O mercado brasileiro já se prepara para a realização da M&T Expo 2012, maior feira de equipamentos para construção e mineração da América Latina, que abrirá suas portas ao público em 29 de maio. Enquanto os expositores ajustam as estratégias de marketing para o lançamento de novos produtos e suas promoções comerciais, a Sobratema, organizadora do evento, avança na execução do plano de comunicação da feira. O objetivo é somar esforços junto aos expositores para a máxima divulgação do evento, de forma a atrair cerca de 45 mil visitantes ao Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
No início de março, a Sobratema apresentou esse plano a 35 expositores que compareceram a um evento organizado pela associação. Entre outras ações, o projeto de divulgação da feira contempla a distribuição de 500 mil convites, o disparo de newsletter para mais de 140 mil profissionais do setor e a programação de boletins diários na rádio CBN, a partir de março. A estratégia também contempla a inserção de anúncio publicitário em aeroportos e estações do Metrô localizadas próximas ao local do evento.
O mercado brasileiro já se prepara para a realização da M&T Expo 2012, maior feira de equipamentos para construção e mineração da América Latina, que abrirá suas portas ao público em 29 de maio. Enquanto os expositores ajustam as estratégias de marketing para o lançamento de novos produtos e suas promoções comerciais, a Sobratema, organizadora do evento, avança na execução do plano de comunicação da feira. O objetivo é somar esforços junto aos expositores para a máxima divulgação do evento, de forma a atrair cerca de 45 mil visitantes ao Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
No início de março, a Sobratema apresentou esse plano a 35 expositores que compareceram a um evento organizado pela associação. Entre outras ações, o projeto de divulgação da feira contempla a distribuição de 500 mil convites, o disparo de newsletter para mais de 140 mil profissionais do setor e a programação de boletins diários na rádio CBN, a partir de março. A estratégia também contempla a inserção de anúncio publicitário em aeroportos e estações do Metrô localizadas próximas ao local do evento.
Tudo isso sem contar os anúncios já publicados em revistas especializadas do setor, no Brasil e exterior, por conta de acordos de permuta entre a organização da feira e a imprensa em geral. As matérias divulgadas em revistas especializadas e publicações de negócio também têm proporcionado forte divulgação da M&T Expo 2012, que está sendo preparada para superar os recordes da edição anterior da feira, realizada em 2009. Os esforços, nesse caso, não se limitam a obter visibilidade apenas junto aos veículos da chamada “grande imprensa”, mas também em publicações de outros estados brasileiros e até mesmo de demais países da América Latina.
Até o fechamento desta edição da revista M&T, a Sobratema estava concluindo a formatação de um “pool de imprensa” junto a expositores interessados em patrocinar as ações de divulgação conjuntas. Por esse sistema, as empresas integrantes se solidarizam nos custos de cobertura da feira por parte de jornalistas de outros estados brasileiros e até mesmo do exterior. Como contrapartida, elas potencializam a exposição de suas marcas ao participar de reportagens que atingirão leitores especializados de todo o Brasil e até mesmo de outros países da América Latina, América do Norte e Europa.
Ações integradas
Para Camila Lima, da LiuGong, esse tipo de iniciativa contribui com a estratégia de divulgação e marketing dos expositores. “Trata-se de uma maneira de a empresa atingir seus objetivos na área de comunicação de uma forma antecipada, reforçando nossa imagem institucional no mercado”, ela avalia. Na opinião de Sheila Ivers, da Metso, “iniciativas como essa devem ser constantemente adotadas”. “Nossa estratégia de comunicação para a feira engloba diversas ações e algumas delas estão ligadas diretamente ao promotor do evento”, completa Ivers.
O potencial da M&T Expo como feira de negócios, já que em sua última edição ela movimentou nada menos que R$ 1 bilhão em vendas, justifica o esmero na preparação do evento. Na edição de 2012, a mostra vai reunir 480 expositores nacionais e internacionais, representando cerca de 1.000 marcas de equipamentos para construção e mineração, bem como as áreas de peças e componentes, acessórios e serviços para o setor. Ao ocupar uma área de exposição 17% maior em relação à edição anterior, totalizando 61 mil m2 de espaço de exibição, a M&T Expo confirma a atratividade do mercado brasileiro para os fabricantes mundiais de equipamentos.
Além do lançamento de novos modelos de produtos, os expositores esperam atrair os visitantes com demonstrações ao vivo dos equipamentos em operação. No estande da JCB, por exemplo, os profissionais do setor poderão conferir o tradicional “balé das máquinas” promovido pela empresa em apresentações de 10 minutos de duração a cada hora. A Liebherr, Volvo e Putzmeister também figuram entre os fabricantes que pretendem demonstrar seus equipamentos em operação, enquanto a Case Construction planeja reproduzir em seu estande um canteiro de obra de infraestrutura.
Dessa forma, além de ser um espaço privilegiado para a realização de negócios no mercado de equipamentos para construção, tanto no Brasil como nos demais países latino-americanos, o evento também ajuda a promover o intercâmbio entre os profissionais do setor. Nesse contexto, a grade de congressos, seminários e palestras programados pela Sobratema e associações parceiras, que serão realizados simultaneamente à feira, contribui para fomentar o conhecimento e disseminar tendências no setor. A M&T Expo 2012 será realizada entre os dias 29 de maio e 02 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade