O show está de volta. Adiada para final do mês de novembro, a 10ª edição da M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração) – a mais importante do setor na América Latina – pela primeira vez é promovida pela Sobratema em parceira com a Messe München, no São Paulo Expo.
Como único evento do setor realizado neste ano, ao abrir suas portas no dia 26 de novembro a feira passa a oferecer ao mercado a oportunidade de se atualizar sobre as novidades de toda a cadeia produtiva. “A feira contribui para a consolidação e expansão do setor de máquinas no país, que atualmente é reconhecido como um segmento altamente tecnológico, focado em produtividade, qualidade, sustentabilidade, rentab
O show está de volta. Adiada para final do mês de novembro, a 10ª edição da M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração) – a mais importante do setor na América Latina – pela primeira vez é promovida pela Sobratema em parceira com a Messe München, no São Paulo Expo.
Em sua 10ª edição, a M&T Expo mantém a tradição de estímulo ao desempenho do setor de equipamentos para construção no Brasil, estimulando negócios, transmitindo conhecimento e aproximando os profissionais
Como único evento do setor realizado neste ano, ao abrir suas portas no dia 26 de novembro a feira passa a oferecer ao mercado a oportunidade de se atualizar sobre as novidades de toda a cadeia produtiva. “A feira contribui para a consolidação e expansão do setor de máquinas no país, que atualmente é reconhecido como um segmento altamente tecnológico, focado em produtividade, qualidade, sustentabilidade, rentabilidade e segurança”, destaca Afonso Mamede, presidente da Sobratema.
Segundo ele, ao longo de mais de 20 anos a feira tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social do segmento, tornando-se referência para usuários, fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços, que participam do evento para conhecer tendências e inovações tecnológicas, mas também adquirir novos conhecimentos, estabelecer contatos e realizar negócios.
Nesse aspecto, o vice-presidente da Sobratema, Octávio Lacombe, ressalta que a M&T Expo tem sido importante ao oferecer contato direto entre usuário e fornecedor, possibilitando a troca de informações não apenas sobre aspectos técnicos, mas ainda sobre tecnologia e tendências globais de mercado. “Os clientes encontram neste evento uma chance de obter todo o ciclo de informação necessário para que sua operação seja mais produtiva, eficiente e sustentável”, afirma.
Além da exposição, o evento também comemora os 30 anos da Sobratema, que tem sua trajetória profundamente marcada pela idealização e promoção da feira. “No início, faltava uma grande marca para mostrar o que é a Sobratema, sendo que a M&T Expo trouxe isso, ao ressaltar aspectos que fazem parte do DNA da entidade, como networking, conhecimento, comunicação, informação, tecnologia e desenvolvimento técnico”, afirma o vice-presidente Eurimilson Daniel. “A feira apresenta para o mundo o mercado brasileiro, mas é a Sobratema que segue dando sustentação ao setor, por meio de sua representatividade e suas atividades.”
Força do nome e credibilidade junto aos visitantes imprimem importância continental ao evento
O vice-presidente Paulo Oscar Auler Neto acentua que a M&T Expo foi o evento que projetou a Sobratema no Brasil e no exterior. “A cada evento o profissionalismo com que as feiras são realizadas atrai um número maior de expositores e visitantes”, pontua. “E isso deu visibilidade à associação, transformando-a em uma formadora de opinião, com capacidade de transmitir ao mercado os interesses de um setor em franco crescimento e permanente mutação.”
E a transformação não para. A M&T Expo 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a Sobratema e a Messe München, referência global na área de feiras de negócios para construção. “A força do seu nome e credibilidade junto aos visitantes, além da importância que os fabricantes lhe dedicam, garantem que a edição 2018 seja um sucesso”, diz Mário Humberto Marques, também vice-presidente da Sobratema.
MENU
Força do nome e credibilidade junto aos visitantes imprimem importância continental ao evento
Na próxima edição, a Revista M&T traz a cobertura completa do evento.
Neste ano, além do Summit – tradicional evento de conteúdo técnico e especializado realizado em parceria com a Sobratema –, a feira apresenta três novas atrações: Arena de Conteúdo, Arena Smart Construction e Arena de Demonstrações. A Arena de Conteúdo possibilita aos visitantes participar, de forma interativa, de debates, palestras e exposições. Em um dos destaques, o sócio da KPMG, Emerson Melo, que ministra palestra no dia 26 de novembro, fala sobre os benefícios da adoção do compliance. “A função de compliance deve ser encarada como uma vantagem competitiva, pois fortalece a credibilidade e a confiança da empresa, estimula o comportamento e conduta ética nos negócios, atrai investimentos públicos e privados, internos e externos, melhora a reputação e possibilita que as organizações consigam taxas mais equilibradas de crédito e financiamento”, diz ele.
Segundo Augusto Andrade, diretor de Feiras da Messe München do Brasil, a Arena de Conteúdo apresenta uma oportunidade única para o visitante, uma vez que o espaço possui uma programação com apresentações de apenas uma hora de duração realizadas em um dos pavilhões da feira. “Isso significa que, em um mesmo dia, o profissional pode agendar reuniões com expositores e ainda assistir às palestras de seu interesse”, diz. “Desenvolvemos esse espaço justamente para que o visitante, em um único ambiente, tenha acesso a novidades tecnológicas, networking, conteúdo, conhecimento e soluções práticas para seu dia a dia.”
A Arena Smart Construction, por sua vez, tem o intuito de apresentar, de forma simplificada e gratuita, o que há de mais avançado em tecnologia em diferentes setores da indústria. “Essa iniciativa tem o objetivo de oferecer uma oportunidade aos profissionais da construção para conhecer soluções inovadoras, a fim de que possam selecionar de maneira mais assertiva aquelas que melhor podem ser aplicadas ao seu cotidiano e da sua empresa”, afirma Andrade.
O espaço conta com a participação de empresas como 3D Systems, ACR Sistemas Industriais, Groeneveld, Manfra & Cia (Leica), Mapear com Drones, Moba do Brasil, Tracktoor e Trimble. Entre as soluções apresentadas estão drones, sistemas de automação, sistemas de lubrificação, eletrônica e Big Data, soluções de controle de máquinas, sistema de impressão 3D, soluções de segurança para movimentação de carga em equipamentos e inovações para o trabalho colaborativo no setor. “As novidades englobam diversos segmentos dentro do mercado da construção, possibilitando que profissionais de diferentes áreas encontrem as soluções para atender suas demandas”, avalia Andrade.
Já a Arena de Demonstração exibe de maneira funcional muitas das máquinas expostas na feira. Em mais uma novidade desta edição, os visitantes podem conferir de perto os equipamentos em funcionamento. “Está confirmada a participação de importantes marcas nacionais e internacionais, que apresentam o que há de mais moderno e tecnológico no segmento na atualidade”, destaca o diretor.
EXPECTATIVAS
Em termos de visitação, Andrade afirma que os profissionais que visitam a M&T Expo são altamente qualificados. O público é composto principalmente por decisores de compra de construtoras, locadores de equipamentos, mineradoras e pedreiras. “De acordo com a pesquisa realizada na última edição, em 2015, 51% dos visitantes são CEOs, diretores e gerentes, 30% atuam na área de construção civil, engenharia e infraestrutura e 23% no segmento de distribuição e locação de equipamentos”, diz ele.
Sobre estimativa de negócios, o presidente da Sobratema analisa que historicamente a movimentação de vendas antes, durante e depois da M&T Expo representa entre 20% e 30% do volume total de vendas anuais do segmento. “Neste ano, nosso Estudo de Mercado prevê um crescimento na quantidade de máquinas comercializadas em relação a 2017, em decorrência do início de aceleração da economia e, também, da realização da feira, que em edições passadas sempre contribuiu de forma expressiva para o bom resultado do setor”, arremata Mamede.
ARENA DE DEMONSTRAÇÃO TRAZ EXPERIÊNCIA COMPLETA
Demonstração de equipamentos em ação é uma das novidades da edição de 2018
Um show de máquinas funcionando em tempo real pode ser conferido na M&T Expo 2018. Em uma área de 622 m², na parte externa do São Paulo Expo, os visitantes têm a oportunidade de ver de perto máquinas como escavadeiras, pás carregadeiras, caçambas, motoniveladoras, compactadores de percussão, compressores, elevadores, geradores, placas vibratórias, plataformas aéreas, retroescavadeiras, rolos compactadores, rompedores e outras, que serão apresentadas na Arena de Demonstração. De acordo com Augusto Andrade, diretor de feiras da Messe München do Brasil, a Arena de Demonstração foi criada para oferecer ao profissional uma experiência completa, trazendo informação qualitativa, conhecimento e solução prática ao dia a dia. “Cada projeto possui uma especificidade que demanda um tipo de equipamento e implemento”, explica. “Por isso, é importante ver a máquina em ação para obter informações técnicas que permitam realizar o dimensionamento correto na obra.”
A programação da Arena de Demonstração tem início às 14h00 e término às 19h00, entre os dias 26 e 28 de novembro, e às 10h00 até 16h00, no dia 29 de novembro.
ARENA DE CONTEÚDO DISSEMINA CONHECIMENTO
Durante a M&T Expo 2018, a arena de conteúdo promete oferecer uma verdadeira fonte de conhecimento aos visitantes. Confira no quadro o conteúdo das principais consultorias.
APRESENTAÇÃO | ESPECIALISTA |
Compliance: o Mercado da Construção e Infraestrutura | Emerson Melo (KPMG) |
Cenários para a Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas no Brasil | Renan Fernandes Facchinatto (DalPozzo) |
A Busca pela Eficiência e a Produtividade na Construção e Infraestrutura | Hélcio Bueno (EY) |
Construction 4.0 | Ingo Canovas Glawe (Porsche Consulting) |
COMPLIANCE: SETOR DA CONSTRUÇÃO EVOLUI RAPIDAMENTE, MAS AINDA HÁ DESAFIOS
As empresas de infraestrutura e construção no país vêm adotando e aprimorando suas práticas de compliance, conduta empresarial e governança corporativa alinhada às boas práticas nacionais e internacionais, com o objetivo de prevenir, detectar e monitorar desvios de conduta e ações ilícitas, que trazem prejuízos financeiros, ferem relacionamentos institucionais e a imagem da organização.
Segundo a 3ª edição da pesquisa “Maturidade do Compliance no Brasil”, realizada pela consultoria KPMG, 73% das empresas já criaram comitês de ética para auxiliar na implantação de mecanismos de compliance, enquanto 65% dos executivos C-Level acreditam que a governança e a cultura de compliance são essenciais para o sucesso.
Governança e cultura de compliance serão temas debatidos na Arena de Conteúdo
“A repercussão de casos de corrupção acelerou a necessidade de aprimorar e transformar os modelos de governança e a conduta ética nos negócios e na sociedade, impulsionando a evolução na percepção por parte dos executivos, empresários e setores sobre a importância da adoção destas práticas no desenvolvimento e execução e planejamento estratégico da organização”, diz Emerson Melo, sócio da KPMG, que ministra palestra sobre o tema na Arena de Conteúdo, no dia 26 de novembro.
Segundo ele, ainda há uma longa jornada para se alcançar a excelência nesse segmento. A pesquisa da consultoria relevou que, em termos de governança, 47% dos executivos não supervisionam nem patrocinam de forma adequada os termos de compliance e 30% afirmam que o conceito de compliance não é uniforme no sistema hierárquico da organização. “O desafio ainda é grande, mas há esforços para avançar, a fim de aperfeiçoar todos os elos do ecossistema da indústria”, conclui.
Saiba mais:
M&T EXPO: mtexpo.com.br
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade