FECHAR
FECHAR
28 de fevereiro de 2019
Voltar

TECNOLOGIA / Inovações tecnológicas podem alavancar o setor da construção

De fato, em janeiro, 63,5% das empresas pretendiam investir nos seis meses seguintes, enquanto 36,5% não tinham tal intenção. A indústria gaúcha prevê aceleração da demanda em 2019, os índices variam de 0 a 100 pontos.

Dode ainda comenta que, atualmente, o crescimento do setor está muito vinculado ao crescimento da economia.

“Se o país iniciar um processo de crescimento, a construção também crescerá. E, nesse cenário de crescimento, a implementação de tecnologia nas obras acarreta na melhora significativa dos processos e da produtividade no setor, evoluindo os resultados na área produtiva da construção”, destaca.

Benefícios da tecnologia no setor da construção civil

A tecnologia no setor da construção civil vem evoluindo constantemente e, no mercado de negócios atual, as construtoras que desejam se destacar precisam buscar atualizações e inovações para o dia a dia das obras.

Com o avanço da tecnologia, é possível obter aumento de eficiência e produtividade no setor, entre outros resultados.

Os aplicativos e softwares são aliados importantes em todos os ciclos do processo construtivo, desde a elaboração do projeto até a execução e finalização no canteiro de obras.

Adriana Bombassaro, diretora de Produtos da Teclógica, empresa de TI e negócios de Blumenau (SC), que desenvolveu o Mobuss Construção – software para gestão de obras –, explica que, para os gestores e construtoras, uma das principais vantagens do uso de inovações tecnológicas é a obtenção de mais detalhamento e controle de obras, indispensáveis neste segmento altamente competitivo.

“Com soluções para todos os portes de projeto, até os mais complexos, a tecnologia auxilia em pontos importantes como na prevenção de falhas antes mesmo que ocorram e possam influenciar o andamento da obra”, exemplifica.

Segundo Adriana, a tecnologia presente nos canteiros de obras atualmente proporciona a centralização de informações e a melhora na comunicação entre todas as partes envolvidas no projeto.

“Desta forma, é possível evitar erros, aumentar a segurança o controle e preservação dos equipamentos, evitando acidentes e imprevistos no canteiro de obras, além de evitar retrabalhos, já que todos terão acesso às informações do andamento e execução do projeto”, conclui.