FECHAR
18 de July de 2017
Voltar

Sustentabilidade #

Suez e Bouygues Construction se unem para criar soluções inovadoras

Grupos assinam acordo mundial para tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes
Fonte: Assessoria de Imprensa

Os grupos Suez e Bouygues Construction acabam de assinar um acordo global para, no prazo inicial de três anos, desenvolverem juntos novas soluções para a gestão de recursos otimizados, construção sustentável e economia circular.

Em um mundo onde os recursos são cada vez escassos, um dos grandes desafios deste século é a gestão sustentável. As aglomerações urbanas terão de se reinventar para reduzir o consumo de energia e de água, estabelecer uma economia circular virtuosa voltada particularmente para a reciclagem de resíduos, gerir melhor os transportes (integrando edifícios e bairros cada vez mais conectados), dar mais espaço à natureza para garantir uma melhor qualidade de vida e obter uma menor pegada de carbono.

Sem falar que, até 2030, o planeta terá 9 bilhões de pessoas, sendo 60% nas zonas urbanas e em 40 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes. Diante desse desafio, a Suez coloca sua experiência (em tratamento de água, reciclagem e recuperação de resíduos) para implementação de projetos urbanos, enquanto a Bouygues Construction, que tem o meio ambiente e a construção sustentável no coração de sua estratégia, entra com sua expertise no desenvolvimento de ecobairros, do projeto ao suporte ao usuário por meio de novos serviços.

O objetivo é ambicioso, mas a parceria global entre as empresas quer ir além. Por exemplo, compartilhando conhecimento no desenvolvimento de soluções inovadoras por meio de novas ofertas conjuntas, dentro da lógica de uma economia circular.

Nesse sentido, o acordo vai incluir a recuperação dos resíduos e materiais reciclados, processamento e gestão da água, desenvolvimento de soluções logísticas em canteiros de obras, aproveitamento de recursos locais ou soluções descentralizadas e desenvolvimento de parcerias público-privadas.

"Este acordo marca uma nova etapa na história dos nossos dois grupos, que já se uniram no âmbito de projetos emblemáticos como o reaproveitamento de materiais das demolições necessárias para o projeto Grand Paris Express", diz  Jean-Louis Chaussade, CEO da Suez. "Hoje, em resposta aos grandes desafios da urbanização e da economia circular, estamos reforçando nossa mobilização para uma indústria da construção virtuosa e o desenvolvimento da cidade-recurso."

Para Philippe Bonnave, CEO da Bouygues Construction, as duas empresas têm uma longa história de colaborações bem-sucedidas na França e no mundo, oferecendo soluções inovadoras para seus clientes. "A emergência ambiental nos encoraja a ir mais longe e mobilizar nossas respectivas experiências para oferecer novas soluções para uma melhor utilização dos recursos", finaliza Bonnave.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral