacam pela capacidade de realizar manobras em espaços reduzidos e versatilidade no uso de implementos.

De acordo com a empresa, os equipamentos são capazes de utilizar mais de 200 tipos de implementos, incluindo itens destinados para construção e manutenção viária, paisagismo, agricultura e manutenção de áreas verdes.

De acordo com a fabricante, equipamentos como o modelo 860i (foto) oferecem baixíssimo consumo de combustível, cerca de 50% menor que as minicarregadeiras, além de permitirem vida útil de 1.500 h ou mais para os pneus em condições de uso normal.

“Também ganha destaque a visibilidade de 360° e o grande alcance frontal e altura de descarga, graças aos braços extensíveis das máquinas”, afirma.

A meta da marca é ocupar cerca de 40% do mercado atualmente dominado por minicarregadeiras, “já que nem todos os clientes precisam de máquinas que fazem 360° sobre o próprio eixo e, muito menos, querem pagar pelos custos de combustível e desgaste de pneus gerados por máquinas com esse tipo de manobra”.

Na avaliação da empresa, os equipamentos compõem um novo tipo de maquinário, que precisa ser mais bem-divulgado no país.

“Nosso maior concorrente é o desconhecimento do mercado sobre nossos produtos e, por isso, a participação na M&T Expo é de suma importância para nós”, avalia Mario Neves, gerente de vendas da Avant na América Latina.


BMC-HYUNDAI

Com peso operacional entre 12.000 e 12.400 kg,
o compactador ASD 124 é destaque da BMC-Hyundai

A empresa lança uma série de produtos, incluindo os compactadores de solo e asfalto ASD 115, com peso operacional entre 10.700 e 11.100 kg, e ASD 124 (foto), entre 12.000 e 12.400 kg, disponíveis em versões STD, DD e PD.

Além disso, a marca apresenta o compactador de tambor tandem ADD 95, com peso operacional de 9.100 kg. Os rolos contam com motores turboalimentados Kirloskar 4R1040TABS-III de 4 cilindros, com potência de 105 hp (ASD 115 e ASD 124) e de 75 hp (ADD 95) a 2.200 rpm.

“Todos os modelos são equipados com sistemas de deslocamento e vibração com bombas de fluxo variável e bomba de engrenagens para o sistema de direção”, diz a empresa.

Também em destaque, a retroescavadeira ACE Phanton 4x4 apresenta características como motor turboalimentado Tier III modelo Perkins 1104D-44TA de 4 cilindros, com torque máximo de 418 Nm a 1.400 rpm e opção do motor Kirloskar 4R1040TA BS III, que entrega 96 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 377 Nm a 1.400 rpm.

O equipamento oferece recursos como tração dianteira, cabine ROPS/FOPS e transmissão Synchro Shuttle, com 4 velocidades à frente e 4 à ré. Além disso, apresenta eixo traseiro Carraro com freios a disco banhados a óleo e freio de estacionamento com acionamento manual.

Os pneus são dimensionados em 12.5/80 – 18 12PR (dianteiros) e 17.5 x 25 – 12PR (traseiros). Na lista de opcionais, estão disponíveis caçamba 6 em 1 e linha hidráulica para rompedor, bem como caçambas de escavação em diferentes capacidades (0,09 m3, 0,12 m3 e 0,30 m3) e sistema de telemetria.

Com tanque de combustível de 150 l, o peso operacional do modelo é de 8.190 kg para a versão 4x4 e de 8.040 kg para a versão 4x2.

A BMC apresenta ainda as motoniveladoras da linha HG, incluindo os modelos HG130-3 (13.500 kg), HG170-3 (15.200 kg), HG190-3 (17.000 kg) e HG220-3 (17.200 kg).

Equipadas com motores Cummins de 153 a 222 hp, as máquinas trazem transmissão ZF do tipo PowerShift com conversor de torque, proporcionando 6 velocidades à frente e 3 à ré.

“Os opcionais incluem itens como lâmina frontal, ripper traseiro e escarificador, com montagem entre os eixos dianteiro e traseiro (mid-mount)”, completa.


CANTUSTORE


Estande da CantuStore exibe pneus, sapatas e soluções
de preenchimento para operações fora de estrada

A plataforma de tecnologia e logística traz ao evento modelos como o G-PRO580 Gripmaster, um pneu que oferece atributos como banda de rodagem em formato direcional, desenvolvida para promover melhor tração e aderência em condições adversas.

Com carcaça reforçada e sulcos profundos, o modelo também traz desenho otimizado nos ombros, que conta com composto especial na lateral prometendo um melhor desempenho em condições operacionais desafiadoras.

Além desse modelo, a empresa exibe o pneu de tração G-PRO390 Gripmaster, desenvolvido para caminhões articulados e pás carregadeiras, que traz banda de rodagem mais larga e flancos reforçados, conferindo maior proteção contra cortes e perfurações.

“O modelo é projetado para operações mistas de alta intensidade, trazendo o desenho ‘S’ na banda de rodagem afim de evitar acúmulo de terra”, informa a empresa.

Outros destaques incluem a sapata OTRMax by Gripmaster, uma esteira de borracha desenvolvida para maximizar a tração de escavadeiras e minicarregadeiras, aumentando a pegada em solos irregulares, assim como a solução Gripmaster 3S para preenchimento de pneus OTR, desenvolvida nos EUA.

“Junto à marca SpeedMax, nossa proposta é trazer ao evento uma amostra da gama de produtos e soluções para desafios fora de estrada, que abrem caminhos para os negócios ao maximizar as operações e reduzir os custos”, ressalta Leandro Veiga, diretor comercial OHT da CantuStore.


CASE CE


Com motor de 150 cv e tanque de 220 l,
a pá carregadeira W20G é um dos destaques da Case CE

A fabricante chega à M&T Expo 2024 com novidades como a pá carregadeira W20G (foto), agora em nova versão que promete “uma operação mais leve e intuitiva”.

Para isso, a atualização traz uma série de melhorias, como tanque de combustível de 220 l (que promete 30% a mais de autonomia) e um dos maiores motores da categoria, de 150 cv.

“A cabine no chassi dianteiro também proporciona melhor visibilidade ao operador, permitindo trabalhar com precisão e eficiência em uma variedade de ambientes”, diz a fabricante.

Outra atração do estande é o trator de esteira compacto 850M, que traz na configuração o motor NEF4, com controle de emissões acima das exigências atuais.

Fabricado no Brasil, o modelo inclui cabine fechada com ar-condicionado e opcionais como câmera de ré, proteção florestal e pré-disposição hidráulica.

“Além disso, a locomoção por meio de esteiras proporciona maior aderência ao solo e distribuição de peso otimizada, permitindo o uso em terrenos instáveis sem compactar o solo”, garante a empresa.

A marca também atualiza a nova linha de miniescavadeiras com o lançamento dos modelos CX22D e CX35D, equipados com esteiras de borracha com sistema abre e fecha extensíveis e giro zero, permitindo maior flexibilidade operacional.

Além desses produtos, o visitante pode conferir ainda a miniescavadeira elétrica CX15EV, com operação silenciosa e zero emissões, dentre outras novidades.

“Para nós, esta edição da feira será especial, pois vamos lançar um pacote de soluções para auxiliar na gestão da frota, além de novas máquinas, ampliando o nosso portfólio de produtos”, comenta Carlos França, líder da Case CE na América Latina.


CATERPILLAR


Em evidência no estande, modelo 340 integra
a nova linha de escavadeiras da Caterpillar

Comemorando 70 anos de operação no Brasil, a fabricante destaca produtos como o modelo 340 (foto), que integra a nova linha de escavadeiras de grande porte da marca.

Exibida com o martelo H140GC instalado, a máquina traz diferenciais como os sistemas Lift Assist, Auto Dig Boost, E-Fence, Grade 2D e Payload.

“Esse novo modelo é apresentado especialmente para clientes que precisam de uma máquina um pouco maior, com alta produtividade e baixo consumo”, comenta a fabricante, que também exibe produtos da marca SEM e soluções financeiras da Cat Financial.

Ao lado desse modelo, a empresa expõe a nova escavadeira 350, que traz o mesmo pacote eletrônico, mas com capacidade elevada na caçamba e intervalos estendidos para a troca de peças e fluidos, além da já conhecida 313 GC, que completa a oferta nesta família.

Outro destaque da marca é o trator de esteira D5, que traz transmissão automática e intervalos de manutenção estendidos, prometendo alta produtividade com baixo consumo de combustível, além de opções tecnológicas como a lâmina de classificação fina, igualmente exibida na feira.

Ainda na Linha Amarela, a tradicional motoniveladora 140 ganha destaque em configuração com joysticks e sistema Grade com 3D Mastless, enquanto a carregadeira média 950 GC (agora fabricada no Brasil) inclui radiador de óleo do eixo para aplicações pesadas.

Também está no estande o compactador de solo CS10 GC, lançado oficialmente no ano passado e que pode ser configurado com tecnologia MDP, além do rompedor Hammer 140 GC para demolições e pedreiras, que integra a classe de impacto de 7,5 J e tem peso operacional de 3.074 kg.


DEUTZ


Incluindo a versão D2.9L4, a Deutz reúne
motores Tier 4 de 40 a 100 hp na feira

A fabricante global de sistemas de acionamento exibe uma amostra de seu portfólio para aplicações fora de estrada, incluindo soluções a diesel, a gás, elétricas, híbridas e de hidrogênio para faixas de potência até 620 kW.

No estande, a empresa reúne os motores família 2.9, disponíveis nas versões D2.9L4, TD2.9L4 e TCD2.9L4, com range de potência de 40 a 100 hp, na faixa de 2.200 a 2.600 rpm e certificações Tier 4 e Stage V.

Além desses produtos, a companhia apresenta motores Hunan-Deutz produzidos na China, incluindo os modelos de 6 cilindros TCD8.7, TCD12.1 e TCD13.0, todos com certificação China III/IV, turboalimentados e com sistema de pós-resfriamento.

Segundo a fabricante, os modelos são voltados para aplicações industriais e grupos geradores, na faixa de 230 a 485 kW de potência ou 260 a 555 kVA a 1.800 rpm (60 Hz).

A empresa apresenta ainda os motores TCD2012L06 2v e TCD2013L06 2v, da classe Tier III e com potências de 208 hp e 268 hp, respectivamente. “Esses modelos têm larga aplicação no Brasil, principalmente em equipamentos de construção, como escavadeiras, pás carregadeiras e motoniveladoras”, destaca a Deutz.

Outro produto presente no estande da empresa é o gerador de energia DPS 70, de 70 kVA, voltado para aplicações stand-by e de emergência. Com carenagem compacta e robusta, o equipamento promete fornecimento de energia sem interrupção, além de baixo consumo e melhor desempenho de partida a frio, mesmo sob condições extremas.


DEVELON


Com motor de 354 kW, a escavadeira Develon
DX800LC-5B promete evitar o tempo de inatividade

Dentre os lançamentos programados, a fabricante destaca equipamentos como a escavadeira DX800LC-5B (80 t), o caminhão basculante rígido fora de estrada DT95 (90 ton), a escavadeira DX225-LL (para aplicação florestal) e a linha de escavadeiras produzidas no Brasil (DX 150/180/220LCB), com peso operacional de 15, 18 e 22 t, respectivamente.

Equipado com novo motor de 354 kW a 1.800 rpm, o modelo DX800LC-5B (foto) chega ao mercado com a promessa de entregar a melhor produtividade da categoria, oferecendo caçamba de 3,42 m³ e sistema hidráulico inteligente, além de luzes de trabalho LED e visão de 360º fornecida pelo sistema AVM.

“Esse modelo permite trabalhar em ambientes adversos de mineração, onde é fundamental evitar a inatividade”, ressalta a empresa.

Outro destaque para mineração é o basculante rígido DT95, que traz suspensão dianteira hidropneumática, transmissão automática, chassi com estrutura soldada, direção hidráulica Eaton, motor WeiChai de 530 hp e sistema de elevação Hyva.

O estande exibe ainda a escavadeira DX225-LL, projetada para trabalhos florestais diários, além de novidades em implementos, peças e serviços, incluindo o lançamento de fluidos da própria marca.

No âmbito de suporte ao produto, os destaques incluem a divulgação do centro de monitoramento de equipamentos, uma ferramenta de realidade aumentada e o portal “My Develon”.


DRILLCO

A Drillco exibe na M&T Expo sua nova linha
de ponteiros para rompedores hidráulicos

Referência no mercado de ferramentas de perfuração, a empresa lança uma nova linha de ponteiros para rompedores hidráulicos.

Segundo a companhia, o produto atende às principais marcas e modelos de equipamentos, sendo fabricado em aços especiais e com tratamentos específicos para suportar aplicações severas, tanto na área de demolições como na de mineração.

Globalmente, a marca atua exclusivamente por meio de distribuidores autorizados, oferecendo uma seleção de ferramentas como brocas, matrizes, alargadores, escareadores e fresas anulares e de topo, dentre outras soluções específicas para o setor.

Na linha de ponteiros, os rompedores atendidos incluem marcas de renome global, como Montabert, Rammer, Caterpillar, Furukawa, Atlas Copco, EDT, Hyundai Everdigm e Krupp, dentre outras.

“O objetivo na M&T Expo é trazer aos clientes do mercado nacional e latino-americano uma linha de rompedores que atenda às mais diversas aplicações e proporcione redução significativa na relação custo da ferramenta versus hora trabalhada, resultando em maior lucratividade”, observa Carlos Borelli, diretor comercial da Drillco Brasil.


FIORI


Com capacidade de 4 a 30 m3/h, a bomba de concreto
TB30 ganha destaque no estande da Fiori

Na feira, os lançamentos da Fiori complementam a linha de autoconcreteiras, caracterizadas pela empresa como “centrais móveis de concreto sobre rodas, que oferecem produção de concreto certificável de alta qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar”.

Dentre os destaques do estande está a linha de bombas de concreto Turbosol, com destaque para o modelo compacto TB30, que possui capacidade de bombeamento de 4 a 30 m3/h, sendo transportável por caminhão ou reboque.

Do tipo bicilíndrica, a máquina traz válvula “S” e agitador, motor diesel Perkins, carroceria tubular e posicionamento diferenciado dos componentes internos, com “comandos confiáveis que possibilitam alto rendimento e baixo custo de manutenção”.

Outro lançamento de destaque é a gama de dumpers para construção e mineração.

“Com versatilidade notável, esses equipamentos desempenham um papel fundamental no transporte de materiais a granel, adaptando-se facilmente a uma variedade de projetos, desde pequenas reformas até empreendimentos de infraestrutura, especialmente em espaços restritos e terrenos difíceis”, sublinha a companhia.

Com capacidade de carga de 10.000 kg, o modelo D100SW é equipado com transmissão hidrostática 4x4, sendo indicado para aplicações em que tração, visibilidade e manobrabilidade são fatores essenciais, como transporte e descarregamento de grandes volumes de material.

O equipamento conta com reversibilidade de 180° e cabine ROPS/FOPS, assegurando segurança na condução em ambos os sentidos.

“Além disso, o sistema de basculamento da caçamba e a capacidade de descarga trilateral (para trás e para os lados) adicionam ainda mais versatilidade e praticidade”, garante a companhia.


GENIE


Fabricado no México, o manipulador Genie GTH 1056
é adaptado às condições operacionais locais

A fabricante expõe produtos como o novo manipulador telescópico GTH 1056 (foto), fabricado no México e que oferece capacidade de içamento de até 4.536 kg, com altura máxima de 17,32 m.

Com raio de giro externo compacto, o modelo traz controle proporcional e multifuncional com joystick, prometendo um posicionamento mais rápido e preciso, além de chassi com nivelamento para aclives de até 10o.

“Esse produto apresenta algumas alterações de projeto, para atender às necessidades do mercado latino-americano”, comenta o gerente de marketing para a América Latina, Bruno Picini.

Na linha de elétricos, o destaque é o modelo GS-3246 E-drive, equipado com bateria de íons de lítio.

Com capacidade de 318 kg na plataforma, a máquina fornece altura máxima de até 11,75 m, sendo equipada com motores de tração elétrica AC de alta potência, que – segundo a companhia – “entregam desempenho inigualável de condução e tempo de funcionamento líder no setor, com uma operação silenciosa e sem emissões, além de ser fácil de manobrar em espaços apertados”.

A linha de plataformas híbridas é representada pelo modelo articulado Z-45 FE, que conta com altura de trabalho de até 15,92 m e capacidade de 300 kg na plataforma, além de oferecer dois modos de operação (totalmente elétrico e híbrido).

Já o modelo S-60 FE é a primeira plataforma híbrida da marca na linha de produtos telescópicos, com altura de trabalho de 20,60 m e capacidade de 300 kg na plataforma.

“Com redução de 70% nos componentes hidráulicos do chassi, esse modelo é 1/3 mais leve que outras plataformas da categoria, sendo ideal para trabalhos urbanos e aplicações que requeiram carga reduzida sobre o solo”, destaca o gerente.

Além desses produtos, a marca exibe o modelo SX-125 XC (Xtra Capacity), com altura de trabalho de até 40 m e capacidade até 454 kg.

Em tecnologia, os destaques incluem o lançamento da ferramenta “Lift Connect”, além de soluções de telemetria e treinamentos em realidade virtual.


HERRENKNECHT


Herrenknecht destaca máquinas de perfuração
feitas sob medida para a abertura de túneis

Uma das líderes globais em tecnologias e sistemas mecanizados para abertura de túneis, a empresa evidencia na M&T Expo seu portfólio de máquinas de perfuração de última geração, produzidas em diferentes diâmetros para todas as geologias e condições de solo.

No segmento de tuneladoras, as soluções variam de 0,10 a 19 m de diâmetro, incluindo máquinas AVN (Slurry Machines, para aplicações abrasivas), shields EPB (Earth Pressure Balance, com equilíbrio de pressão da terra), mixshields (proteção mista), double shields (proteção telescópica) e TBMs multimodos (adaptáveis ao solo).

Baseada em customização, a linha de produtos inclui máquinas feitas sob medida tanto para túneis de transporte (túneis de tráfego), quanto para túneis de abastecimento e descarte (túneis de serviços públicos).

Além dessa linha, a oferta global atual da marca também inclui soluções para mineração, exploração e equipamentos de apoio.

“Em nosso estande, mostraremos os destaques e as tecnologias mais recentes do projeto”, afirma a fabricante, que na última década vem tendo atuação de destaque em obras emblemáticas de infraestrutura de transporte no país, como os sistemas metroviários de São Paulo e do Rio de Janeiro.


IMB


Desenvolvida no Brasil, a pavimentadora de
concreto da IMB é voltada para obras até 5 m de largura

A fabricante promove na M&T Expo 2024 o lançamento da nova pavimentadora de concreto da marca, inteiramente fabricada no Brasil.

Segundo a companhia, a engenharia nacional desenvolveu integralmente a tecnologia do modelo 5500HD (foto), desde o chassi até o software de controle eletrônico do equipamento, que é voltado para pavimentos de concreto com até 5 m de largura e espessura máxima de 350 mm.

As soluções da marca, incluindo versões mecânicas e hidráulicas, são utilizadas na execução de perfis de concreto moldados “in loco”, especialmente em processos contínuos de construção de guias, sarjetas, meios-fios e calçadas.

“São equipamentos que conseguem unir velocidade de produção com qualidade, resultando em excelente produtividade”, assegura a IMB.

“Contamos com uma equipe técnica focada no desenvolvimento e aprimoramento das nossas linhas de produtos, para sempre oferecer aos clientes as melhores soluções.”


INDECO


Com o modelo HP 18000 FS, a Indeco
exibe o “maior martelo rompedor do mundo”

No estande, a empresa reúne uma ampla amostragem de seu portfólio, incluindo os martelos rompedores da série HP FS, com a apresentação do modelo HP 18000 FS (foto), anunciado como o maior do mundo, além de diferentes modelos na faixa de 0,5 a 50 t.

A marca também expõe produtos como as tesouras sucateiras da série ISS, com a exibição dos modelos ISS 10/20 (para máquinas até 20 t) e ISS 25/40 (até 40 t).

Ganham espaço ainda os pulverizadores rotativos da série IRP, representada pelos modelos IRP 18X (até 30 t) e IRP 29X (até 45 t).

Os visitantes também podem conferir a série multifunção IMP, incluindo o modelo IMP 15, exposto na versão demolidor para máquinas de até 24 t, assim como o modelo IMP 20, também em versão demolidor, para máquinas de até 36 t.

Outros destaques incluem as pinças selecionadoras da série IMG, com o modelo IMG 600 S (até 16 t), além de trituradores florestais da série IMH, incluindo modelos IMH 14 (até 18 t) e IMH 20 (até 36 t).

Ainda há espaço para produtos como os compactadores fixos da série IHC, como o modelo IHC 75 (até 14 t), e rotativos da série IHC R, representada pelo modelo IHC 70R (até 16 t).

“No evento, a nossa principal novidade é a possibilidade de locação desses produtos em várias modalidades, para escavadeiras de qualquer porte, sendo alocados exclusivamente sem máquina e sem operador”, informa Luca Silvi, diretor executivo da Indeco Brasil.


INFRABRASIL


Estande da InfraBrasil recebe
produtos da LGMG voltados para mineração

Em sua primeira participação na M&T Expo, a companhia chega ao evento com destaques como a escavadeira SunWard SWE225E-3H, equipada com componentes como motor Cummins de 169 hp, bomba hidráulica e motor de giro Kawasaki, motor de translação Kayaba, filtros de motor Fleetguard e filtros de ar Donaldson.

Produzido pela LGMG, o caminhão fora de estrada CMT106 promete atrair as atenções com sua capacidade de carga de 70 t e itens como caçamba de 32 m3, motor Perkins de 6 cilindros com 530 hp, transmissão Allison com 7 marchas à frente e 2 à ré e pneus 16.00-R25.

Da mesma marca, o estande recebe o fora de estrada CMT66, de 50 t, que conta com caçamba de 25 m3, motor Weichai de 6 cilindros com 460 hp, transmissão Allison com caixa automática e pneus 14.00-R25.

Segundo a empresa, o equipamento possui sistema de direção hidráulica completo e sistema de direção de emergência, enquanto a cabine conta com certificação ROPS/FOPS.

Já a escavadeira LGMG ME106 é equipada com caçamba para rochas de 7 m3, motor Perkins e controles eletrônicos de lubrificação automática, injeção de combustível, bomba e válvula, prometendo melhor eficiência de consumo e redução de emissões.

Todos os dispositivos de trabalho são equipados com válvulas à prova de explosão, o que promete aprimorar a segurança.

“A M&T Expo é uma vitrine de negócios da qual não podemos ficar de fora”, avalia Christiano Kunzler, CEO da InfraBrasil.

“Todos os equipamentos que trouxemos oferecem diferenciais competitivos em relação a outros maquinários do setor.”


JOHN DEERE


Com novo motor eletrônico, a retroescavadeira
310 P tem consumo garantido pela John Deere

A fabricante traz atualizações de seu portfólio à feira com as linhas de produtos G, P e X, que oferecem respectivamente configurações básicas, recursos avançados e tecnologias disruptivas.

“Os modelos G fornecem confiabilidade e robustez necessárias para os trabalhos mais comuns de construção”, explica a fabricante, destacando que os modelos P contam com recursos avançados que oferecem “desempenho, eficiência, conforto e vida útil excepcionais” em aplicações de alta produção.

“Já os modelos X, ainda sem previsão de lançamento no Brasil, contam com recursos inovadores”, acrescenta a empresa, que busca assim garantir soluções de acordo com as necessidades de cada mercado.

Equipadas com sistema de giro exclusivo, as novas escavadeiras contam com três diferentes modos de operação (ECO, Power e High Power), que fornecem diferentes níveis de potência e eficiência, além de sistema integrado de nivelamento 2D, que auxilia na escavação.

Na linha de retroescavadeiras, o modelo 310 P (foto) traz novo motor eletrônico, com maior disponibilização de dados, além de habilitar o Modo ECO, que promete economia de até 20% no consumo por meio de ajuste automático da rotação do motor.

O “Programa Litros de Vantagem”, aliás, garante consumo de 5,8 l/h.

Por sua vez, as motoniveladoras da linha P introduzem funcionalidades exclusivas que automatizam operações repetitivas, além de novos controles de operação (como joystick e minialavanca) e círculo de giro em versão Premium, com engrenagem totalmente selada.

Já as novas carregadeiras da versão P contam com balança integrada, com dados reportados via Operations Center.

“As novas pás carregadeiras contam ainda com novo assento pneumático e nova coluna de direção”, descreve a fabricante.


KOMATSU


Produzida no Brasil, a escavadeira PC200-10M0
integra os lançamentos da Komatsu

A fabricante lança na M&T Expo 2024 as atualizações de duas escavadeiras produzidas no Brasil.

Voltado para terraplenagem, construções de prédios, obras de saneamento e infraestrutura urbana, o modelo de 20 t PC200-10M0 (foto) chega ao mercado com a promessa de trazer diferenciais ao mercado.

“Mais econômico, o novo modelo traz maior força de desagregação no braço, podendo entregar até 30% a mais de produtividade que as escavadeiras similares”, garante Leandro Bueno, gerente de marketing de produtos da Divisão de Construção da Komatsu.

Outra característica anunciada como “relevante e única na categoria” é o certificado de proteção de cabine OPG, fornecido de fábrica.

“Além disso, o sistema hidráulico tem vazão 24% superior e pressão 15% maior no circuito de implementos, o que, aliado ao tanque de combustível 25% maior, levam essa máquina a outro patamar.”

Já o modelo PC360LC-8M2 (de 36 t) tem aplicação em construção pesada e mineração de agregados, trazendo melhorias em quesitos como segurança, produtividade, manutenção e conforto.

Equipada com motor de 286 hp (10% maior que a PC350), a máquina promete maior potência, resultando em um aumento de até 4% na produtividade quando comparada aos modelos anteriores.

“O modelo também traz atualizações como luzes em LED e itens de conforto, além de contar com reforços estruturais em pontos críticos, como coroa de giro, lança e braço”, destaca o gerente.

Ao lado desses produtos, o estande reúne ainda carregadeiras de rodas, motoniveladoras e tratores de esteiras da marca, além de rompedores hidráulicos da Montabert.

Em suporte ao produto, o destaque é a linha de peças, serviços e componentes à base de troca, com a presença de distribuidores nacionais da rede. Já na área de tecnologia, as demonstrações do sistema Komtrax e de novas soluções para escavadeiras também devem atrair o público da feira.


KUBOTA


Na M&T Expo, a Kubota exibe o motor
a diesel V5009, com 157 kW de potência

Além de peças e serviços, a fabricante retorna ao evento com a exibição de três motores a diesel, incluindo os modelos V5009 (com potência de 157 kW), V3800T (73 kW) e Z482 (9,3 kW), capazes de atender uma variedade de equipamentos do setor.

“Estamos animados por voltar à M&T Expo com nosso mais novo motor, além de peças e serviços para todos os motores Kubota no mercado”, diz a gerente de marketing, Carolina Pham.

Uma das estrelas do estande, o modelo compacto de 4 cilindros V5009 (foto) refrigerado a água traz sistema de injeção direta, turbocompressor e sistema common rail.

“Os nossos motores apresentam qualidade superior, confiabilidade, durabilidade e desempenho excepcional, oferecendo uma ampla faixa de potência para as necessidades dos clientes no Brasil e em outros países”, acentua a fabricante.

Além de motores, a marca também divulga uma nova versão de seu aplicativo de serviços, que permite encontrar o ponto de atendimento mais próximo.

Outra novidade é a apresentação da Industrial Equipment como novo distribuidor autorizado de motores, peças e serviços da Kubota Engine America no Brasil.

“Estamos entusiasmados em encontrar os clientes na feira para falar sobre a oferta de motores e o suporte no Brasil e no mercado latino-americano”, ressalta a distribuidora, que integra o Grupo Mason.


LANTEX

A Lantex mostra telas para peneiramento desenvolvidas
com matérias-primas e propriedades especiais

A empresa apresenta telas para peneiramento de minérios e agregados, com diferentes especificações e produzidas em conformidade com normas técnicas específicas (incluindo ABNT, SAE, DIN, AISI e ASTM).

Fabricadas com diversos tipos de matérias-primas (como aço, borracha e poliuretano) e geometrias diferenciadas (quadradas, redondas, autolimpantes etc.), as telas podem ser aplicadas em qualquer situação, conforme as características do material peneirado.

No caso de telas de aço, a marca utiliza materiais de alto carbono, como SAE 1080, SAE 1072, SAE 1065, DIN 17223, NR 225 e NR 220, com propriedades físico-químicas que asseguram a eficiência no peneiramento.

“Além disso, aplicamos um tratamento nos arames para controlar as propriedades mecânicas”, conta Vitor Diniz, gerente de assistência técnica da Lantex do Brasil.

Por sua vez, as telas de borracha também passam por um processo meticuloso nos laboratórios de elastômeros da empresa, visando garantir propriedades superiores ao produto.

Já as telas de poliuretano são produzidas a partir de sintéticos como MDI (Metileno Difenil Diisocianato) e TDI (Diisocianato de Tolueno), na forma de éster ou éter.

“O material deve apresentar características químicas e físicas ideais pois, se não estiver de acordo com os níveis adequados, pode haver inconsistência em relação à eficiência e vida útil quando o produto for utilizado”, explica o gerente.

O Departamento de Engenharia e Desenvolvimento da empresa já desenvolveu soluções como o modelo Harpa III, concebido a partir de matéria-prima com propriedades especiais que prometem elevar substancialmente a vida útil da tela.

“Outro exemplo é a tela de borracha tipo T, que melhora a eficiência do material passante e reduz as contaminações de finos no conteúdo retido”, diz o especialista.


LIEBHERR


Celebrando 50 anos no Brasil, a Liebherr exibe
o guindaste LRT 1090-2.1 na área de demonstração

Na feira, a fabricante destaca seus 50 anos de presença no Brasil, evidenciando a trajetória “como uma empresa sólida que, ao longo dessas cinco décadas, manteve a presença no mercado em diferentes ciclos econômicos, muitos deles desafiadores”.

Além dessa abordagem institucional, a empresa também exibe soluções para construção e mineração de seu extenso portfólio atual, incluindo guindastes móveis sobre esteiras e pneus, gruas, equipamentos para movimentação de terra e tecnologias para concreto.

Na área externa de demonstração, o destaque é a exibição do modelo LRT 1090-2.1 (foto), um guindaste para terrenos acidentados (Rough Terrain) com capacidade de carga de 90 t.

Equipado com sistema de estabilização, o modelo traz lança telescópica de 47 m e oferece raio de operação de até 50 m.

“Esse modelo é uma escolha segura para quem busca desempenho excepcional em montagens industriais exigentes”, comenta a companhia.

Na 12ª M&T Expo, a expectativa da fabricante é a mais alta possível, até pelo momento de celebração que vive no país, destacando a solidez do portfólio e da infraestrutura da operação local, baseada em Guaratinguetá (SP).

“Estamos animados com a nossa participação na feira, especialmente neste ano em que celebramos nosso 50º aniversário no Brasil”, reforça Daniel Poll, diretor comercial da Liebherr Brasil.

“A presença contínua ao longo dessas cinco décadas reflete nosso compromisso com o mercado brasileiro, apesar dos desafios econômicos recorrentes. Estamos muito orgulhosos da nossa trajetória no país.”


LINTEC & LINNHOFF


A Lintec & Linnhoff promove usinas misturadoras
de asfalto em contêineres como o modelo CSD1200

Dado o status da M&T Expo 2024 como a maior feira do setor de construção e mineração na América Latina, a fabricante destaca gerentes, representantes de vendas e o revendedor brasileiro FCG Equipment para o evento, onde promove a linha de usinas misturadoras de asfalto em contêineres CSD, que inclui os modelos CSD1200 (foto), CSD1500/1510, CSD2500B e CSD3000.

Montados em contêineres com certificação ISO, os equipamentos da linha apresentam construção modular que promete facilitar o transporte e a instalação em projetos de pequeno a grande porte.

Com capacidades entre 80 e 240 ton/h e lotes de 1.350 a 3.000 kg, as usinas contam com tecnologia exclusiva de tambor de tela dupla, que – de acordo com a fabricante – “proporciona sustentabilidade, baixo custo de propriedade e consumo reduzido de energia”.

“Esse design exclusivo combina aquecimento e peneiramento de agregados em uma única unidade de processamento”, comenta a companhia.

“Além disso, todas as plantas são pré-montadas, com qualidade garantida por testes rigorosos, assegurando uma configuração rápida e tranquila, com baixos custos de remessa e transporte.”

Segundo a Lintec & Linnhoff, a América Latina é uma região importante para os negócios, com equipamentos em operação em diversos países.

Tanto que a empresa vem expandindo a representação na região, anunciando uma nova revendedora na Colômbia (FIZA), que se junta à extensa rede já estabelecida em países como Chile (RMA), Paraguai (Cimasa), Argentina (CPI), Guatemala (Guasueca), Panamá (EM), Peru (Solvial), Bolívia (Puntomaq), Venezuela (Tractoequip), México (Tracsa-Sitsa) e Costa Rica (Apoyo Total).

“A América Latina é um mercado-chave para nós, de modo que a M&T Expo serve como uma plataforma importante para ouvirmos e respondermos às necessidades dos nossos clientes”, argumenta a fabricante.


LIUGONG


Carregadeira 856H-E é a primeira solução
eletrificada que a LiuGong traz ao mercado brasileiro

A multinacional amplia o portfólio para mineração com novos modelos de escavadeiras, caminhões fora de estrada, tratores de esteiras e carregadeiras de rodas, todos em destaque na feira.

Dentre as novidades, a escavadeira 990FHD tem peso operacional de 95 t, caçamba de 6,2 m³, motor Perkins de 600 hp (com 18,1 l) e sistema hidráulico Kawasaki (com fluxo de 1.008 l/min), que se somam a dois motores de giro.

Com peso operacional de 31 t, o caminhão fora de estrada DW90A conta com motor de 520 hp e transmissão automática Allison de 7 velocidades, oferecendo capacidade de carga útil de 59 t.

Por sua vez, o trator de esteiras LD20D tem peso operacional de 23,5 t, sendo equipado com motor Cummins de 207 hp, lâmina frontal V.P.A.T de 4,5 m³ e ripper traseiro de três dentes.

Com caçamba de 4,5 m³, a nova versão da carregadeira de rodas 870H MAX chega com maior peso operacional e capacidade de carga.

A atualização é equipada com motor Cummins de 255 hp e transmissão ZF Basic Power.

Já a carregadeira de rodas 856H-E (foto) é o primeiro equipamento da linha de soluções eletrificadas que a companhia traz ao mercado brasileiro.

Alimentado por bateria CATL do tipo LFP de 350 kWh, o modelo tem peso operacional de 19.971 kg, motor de tração de 160 kW e caçamba de 3,5 m³, oferecendo capacidade de até 5.800 kg e força de desagregação de 162 kN.

Outra novidade é a carregadeira de rodas 838T, que conta com motor Cummins e inovações como transmissão automática ZF sensível à carga, com 4 marchas à frente e 3 marchas à ré.

“A caçamba teve a capacidade aumentada para 2,3 m³ e suporta cargas de até 3.800 kg”, informa a empresa, que destaca ainda o sistema de telemetria iLink.


MOBA


O sistema de nivelamento Big Sonic-Ski
está entre os destaques para pavimentação da Moba

Impulsionada pelo cenário de práticas de construção mais eficientes, a empresa divulga no evento a tecnologia Big Sonic-Ski para suavização de IRI (irregularidade longitudinal).

Desenvolvido na Alemanha, o avançado sistema de nivelamento promete suavização média de IRI na faixa de 35% a 50% em apenas uma camada pavimentada.

“Esses números foram medidos em obras brasileiras e, portanto, refletem a nossa realidade”, comenta a gerente geral da Moba na América Latina, Patrícia Herrera.

Também ganham destaque soluções como o sistema para mapeamento de compactação MCA-3000, que promete eliminar passadas desnecessárias em obras de compactação, assim como o sistema Pave-IR, que monitora a temperatura da massa asfáltica em tempo real.

Desenvolvida em parceria com especialistas norte-americanos, a tecnologia de monitoramento fornece informações sobre segregação térmica, possibilitando a correção do processo durante a pavimentação e o aumento da durabilidade do pavimento.

O portfólio que a empresa apresenta no evento inclui ainda novidades como o sistema de pesagem HLC-4000, específico para carregadeiras e atualmente em processo de homologação na Alemanha.

A outra novidade é o Xsite Easy, um sistema intuitivo que auxilia os processos de escavação por meio de uma interface gráfica, permitindo definir a profundidade e o ângulo de escavação.

A partir disso, o display exibe a posição real da caçamba em relação ao projeto criado.

“Neste ano, queremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência diferenciada nos quatro dias de M&T Expo”, antecipa o consultor comercial Thiago Fonseca.


NEW HOLLAND


Destaque da New Holland, a carregadeira
W12D promete melhoria significativa na autonomia

Com diversos lançamentos, a marca exibe novidades como as retroescavadeiras B110C e B95C, que prometem “maior conforto operacional, economia para o cliente e aumento da produtividade”.

Equipado com motor mecânico S8000 da CNHi, o lançamento tem como destaque a comunização de design e componentes.

“Essa uniformidade simplifica a manutenção e a aquisição de peças”, diz o gerente de marketing de produto Rafael Barbosa, citando destaques como braço SLA (Straight Loader Arm), autonivelamento hidráulico automático, eixo frontal HD (Heavy Duty), protetor de cardã e coluna ajustável de direção (de fábrica para a B110C e opcional para a B95C).

Por sua vez, a carregadeira W12D (foto) destaca-se pelos comandos por joysticks, assento com suspensão ajustável, controlador atualizado de transmissão e melhoria significativa na autonomia (+53%).

O lançamento traz de fábrica itens como braço Z-bar e distribuidor de duas funções, podendo opcionalmente ser configurado com terceira função hidráulica, além de hélice reversível, cabine ROPS/FOPS e eixos ZF HD.

Já a versão Fertilizante traz caçamba de 2,3 m³, incorporando alternador blindado, estruturas e chassis sem cantos vivos, sensores e chicotes elétricos protegidos com silicone.

Marcando a entrada em um novo segmento, a carregadeira W80C chega ao Brasil com características como engate rápido e auxiliar hidráulico para uso de implementos.

O modelo é equipado com joysticks, braço de alcance estendido (long reach), motor Tier 4 e itens como transmissão hidrostática, eixos com deslizamento limitado no diferencial, estabilizador de deslocamento de carga (LTS) e cabine ROPS/FOPS fechada com ar-condicionado (HVAC), além de assento com suspenção pneumática e luzes de LED.

Primeira miniescavadeira com tecnologia própria, o modelo E35D também ganha destaque na feira. A máquina traz motor Kubota de 3 cilindros (Stage V) e oferece potência de 24,7 hp, além de itens como luzes de LED, pivotamento lateral do braço e lâmina dôzer.

A miniescavadeira conta ainda com cabine ROPS/FOPS, opção de esteiras em borracha ou metal, engate rápido e auxiliar hidráulico.

Completando a lista de lançamentos, a marca apresenta em primeira mão na América Latina o “My New Holland Construction”, portal do cliente que permite acessar dados gerados pelo sistema de telemetria FleetForce.


PALFINGER


Guindaste Palfinger MD 510 chega
ao mercado com novas tecnologias

A companhia promove o lançamento oficial do guindaste MD 510, que integra a 3ª geração da linha e chega ao mercado com novas tecnologias para atender às necessidades da construção e da mineração.

De acordo com a fabricante, uma série de características elevam a eficiência operacional do modelo, conferindo “mais agilidade e segurança no uso, além de uma experiência de operação aprimorada”.

Uma dessas características é o sistema opcional de monitoramento ISC-L, que promete maior segurança na abertura das sapatas e operações mais estáveis.

Além disso, o guindaste conta com sistema regenerativo, que acelera a abertura das lanças em até 30%, otimizando o tempo de operação.

Por sua vez, o sistema AHPLS realiza detecção automática de situações que exigem capacidade máxima de carga, reduzindo a velocidade.

Estreando na linha, o limitador do momento de carga Paltronic 40 faz do novo modelo o mais tecnológico da série.

O ângulo de giro de 380° torna viável a instalação na traseira dos veículos, enquanto o ponto de içamento de carga abaixo do braço posterior – com capacidade de até 15 t – facilita o posicionamento de cargas próximas à coluna do equipamento.

“Além disso, itens como iluminação no painel de comando, farol auxiliar e luzes de alerta em LED asseguram maior segurança em ambientes com pouca luminosidade”, destaca a empresa.

Equipado com cinco lanças hidráulicas e controle remoto de série, o MD 510 possui alcance de até 13 m, enquanto a sapata R3X tem abertura de até 7,8 m.

Mantendo a capacidade em todo o gráfico de carga, o guindaste apresenta elevação e inclinação 15% mais velozes que o modelo MD 480, devido à alta pressão de 330 bar.


PW HIDROPNEUMÁTICA


A PW Hidropneumática exibe carretas hidráulicas
de perfuração como o modelo Lobo XVI

Em nova participação na M&T Expo, a empresa exibe a linha de perfuração de rocha, nesta edição reforçada pelas carretas hidráulicas de perfuração Puma Junior, Puma e Linha Lobo (foto) para extração de minérios e desmonte de rochas, indicadas para perfurações de 2.1/2” a 4”.

Atualmente, a linha da PW Hidropneumática conta com seis modelos de carretas pneumáticas e cinco opções de carretas hidráulicas, além de perfuratrizes (martelos), rompedores (marteletes), rotatores, acessórios e outros produtos.

Segundo a companhia, os equipamentos trazem diferenciais como “giro do chassi”, que permitem a realização de até três furos sem movimentar a esteira, gerando “muito mais furos com menor consumo” nas atividades em pedreiras e minerações.

A empresa exibe ainda o modelo PWH-5000, um equipamento da linha pneumática que fez história ao se tornar a primeira carreta fabricada pela marca, que demonstra grandes expectativas em relação à feira, da qual participa na área externa do São Paulo Expo.

“Nossa participação na M&T Expo 2022 foi um sucesso, pois conseguimos reunir clientes, amigos e parceiros em um único evento”, comenta a especialista de vendas e marketing da empresa, Manoela Wolf.

“Nesta edição, esperamos que o resultado seja ainda melhor, no sentido de encontrar pessoas, escutar suas necessidades e mostrar nossas novidades e soluções.”


ROMANELLI


Com novas tecnologias, a vibroacabadora
de asfalto VR 400E ganha destaque na Romanelli

A especialista em pavimentação apresenta alguns de seus mais recentes desenvolvimentos para o setor.

Dentre os lançamentos, a empresa exibe modelos das linhas VAP e AP, como os rolos compactadores VAP 55A (versão para asfalto) e VAP 70 (para compactação de solos).

O sistema dos modelos é composto por duas amplitudes e eixo vibratório, o que – segundo a fabricante – garante maior eficiência às operações.

A mostra também inclui equipamentos como o espargidor de asfalto EHR 600 eFlow, equipado com tecnologias que prometem “maior precisão na aplicação, aproveitamento de material e baixo custo de operação”.

Com regulagem de altura e ângulo, a barra espargidora tem abertura de até 3,60 m, enquanto o tanque oferece capacidade de 4 a 16 mil l.

Já o sistema de aquecimento de série é manual (do tipo jatão), com opcional de automatização.

Com novas tecnologias, a vibroacabadora de asfalto VR 400 Road (foto) é indicada para operações de alto rendimento (até 400 t/h), oferecendo maior capacidade de silo, sistema operacional automatizado, display de diagnóstico e funcionamento integrado ao painel de controle, além de mesa acabadora com abertura de até 5,25 m.

“A M&T Expo representa uma oportunidade para o setor de pavimentação asfáltica, pois é um cenário perfeito para que os clientes possam ter acesso direto às inovações tecnológicas que a indústria oferece”, afirma Thiago Romanelli, gerente comercial da empresa, que exibe ainda a usina de micropavimento UHR 900 eFlow, com controle mais preciso das taxas de aplicação.

“Em 2022, o evento foi muito melhor do que esperávamos, considerando o momento pós-pandemia. Por isso, estamos ansiosos para reencontrar o público do setor.”


ROSSETTI


Caçamba basculante meia cana Rossetti
é voltada para aplicações em mineração e construção pesada

A fabricante de implementos rodoviários chega à 12ª edição da feira com a proposta de divulgar os mais recentes produtos de seu portfólio para os mercados de mineração e construção.

Os destaques incluem modelos como a caçamba basculante meia cana Rossetti e variações da caçamba sobre chassi VR, disponíveis nos modelos pistão frontal e ação direta ou indireta.

Com ângulo de basculamento de 50°, a linha meia cana traz caraterísticas como caixa de carga construída em chapa de aço de alta resistência ao impacto e abrasão (dureza de 450 Hb), protetor de cabine em aço estrutural, longarinas dobradas em perfil “U”, cilindro telescópico de quatro ou cinco estágios (de acordo com o modelo), bomba de engrenagens com acoplamento direto, reservatório de óleo com capacidade para 100 l com visor de nível, cinta de proteção do cilindro e travas de segurança.

Nos opcionais, destacam-se itens como sensor de caçamba alta, inclinômetro digital e revestimento antiaderente, dentre outros.

“A caçamba basculante meia cana conquistou a liderança de vendas no Brasil graças à estrutura ultrarresistente e estabilidade no basculamento”, comenta a companhia.

“Com qualidade excepcional, esse produto é ideal para aplicações na mineração e construção pesada, resultado da vasta experiência e know-how da marca nesses setores.”

Já a caçamba basculante VR é uma solução voltada especialmente para o transporte de cargas em perímetros urbanos e trajetos rodoviários.

Projetado para a construção civil leve e média, o modelo é indicado para o transporte de materiais como areia, brita, terra e asfalto.

“Trata-se de um implemento ideal para projetos menos severos, mantendo o nosso característico padrão de alta qualidade”, assegura a fabricante.


SANDVIK


A Sandvik marca presença no evento com
novas soluções para britagem e peneiramento

Apostando em automação e conectividade, a empresa apresenta novas linhas de peneiras, britadores e ferramentas para perfuração de rochas, além de exibir um simulador de treinamento e soluções digitais.

Uma das novidades é a ampliação da linha de peneiras, agora com portfólio mais abrangente, incluindo “as maiores peneiras vibratórias do mundo”.

Na linha de britagem (foto), os destaques incluem o britador de mandíbulas CJ412 e o britador cônico 800i, atualizado com o novo sistema ACS de automação e conectividade.

“A ampliação do portfólio permite oferecer soluções que agregam ainda mais valor à linha de britadores, por meio da oferta de peneiras, grelhas, alimentadores e telas de peneiramento, com projeto de elevada robustez e dimensões adequadas para circuitos de baixa a alta capacidade”, destaca o gerente comercial da Sandvik Rock Processing, Leandro Cambraia.

“Além disso, a integração com a oferta de britadores altamente tecnológicos permite extrair o melhor desempenho do circuito, com otimização de configurações em cada equipamento.”

A empresa também exibe as ferramentas de perfuração de rochas top hammer (TH) e down-the-hole (DTH), que prometem “aumentar a produtividade e a sustentabilidade das operações, reduzindo custos e emissões”.

Durante a feira, podem ser conferidas diversas opções, incluindo o modelo CT67, o mais recente sistema de roscas curvas da marca.

Além das soluções em equipamentos, a fabricante apresenta ainda seus simuladores de treinamentos, com demonstrações ao vivo de soluções para equipamentos de superfície e subterrâneos (como Pantera DP1500i e Sandvik DD422i).

“Os simuladores possuem controles idênticos aos equipamentos, proporcionando uma experiência de aprendizado muito mais rica, personalizada, segura e eficiente”, comenta a empresa, que também divulga no evento a plataforma digital “MySandvik”.


SANY


Destaque da linha E-Power, a escavadeira
elétrica SY215E atrai a atenção no estande da Sany

Dentre os principais lançamentos, a fabricante exibe modelos elétricos da linha E-Power, incluindo a nova escavadeira elétrica SY215E (foto), de 21 t. Projetado para movimentação de terra com pedras, o modelo é indicado para operações em construção civil, obras municipais, construção de túneis, usinas siderúrgicas e outras.

A máquina é equipada com bateria de íons de lítio de 422 kWh, que proporciona tempo de trabalho de 6 a 10 h e tempo de carregamento de menos de 1,5 h.

“Com segurança e confiabilidade, o sistema oferece diagnóstico inteligente de falhas para manter a máquina sempre trabalhando”, comenta a companhia.

Ainda no portfólio de elétricos, o caminhão fora de estrada SKT110E é projetado especialmente para o mercado de mineração.

Com motor LVKON CED21000, o modelo entrega potência de 570 kW e pico de 820 kW, enquanto a bateria de 423 kWh oferece até 160 km de autonomia.

O veículo é equipado com transmissão automatizada de 5 velocidades (AMT), tração 6x4 e direção hidráulica, freio de estacionamento a tambor com mola e freio auxiliar regenerativo elétrico de alta eficiência.

A capacidade da caçamba varia de 35 a 41 m³, enquanto a carga nominal é de 70.000 kg e o peso bruto total, de 108.000 kg.

Ainda na linha de mineração, a fabricante promove lançamentos como a escavadeira de grande porte SY1250H, que oferece peso de trabalho de 125.000 kg e capacidade de caçamba de 7 a 10 m³.

Equipado com motor Cummins de 567kW a 1.800 rpm, o modelo traz sistema hidráulico de alta pressão e grande vazão, com controle eletrônico.

“Essa solução é ideal para operações pesadas em mineração de pedra, carvão e metal”, destaca a Sany.

A marca exibe ainda o caminhão fora de estrada SKT130PRO, com capacidade de carga nominal de 90 t, ou 99 t em condições ideais.

O peso bruto total do modelo pode chegar a 144 t ou até 159 t em algumas situações.

“Com potência bruta de 925 kW, esse caminhão é capaz de lidar com cargas pesadas e exigentes em mineradoras”, garante a empresa.


SIDRASUL


Sidrasul exibe roletes de polímero
reciclável EcoRoll para correias transportadoras

Com um portfólio focado em mineração e construção, a especialista em sistemas hidráulicos apresenta uma linha completa de ferramental Fordia para sondagem, soluções específicas para dragagem e motobombas submersíveis DragFlow para bombeamento de polpa com alto teor de sólidos (com até 70% por peso).

Também em exibição,asmotobombas submersíveis de drenagem Grindex sãoequipadas com painel integrado para garantir a segurança das operações.

Como inovações especiais, o estande exibe supressores de surtos e transientes SineTamer para proteção de componentes de automação contra descargas atmosféricas, assim como a tecnologia PolyDeck de telas de peneiramento, com área aberta que promete ser até 20% superior aos sistemas convencionais.

“Desenvolvida com material resistente, essa tecnologia conta com projeto personalizado, visando o aumento de eficiência operacional”, declara a empresa.

Também em destaque, os roletes de polímero reciclável EcoRoll são apresentados como uma inovação para o mercado de correias transportadoras, propondo-se a reduzir gargalos e riscos operacionais.

“Isso possibilita ganhos produtivos com redução de custos, além de ser ecológico e altamente durável”, aponta a companhia.

Para o gerente de desenvolvimento de negócios da Sidrasul, Lucas Magalhães, a participação na feira é cercada de expectativas.

“A M&T Expo constitui uma oportunidade de apresentar nossas soluções para empresas de construção e mineração que visam crescimento e melhorias, mas que ainda não conhecem esses produtos”, diz ele.

“E também queremos reforçar o relacionamento com clientes que visitam a feira.”


SISLOC


Sisloc divulga software especializado
para empresas de rental de todos os portes e tamanhos

A empresa de tecnologia divulga seu conhecido software especializado para empresas de locação, apresentado como “o mais vendido no Brasil, com utilização em mais de 1.000 locadoras em território nacional”.

Segundo a companhia, o sistema oferece controle de todos os processos em um único lugar.

“Nosso atendimento é totalmente personalizado, pois fazemos questão de acompanhar cada um dos clientes, entendendo as necessidades e ajudando-os a crescer cada vez mais”, destaca Leônidas Ferreira (vulgo Leo Sisloc), diretor executivo da Sisloc.

Além de fornecer solução específica para locadoras, a empresa também se dedica a mapear as necessidades dos diferentes tipos de empresas do segmento existentes no país, de todos os portes e tamanhos, aprimorando continuamente o software com as melhores práticas de gestão detectadas no mercado brasileiro de locação.

“Investimos permanentemente em inovação, acompanhando as tendências do mercado global para difundi-las em todas as regiões brasileiras, com foco contínuo nos pilares de gestão, mercado de atuação e grupos de equipamentos”, garante o executivo.

De acordo com ele, isso permite que a empresa detenha conhecimentos atualizados sobre ferramentas inovadoras para o setor de rental de máquinas, tanto em relação a sistemas de gestão, como no âmbito organizacional.

“Quando uma locadora implementa boas ferramentas de gestão, encontra maior facilidade para estabelecer processos, organizar recursos, monitorar o desempenho das equipes, obter maior eficiência operacional e melhorar as tomadas de decisão”, ressalta.

O sistema engloba especialmente a gestão financeira, prometendo auxiliar o locador no monitoramento de itens como faturamento, cobrança, contas a pagar e a receber etc.

“Ao utilizar relatórios financeiros em tempo real, o locador pode tomar decisões mais precisas e identificar áreas de oportunidade para maximizar a receita”, explica Leo Sisloc, acrescendo que o software também permite criar cronogramas de manutenção preventiva.


SSAB


Destaque da SSAB, aço Hardox 500 Tuf promete
redução de peso e resistência para implementos

O principal destaque da siderúrgica é o aço Hardox 500 Tuf, que promete “altíssima resistência à abrasão de 500 Brinell, resistência à propagação de trincas e propriedades mecânicas excepcionais, tudo em uma mesma chapa de aço”.

Segundo a empresa, a tecnologia utilizada no material conta ainda com propriedades avançadas de processamento, como soldabilidade e capacidade de conformação e corte.

Com isso, o produto permite a produção de caçambas mais leves e resistentes, uma demanda recorrente no mercado.

“Além disso, o material garante maior durabilidade e espaçamento entre os intervalos de manutenções, aproveitando o payload máximo dos caminhões”, descreve a empresa, informando que o produto já se encontra disponível para pronta-entrega no país.

A companhia afirma ser a única usina siderúrgica com atuação no Brasil que mantém um time técnico local, disponível para auxiliar os clientes nos projetos de upgrade de implementos para carregamento e transporte.

“O resultado que conseguimos com o Hardox 500 Tuf só é possível pela exclusiva combinação de propriedades estruturais e de resistência ao desgaste e propagação de trincas, o que o torna um produto único no mercado”, pontua o gerente de vendas da SSAB, Lisandro Peliciolli.

Com o uso do material, diz ele, há um ganho substancial de resistência ao desgaste na caçamba, praticamente eliminando a necessidade de estruturas complementares de sustentação e reforços, o que contribui consideravelmente para a redução de peso do implemento.

“O usuário final se beneficia tanto pelo aumento de produtividade com maior carga útil a cada ciclo operacional, quanto pela redução de custos operacionais e de manutenção, pois a caçamba fica bem mais leve e resistente”, observa.


SUPERIOR


Com exibição de modelos cônicos e de mandíbulas,
a Superior aposta em britadores produzidos no Brasil

A fabricante apresenta britadores produzidos no Brasil, como o modelo de mandíbulas Liberty 3055, com capacidade na faixa de 240 a 780 ton/h e tamanho máximo de alimentação de 610 mm, e o britador cônico Patriot P400 (foto), com potência de 300 kW e abertura máxima de alimentação de 310 mm, que foram adaptados para atender às exigências das aplicações de mineração no país.

“Com o crescimento da indústria de agregados, decidimos iniciar a fabricação da linha completa de equipamentos no país”, explica Danilo Bibancos, diretor executivo da Superior Industries do Brasil.

O especialista reforça que a fabricante está preparando a unidade de Rafard (SP) para receber toda a família de britadores cônicos, de mandíbula e de impacto da marca, além de peneiras vibratórias e calhas de alimentação, com previsão de exportação para países da América Latina e América do Norte.

“Nos últimos oito anos, as instalações dobraram de tamanho em razão do aumento sucessivo da demanda de transportadores de correias e componentes”, conta o executivo, destacando que a empresa também vem ampliando a presença no país ao credenciar distribuidores e disponibilizar unidades de suporte técnico.

“O Brasil é uma máquina propulsora de desenvolvimento global para as próximas décadas, e queremos ajudar isso a acontecer”, aposta Bibancos.

Com acesso à cadeia global de suprimentos, a planta brasileira pode receber inclusive equipamentos e componentes ainda não produzidos no país, que inicialmente podem chegar via importação.

“A nossa linha de britagem e peneiramento é mundialmente reconhecida por uma série de características com alta aceitação no setor de mineração”, diz o diretor.

“A começar pelos componentes de aço de elevada qualidade, que excedem os padrões da indústria, assim como pelos recursos de monitoramento inteligente, alarmes e controle da operação.”


SUPPRESS

Com alcance de 35 a 40 m, o canhão de névoa
SP-35t ganha exposição no estande da Suppress

A fornecedora de equipamentos industriais traz à feira produtos especializados como o canhão de névoa SP-35t, que oferece alcance de 35 a 40 m (sem vento) e potência total de 12,5 kw (incluindo cargas diversas), com consumo de água de 25 a 60 l/min.

“Por meio de pulverização de água sob alta pressão, os canhões de névoa atuam no combate à geração de poeira em demolições, mineração, siderurgia, pátios de estocagem, áreas portuárias e outras atividades”, explica a companhia.

Como itens de série, o modelo de 400 kg traz sistema de aspersão com dez bicos, cabo de ligação de 5 m, proteção contra trabalho a seco e oscilação de fase, válvula solenoide para entrada de água, manômetros de verificação de pressão, sistema de locomoção com engate esférico, painel elétrico dedicado e sensores de fim de curso do giro, dentre outros.

“Como opcionais, o produto incorpora controle remoto via rádio com raio de 100 m e painel elétrico com porta dupla em aço inox”, informa a empresa, destacando que o supressor de poeira também pode ser personalizado com recursos de automação (sob consulta) e acompanhado por contrato de manutenção, kit básico de peças de reposição e torre metálica para instalação, com 3 ou 6 m de altura.

Outros destaques do portfólio da marca incluem os canhões de névoa SP-65, com 690 kg, alcance de 60 a 80 m e potência total de 33 kw, e SP-15, com 690 kg, alcance de 10 a 15 m e potência total de 2,3 kw, ambos com o mesmo pacote de opcionais e serviços adicionais sob consulta.


TADANO


Exibido pela Tadano, o caminhão-guindaste
GT-750EL-3 oferece capacidade de 75 ton

Resultado de décadas de experiência no setor, o caminhão-guindaste GT-750EL-3 ganha os holofotes no estande da fabricante.

Na configuração, o modelo oferece capacidade real de 75 ton, lança arredondada de 47 m e jib de dois estágios, de 9 m e 14,3 m. “O equipamento traz cabine ampla e completa, para uma direção mais segura e confortável, mesmo em distâncias extremas”, frisa a empresa.

Segundo a Tadano, o “truck crane” é equipado com transmissão automática, motor de alta potência e suspensão dianteira por feixe de molas Reyco.

Em termos de tecnologia, o modelo traz limitador automático de momento (AML-C), sistema exclusivo para aumento da área de içamento (Smart Chart) e sistema telemático (Hello-Net).

“Esse caminhão-guindaste passou nos testes mais rigorosos em diversos tipos de estradas e terrenos, visando um desempenho superior em quesitos como direção, mobilidade, alcance, capacidade, durabilidade e segurança”, afirma a fabricante.

O modelo traz ainda características como “sistema de powertrain extremamente confiável”, composto por motorização Mercedes-Benz de última geração (de 353 hp a 1.850 Nm), além de controle automático da velocidade do transportador, sistema antibloqueio de freio (ABS), transmissão mecânica automática de 12 marchas à frente e duas à ré, sistema de redução de consumo e emissões e dispositivo corta-centelhas no escapamento.

“Para um maior conforto, o transportador conta com amortecedor de choque Sachs nos eixos dianteiros e suspensão traseira sobre apoios de borracha, com viga equalizadora Hendrickson, garantindo maior durabilidade e robustez à estrutura”, destaca a fabricante.


TEREX CRANES


Com capacidade de 17 t, o guindaste “pick and carry”
FR17C é destaque da Terex Cranes na área externa

Expondo na área externa, a empresa traz em primeira mão ao Brasil os equipamentos compactos da marca Franna, cuja linha global na faixa de 15 a 40 t está representada no evento pelo modelo FR17C (foto), para aplicações de até 17 t.

Produzido na Índia, o equipamento introduz no país o conceito de “pick and carry”, ainda pouco conhecido no mercado nacional e que abrange soluções capazes de içar e transportar cargas em movimento em áreas confinadas.

Com seção de lança em formato de “U”, o guindaste 4x4 oferece extensão manual máxima da lança de 18,2 m, chegando a 20,8 m com o uso de jib.

A configuração inclui motor a diesel Cummins Tier 3 de 115 hp, com 470 Nm de torque, transmissão Carraro de 4 velocidades e conversor de torque Sachs, podendo atingir velocidades de até 42 km/h.

“Esse equipamento é uma alternativa a empilhadeiras e manipuladores telescópicos”, posiciona Ricardo Beilke Neto, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Terex Cranes.

Além dessa linha, a empresa também divulga os guindastes da plataforma mundial Terex Rough Terrain (TRT), uma tecnologia talhada para terrenos acidentados que cobre a faixa de 35 a 90 t.

“Equipada com motores Cummins, a gama atende a todas as normativas internacionais, trazendo características como sistema de telemetria de fábrica e componentes com alto grau de intercambiabilidade, incluindo cabines, cilindros, motores, transmissões e eixos”, acentua o executivo.


TKA CRANES


Novidade da TKA, o guindaste tipo trave
50700 promete espaço reduzido de montagem

Especializada em guindastes e cestos aéreos, a empresa promove o lançamento do modelo tipo trave TKA 50700 (foto), um equipamento que promete “espaço reduzido de montagem, sistema de giro superior, patola articulada automática e radiador de série, além do maior alcance hidráulico da categoria”.

Mantendo a expectativa do lançamento, a empresa não antecipa detalhes técnicos do novo modelo. Recentemente, a marca também apresentou o modelo canivete TKA 66700, o maior da empresa já fabricado no Brasil.

Produzido com até 7 lanças hidráulicas e 3 manuais, o equipamento apresenta gráfico de carga “agressivo”, com alcance vertical de até 29,2 m. Também dispõe de sistema de bielas “powerlink”, que promete mobilidade e desempenho elevados.

“Além disso, especialmente para os amantes de grandes movimentações, o modelo trave TKA 80700 pode ser considerado um bruto para movimentações de grande porte, içando cargas de até 18.240 kg a 4,3 m”, acrescenta a fabricante, citando outra novidade do portfólio.

Para o 2º semestre, a empresa já prepara o lançamento do maior equipamento da linha trave, com a chegada do modelo TKA 90900, que – segundo a fabricante – promete “desafiar todos os parâmetros vigentes do mercado brasileiro”.

“Com 8 lanças hidráulicas, esse modelo tem giro infinito, patola articulada hidráulica e alcance horizontal e vertical para esbanjar performance”, descreve a especialista de marketing da empresa, Adriani Wilgrube.

Segundo ela, a participação na M&T 2024 promete ser um marco para a empresa.

“O evento proporciona uma plataforma única para demonstrar avanços tecnológicos e promover parcerias estratégicas que impulsionem o crescimento mútuo”, avalia.

“O mercado de máquinas, equipamentos e serviços tem enfrentado desafios, mas também tem atraído oportunidades únicas.”


TOTVS


A TOTVS busca avançar no setor por meio de soluções
como o sistema de gestão “Construção Obras e Projetos”

A empresa de tecnologia apresenta soluções especializadas em construção e serviços na M&T Expo, incluindo o produto “Construção Obras e Projetos”, um abrangente sistema de gestão que atende às demandas do setor desde a etapa de desenho do projeto até planejamento, orçamento, controle de custos e canteiro de obras, além de aplicativos de suporte como “Minha Obra” e “Minhas Inspeções”.

Para as empresas de locação, a empresa apresenta o sistema “Rental by IT UP Business”, que promete melhorias no controle de receitas, gestão da alocação e disponibilidade de ativos, assim como maior controle nas entregas e devoluções de equipamentos.

Também são demonstradas soluções específicas para empresas de prestação de serviços, como “Prestadores de Serviços Terceirização” e o app “Minhas Ordens de Serviços”, além de detalhes sobre soluções de recursos humanos, backoffice e assinatura eletrônica.

“Nos últimos anos, a tecnologia tem revolucionado o dia a dia das empresas de equipamentos para construção e mineração, mas ainda existem diversas oportunidades por explorar”, comenta Eduardo Pires, diretor de produtos da TOTVS.

Segundo ele, participar da M&T Expo é uma oportunidade para conectar-se diretamente ao mercado e apresentar o portfólio de soluções da empresa, que visam ganhos de eficiência e produtividade.

“Sem dúvida, a digitalização dessa área ainda tem muito espaço para evoluir, pois a tecnologia pode trazer grandes benefícios para os negócios”, acentua o executivo.


TVH BRASIL


Com peças em destaque para produtos Bobcat,
a TVH Brasil anuncia a entrada em novo segmento

Especializada em peças e acessórios, a atacadista anuncia o projeto de expansão para equipamentos de Linha Amarela, abrangendo inicialmente máquinas compactas e, futuramente, médias.

Segundo a empresa, o objetivo é “consolidar a posição como líder no fornecimento de peças de reposição em diversos setores, diversificando o portfólio”.

Há 20 anos no país, a TVH Brasil atualmente conta com quatro armazéns locais, apostando em sua expertise no fornecimento de peças para minicarregadeiras, miniescavadeiras e retroescavadeiras para impulsionar o novo projeto.

Outras caraterísticas acentuadas pela empresa incluem serviços de e-commerce e recursos de seu departamento técnico, como o sistema de busca por códigos, garantia e devolução.

Com atuação no mercado de construção, a empresa já fornece peças para marcas como Bobcat, John Deere, JCB, Yanmar e Case, incluindo motores, correias, retrovisores, bancos, bombas e outros componentes.

Segundo o gerente de vendas Rogério Delfino, o estande traz destaques como novas peças para produtos da Bobcat, com foco especial em compactos.

“Essa iniciativa reflete nosso compromisso em atender às demandas do mercado brasileiro de máquinas, equipamentos e serviços para construção”, diz ele.

Quanto às expectativas para o evento, o executivo mostra-se confiante na estratégia institucional adotada pela atacadista. “Nossa ideia é divulgar ainda mais a marca no mercado e captar novos clientes”, reforça Delfino.

“Temos boas perspectivas para o ano, pois o mercado de Linha Amarela compacta tem evoluído e estamos aqui para reforçar esse progresso.”


VOLVO CE


O lançamento da carregadeira elétrica L25 Electric
é uma das atrações da Volvo CE na feira

Entre as atrações na M&T 2024, o estande da marca exibe suas novas máquinas compactas elétricas, que chegam ao mercado latino-americano após a consolidação nos mercados europeu e norte-americano.

Destaques da linha, a carregadeira de rodas compacta L25 Electric tem peso operacional de 4.900 a 5.270 kg e capacidade de carga de 1,7 t, enquanto a escavadeira elétrica ECR25 Electric possui peso operacional de 2,7 t.

“Ambos os modelos mantêm o desempenho e capacidades já conhecidos das versões a diesel, além de um ambiente operacional mais silencioso, com zero emissões”, ressalta a empresa, que promove ainda o pré-lançamento da pá carregadeira L120, “desenvolvida com conceitos exclusivos de eletromobilidade”.

Além da inovação elétrica, a fabricante apresenta atualizações das carregadeiras L60, L70 e L90, produzidas em Pederneiras (SP) e que passam a ser oferecidas na série H, prometendo um “salto tecnológico” na categoria.

“Esse lançamento traz para o mercado latino-americano a tecnologia já oferecida em mercados altamente exigentes”, acentua.

Os destaques incluem ainda o caminhão articulado A45G, também produzido no Brasil e que traz recursos inteligentes como o sistema “co-pilot” de assistência, a escavadeira EC350DL, com recursos tecnológicos como motor D8 e modo ECO exclusivo, e a carregadeira L180H, outra máquina produzida no país que – segundo a companhia – “destaca-se pelo trem motriz de eficiência elevada”.

Em serviços, a empresa promove o lançamento de seu e-commerce de peças, anunciando mais de 4.500 itens para pronta-entrega no país, além de divulgar os diferentes planos de manutenção da marca.

Fechando o ciclo de lançamentos, a ferramenta “Connect Map” promete revolucionar a gestão em campo ao permitir que cliente visualize em tempo real a utilização e localização da frota no local de trabalho.

O serviço pode ser contratado por assinatura mensal, inclusive para equipamentos de outras marcas.

“Na M&T Expo, reafirmamos nosso compromisso com a redução do impacto ambiental ao introduzir a linha de equipamentos elétricos e ampliar a série H de carregadeiras produzidas no Brasil”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America, que também promove caminhões, motores industriais e serviços financeiros no evento.


WIRTGEN


Estrela do estande, o compactador Hamm
HC 110C promete economia de até 20% de diesel

Expondo junto à John Deere, o grupo apresenta atualizações recentes da marca Hamm, destacando os compactadores HC 110 P (foto) e HC 130 entre as atrações.

Equipados com modo ECO, os modelos prometem redução nas emissões e economia de até 20% de diesel, sem afetar o desempenho de compressão, pois “frequência e forças de compressão permanecem constantemente elevadas, mesmo com rotações reduzidas do motor”.

As características dos modelos incluem articulação pendular de 3 pontos, que assegura a estabilidade em linha reta e nas curvas, com alta resistência ao tombamento.

Outro recurso padrão é o ajuste automático de frequência, que permite selecionar através do display a frequência de vibração (30 ou 35 Hz), enquanto o computador de direção regula continuamente o fluxo de volume para atingir o ponto de ajuste.

Na Vögele, o destaque é a vibroacabadora compacta Super 1400. Equipada com motor John Deere a diesel (de 4 cilindros e 101 kW), a máquina oferece taxa de aplicação de 600 t/h com larguras de até 7,3 m.

Em combinação com a mesa extensível AB 480, o modelo promete alto grau de pré-compactação, com larguras de pavimentação entre 2,5 m e 6,3 m.

Outro equipamento em destaque é a pavimentadora de esteiras Super 1800-3, com largura de pavimentação de até 10 m e que pode ser utilizada em diversas áreas de aplicação, inclusive para aplicação de camadas finas de asfalto em selagem por pulverização.

Também marca presença na feira a recicladora a frio e estabilizadora de solo WR 240, caracterizada por tecnologias como sistema de direção automática e câmara de mistura variável, com “alto desempenho em moagem e mistura”.

Outro destaque é a tecnologia “Mill Assist”, para preparação de superfícies antes da aplicação do pavimento.

A solução permite realizar ajustes automáticos em tempo real com base em dados carregados no John Deere Operations Center.

“Os dados coletados otimizam a quantidade de caminhões e programam a manutenção proativa, contribuindo para resultados aprimorados”, comenta a empresa.

“Além disso, analisa o tempo ocioso e o consumo, proporcionando insights para melhorar a eficiência do projeto e cumprir prazos com maior consistência.”


XCMG


Com lâmina de 3.660 mm, a motoniveladora
GR1905BR é atração no estande da XCMG

A marca exibe destaques como a motoniveladora GR1905BR (foto), que tem peso operacional de 16.250 kg e traz lâmina de 3.660 mm, além de oferecer opções de motorização com 170 hp, 180 hp e 190 hp.

“É uma máquina útil para construção de estradas urbanas e rurais, obras de saneamento e melhorias em terras agrícolas”, comenta a fabricante.

No estande, o modelo tem a companhia da minicarregadeira XC7-SR08, mais recente adição à linha da marca, que traz peso operacional de 3.210 kg, motor com 67,3 hp de potência e caçamba de 0,45 m³.

O modelo traz recursos como mecanismo de elevação, nivelamento unidirecional, sistema de monitoramento eletrônico, cabine ROPS/FOPS com ar-condicionado integrado e sistema hidráulico com alta capacidade de fluxo.

“Essa máquina é indicada para uma variedade de cenários, incluindo construção, manutenção de estradas, paisagismo, agricultura, silvicultura e outros”, prossegue a companhia.

Em sintonia com as novas tendências, a empresa também abre espaço para a pá carregadeira elétrica XC968-EV, um modelo com peso de 18.800 kg equipado com motor de 270 kW e caçamba de 3,2 m3.

A máquina oferece capacidade de carga de 6.000 kg, altura de elevação de até 3,5 m e alcance de descarga de 1,2 m.

“Também conta com tração nas quatro rodas, sendo equipada com um sistema de freio hidráulico para maior segurança durante o uso”, acrescenta o especialista de marketing da XCMG, Thiago Borges da Silva.

“Com essas características, esse modelo é adequado para uma variedade de aplicações em obras de construção civil, mineração, agricultura e outros setores.”


YANMAR


Com portfólio de compactos, a Yanmar exibe na
feira equipamentos como a miniescavadeira ViO35

A marca expõe produtos que se destacam por tecnologias embarcadas de fábrica, a exemplo do sistema SA-R (Smart-Assist Remote), um dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto de equipamentos acima de 2 t.

“Tecnologias como esta são essenciais para o setor, pois permitem que as obras sejam executadas de forma mais rápida, segura e eficiente”, explica Anderson Oliveira, gerente comercial da Yanmar South America. “E vamos evidenciar isso na M&T Expo.”

Na feira, a marca reúne máquinas como a miniescavadeira ViO17 (1.785 kg de peso operacional), um modelo de giro zero com motor de 13,5 hp. Com esteira de largura ajustável, o equipamento promete realizar manobras em locais de difícil acesso, além de trazer proteção nos cilindros da lança, braço e caçamba.

Compartilhando algumas dessas características, a miniescavadeira ViO27 tem pesos operacionais de 2.625 kg (esteira de borracha) e 2.735 kg (esteira de aço), sendo equipada com cabine ROPS/FOPS aberta e motor 3TNV76-NBVA-1 de 21,2 hp, além de trazer circuito hidráulico com bomba tripla e circuito auxiliar de dupla ação de série, oferecendo 51,3 l/min para uso de implementos.

Outras atrações do estande incluem os modelos ViO30 e ViO35, com peso operacional de 3.175 kg a 3.825 kg, dependendo da configuração, oferecendo opcionais como cabine com ar-condicionado.

Equipadas com motor 3TNV88-ZSBV de 3 cilindros com 20,4 kW de potência, ambas as miniescavadeiras oferecem engate rápido, mas trazem diferenças dimensionais na largura e no conjunto braço/lança.

“A ViO35 tem maior estabilidade no manuseio de materiais e maior profundidade de escavação”, descreve o gerente. “Já a ViO30 é mais adequada para trabalhos confinados.”

Por sua vez, a miniescavadeira ViO55 (5.565 kg) traz motor turbo de 4 cilindros com 36,1 kW, oferecendo profundidade de escavação de 3.900 mm. Além dessas, a marca expõe as miniescavadeiras ViO80 (8.285 kg), com motor de 39,3 kW, e SV100 (9.825 kg), com 54,7 kW de potência. Já a minicarregadeira V3 (2.920 kg) permite trabalhos em espaços reduzidos.

“Com direção articulada e eixos traseiros oscilantes, o modelo também conta com nivelador automático, entregando 18.2 kW de potência no motor”, informa a empresa, que apresenta ainda no evento o rompedor hidráulico SB45.


CAPACITAÇÃO
Ciclo de treinamentos é novidade da edição


Programas trazem oportunidades
exclusivas de aprendizado durante a feira

Programas de treinamentos realizados durante o evento estão entre as novas iniciativas adotadas pela M&T Expo para promover a capacitação de profissionais no setor.

Realizado em parceria com as instituições 3X Mais Treinamentos, Apelmat e Instituto Opus, os projetos “M&T Capacita” e “Curso de Operadores de Máquinas” têm o objetivo de impulsionar o crescimento profissional com oportunidades de aprendizado e atualização de talentos, fortalecendo os laços estratégicos no mercado de equipamentos.

Voltados para operadores de máquinas pesadas, os cursos abrangem funcionalidades, normas de segurança e aulas práticas sob orientação, com certificados de participação.

“Durante o evento, serão formadas duas turmas para cada curso, proporcionando aos participantes uma imersão completa na teoria e prática”, informa a Messe München, organizadora da 12ª edição do evento.


RECONHECIMENTO
Edição promove prêmio de sustentabilidade para expositores

Voltado para expositores,
prêmio reconhece a adoção de práticas sustentáveis

Voltado exclusivamente para expositores, o “Prêmio Mais Sustentável by M&T Expo” busca reconhecer esforços individuais e impulsionar a indústria de eventos na adoção de práticas mais sustentáveis.

A iniciativa inédita destaca empresas que adotam soluções inovadoras para, por exemplo, reduzir a utilização de recursos naturais, promover a economia circular e gerenciar resíduos adequadamente, além de estimular a consciência ambiental entre os participantes.

“A premiação será uma oportunidade para que as companhias apresentem as melhores práticas, estimulando a inovação e o engajamento da cadeia produtiva, a fim de enfatizar os investimentos e a contribuição do setor para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Rolf Pickert, CEO da Messe München do Brasil.


MUSEU
Pavilhão abriga exposição de máquinas antigas

Para celebrar seus 29 anos, a M&T Expo abriga o inédito “Museu de Máquinas do Brasil”, um espaço exclusivo dedicado à exposição de máquinas antigas, destacando alguns dos ícones tecnológicos que contribuíram para a construção do país.

Aberto gratuitamente ao público durante os dias de realização da feira, o Museu estará proporciona uma viagem no tempo por meio da apresentação de máquinas que desempenharam um papel fundamental na engenharia brasileira.


Museu destaca máquinas antigas
que contribuíram para a construção do país

Além disso, os visitantes também têm a oportunidade de conferir atrações como a “Arena de Demonstração”, na área externa, com máquinas de expositores em operação.


CONTEÚDO
Eventos debatem temas setoriais

No dia 25 de abril, o “Seminário Mineração de Agregados” reúne especialistas para debater o cenário atual do setor, com destaque para os caminhos que produtores, entidades e setor público devem trilhar nos próximos anos.

Com tradução simultânea, o evento traz cases de sucesso e apresentações sobre temas como tecnologia, autorregulação, mercado e outros.


Eventos de conteúdo reúnem especialistas
para debater temas setoriais contemporâneos

“Debater os principais desafios do setor no Brasil é, ao mesmo tempo, buscar soluções para o crescimento sustentável das cidades e fomentar a adoção de medidas que garantam o acesso a esse insumo para as gerações futuras”, diz a organização do evento.

Além desse seminário, a grade traz ainda atrações como “Fórum ESG na Construção e Mineração”, “Abrasfe TecTalks”, “Fórum Infraestrutura e Mobilidade”, “Congresso Nacional de Valorização do Rental”, “Industry4Her” e “Seminário Tecnológico VDMA”, todos realizados nos auditórios da M&T Expo 2024.


Saiba mais:
M&T Expo:
www.mtexpo.com.br

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E