Tomando como exemplo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que coordena as ações, planejamentos e investimentos do governo federal na área de energia elétrica, o presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro, propôs a criação de uma estatal responsável pelos grandes projetos do Estado na área de transportes.
“Nosso sistema logístico necessita de uma estrutura de planejamento de médio e longo prazo em nível governamental, pois sua ausência limita os horizontes também do setor privado em suas decisões de investimento em infraestrutura, diretamente ou em parceria com o próprio governo”, justifica Ribeiro.
Ele ressalta que, sem a EPE, que cumpre esse papel no setor de energia, dificilmente o país teria viabilizado grandes projetos como as hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte. “Diante da escala e do nível de complexidade da nossa economia, o planejamento de investimento em infraestrutura, a partir de uma empresa de projetos, é vital e sua ausência representa um entrave para o desenvolvimento do país.”
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade